Democratização da educação superor em dissertações e teses de professores da Universidade do Estado de Mato Grosso
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23137 |
Resumo: | GENTIL, Heloisa Salles; SANTOS, Nadir Gonçalves dos. Democratização da educação superior em dissertações e teses de professores da Universidade do Estado de Mato Grosso. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 62-75, jul./dez. 2016. |
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Democratização da educação superor em dissertações e teses de professores da Universidade do Estado de Mato GrossoDemocratización de la educación superior en las disertaciones y tesis de los maestros de la Universidad del Estado de Mato GrossoDemocratization of higher education in teachers dissertations and theses of the State University of Mato GrossoDemocratizaçãoAcessoPermanênciaUNEMATGENTIL, Heloisa Salles; SANTOS, Nadir Gonçalves dos. Democratização da educação superior em dissertações e teses de professores da Universidade do Estado de Mato Grosso. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 62-75, jul./dez. 2016.We have the purpose of identify democratization access and permanence conceptions in higher education that have been manifested, published and presented in graduate programs researchs. So we have analyzed theses and dissertations produced by teachers of the State University of Mato Grosso (UNEMAT), wich were available at the central library, considering that they may indicate problems and/or concepts that are on the university agenda. This work is based on scholars in the area as Osvaldo Dias Sobrinho, Maria das Graças Martins da Silva, Tereza Christina Aguiar Veloso, among others. We detected the presence of democratization actions of access in higher education, which does not include the permanence, and there are few specific discussions. There are evidences that is necessary to consider the relationship between democratization of access and the democratization of knowledge, in the perspective of knowledge and popular knowledge disseminated, studied, recognised or not at the higher education.Com o propósito de identificar concepções de democratização, acesso e permanência na educação superior manifestas nas pesquisas publicadas e apresentadas em programas de pós-graduação, foram analisadas teses e dissertações produzidas por docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e disponibilizadas na biblioteca central, tendo em vista que podem indicar problemáticas e/ou concepções que estejam em pauta na universidade em foco. Este trabalho se fundamenta em estudiosos como Osvaldo Dias Sobrinho, Maria das Graças Martins da Silva, Tereza Christina Aguiar Veloso, entre outros. Detectou-se a presença de ações dessa instituição em favor da democratização do acesso à educação superior, predominando, porém, uma concepção de acesso que não inclui a permanência do aluno. Sobre esse assunto, saliente-se, há poucas discussões específicas. Há indícios da necessidade de se levar em conta a relação entre democratização do acesso e democratização do conhecimento na perspectiva de repensar conhecimentos e saberes veiculados, estudados, reconhecidos ou não neste nível de ensino.Con el propósito de identificar los conceptos de democratización, acceso y permanencia en la educación superior manifiestos en las investigaciones académicas publicadas y presentadas en programas de postgrado, fueron analizadas tesis y disertaciones producidas por maestros de la Universidad del Estado de Mato Grosso (UNEMAT), disponibles en la biblioteca central, considerando que pueden indicar problemas o conceptos que están en la agenda de la Universidad en estudio. Este trabajo se basa en autores como Osvaldo Dias Sobrinho, Maria das Graças Martins da Silva, Tereza Christina Aguiar Veloso, entre otros. A lo largo de esta investigación se logró detectar la presencia de acciones de la IES hacia la democratización del acceso a la educación superior, predominando una concepción de acceso que no incluye la permanencia, tema sobre el cual hay pocas discusiones específicas. Hay evidencias de la necesidad de que se establezca la relación entre democratización del acceso y la democratización del conocimiento, en la perspectiva de repensar los conocimientos y los saberes vehiculados, estudiados, reconocidos o no en este nivel educativo.Revista Educação em Debate2017-06-08T15:15:03Z2017-06-08T15:15:03Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGentil, H. S.; Santos, N. G. (2016)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23137Gentil, Heloisa SallesSantos, Nadir Gonçalves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:17:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23137Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:41.905738Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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