Problemas na avaliação da aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mc Donald, Brendan Coleman
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000021p8p
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44699
Resumo: O primeiro problema que o educador encontra em seus esforços para avaliar a aprendizagem do aluno, com os sistemas atualmente em vigor, é o fato de que aprendizagem é algo que acontece no cérebro e, consequentemente. não pode ser observada diretamente. É através do desempenho do aluno que tentamos verificar até que ponto houve aprendizagem. [...] E para complicar mais uma situação já difícil, aprendizagem e desempenho não são sinônimos. Um aluno, por exemplo, que estudou muito e realmente aprendeu uma determinada matéria, na prova, por motivos de nervosismo ou cansaço etc. pode ter um desempenho fraco, levando o professor a crer que a aprendizagem não foi adequada. O contrário também pode acontecer. Um aluno Que não aprendeu a matéria, mas conseguiu colar de um colega, pode mostrar um desempenho perfeito!! Aprendizagem escolar, então, não pode ser avaliada diretamente e, uma avaliação indireta, com tantas variáveis envolvidas, corre o risco de ser imperfeita. Com isso em mente, quando se trata de avaliação escolar hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que vendo as enormes dificuldades ou impossibilidade de efetuar uma avaliação científica e precisa na aprendizagem escolar querem abolir a avaliação escolar completamente. [...]
id UFC-7_b187bb63cea5d6e999eb2f917fc4f965
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44699
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Problemas na avaliação da aprendizagem escolarAvaliação escolarEducaçãoEnsino médioAprendizagem escolarO primeiro problema que o educador encontra em seus esforços para avaliar a aprendizagem do aluno, com os sistemas atualmente em vigor, é o fato de que aprendizagem é algo que acontece no cérebro e, consequentemente. não pode ser observada diretamente. É através do desempenho do aluno que tentamos verificar até que ponto houve aprendizagem. [...] E para complicar mais uma situação já difícil, aprendizagem e desempenho não são sinônimos. Um aluno, por exemplo, que estudou muito e realmente aprendeu uma determinada matéria, na prova, por motivos de nervosismo ou cansaço etc. pode ter um desempenho fraco, levando o professor a crer que a aprendizagem não foi adequada. O contrário também pode acontecer. Um aluno Que não aprendeu a matéria, mas conseguiu colar de um colega, pode mostrar um desempenho perfeito!! Aprendizagem escolar, então, não pode ser avaliada diretamente e, uma avaliação indireta, com tantas variáveis envolvidas, corre o risco de ser imperfeita. Com isso em mente, quando se trata de avaliação escolar hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que vendo as enormes dificuldades ou impossibilidade de efetuar uma avaliação científica e precisa na aprendizagem escolar querem abolir a avaliação escolar completamente. [...]Editora UFC2019-08-13T18:34:01Z2019-08-13T18:34:01Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMC DONALD, Brendan Coleman; Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 24-40.85-7282-131-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44699ark:/83112/0013000021p8pMc Donald, Brendan Colemanporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-13T18:34:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44699Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:57.424130Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
spellingShingle Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
Mc Donald, Brendan Coleman
Avaliação escolar
Educação
Ensino médio
Aprendizagem escolar
title_short Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title_full Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title_fullStr Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title_full_unstemmed Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title_sort Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
author Mc Donald, Brendan Coleman
author_facet Mc Donald, Brendan Coleman
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mc Donald, Brendan Coleman
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Educação
Ensino médio
Aprendizagem escolar
topic Avaliação escolar
Educação
Ensino médio
Aprendizagem escolar
description O primeiro problema que o educador encontra em seus esforços para avaliar a aprendizagem do aluno, com os sistemas atualmente em vigor, é o fato de que aprendizagem é algo que acontece no cérebro e, consequentemente. não pode ser observada diretamente. É através do desempenho do aluno que tentamos verificar até que ponto houve aprendizagem. [...] E para complicar mais uma situação já difícil, aprendizagem e desempenho não são sinônimos. Um aluno, por exemplo, que estudou muito e realmente aprendeu uma determinada matéria, na prova, por motivos de nervosismo ou cansaço etc. pode ter um desempenho fraco, levando o professor a crer que a aprendizagem não foi adequada. O contrário também pode acontecer. Um aluno Que não aprendeu a matéria, mas conseguiu colar de um colega, pode mostrar um desempenho perfeito!! Aprendizagem escolar, então, não pode ser avaliada diretamente e, uma avaliação indireta, com tantas variáveis envolvidas, corre o risco de ser imperfeita. Com isso em mente, quando se trata de avaliação escolar hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que vendo as enormes dificuldades ou impossibilidade de efetuar uma avaliação científica e precisa na aprendizagem escolar querem abolir a avaliação escolar completamente. [...]
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2019-08-13T18:34:01Z
2019-08-13T18:34:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MC DONALD, Brendan Coleman; Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 24-40.
85-7282-131-7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44699
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000021p8p
identifier_str_mv MC DONALD, Brendan Coleman; Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 24-40.
85-7282-131-7
ark:/83112/0013000021p8p
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374053873844224