A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Loriége Pessoa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439
Resumo: Neste artigo, recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento, tem-se o objetivo de identificar as ações de ensino de graduação de modalidade diferenciada, desenvolvidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) ao longo de sua trajetória histórica de fortalecimento enquanto uma das Instituições de Educação Superior (IES) pública de Mato Grosso, o que permitiu a inclusão dos povos marginalizados e verificar as peculiaridades que aproxima essas instituições do Pensamento Decolonial. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, funda-se na literatura dos principais aportes teóricos sobre a Educação Superior, Pedagogia Universitária e a Pedagogia Decolonial.
id UNEMAT-1_84f1186543bf31044e8b04c0d9c84dae
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6439
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato GrossoEnsino de GraduaçãoModalidades DiferenciadasPedagogia UniversitáriaPedagogia DecolonialUNEMATNeste artigo, recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento, tem-se o objetivo de identificar as ações de ensino de graduação de modalidade diferenciada, desenvolvidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) ao longo de sua trajetória histórica de fortalecimento enquanto uma das Instituições de Educação Superior (IES) pública de Mato Grosso, o que permitiu a inclusão dos povos marginalizados e verificar as peculiaridades que aproxima essas instituições do Pensamento Decolonial. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, funda-se na literatura dos principais aportes teóricos sobre a Educação Superior, Pedagogia Universitária e a Pedagogia Decolonial.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/643910.30681/reps.v13i3.6439Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 778-8022236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439/7337Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Loriége Pessoa2023-08-09T17:25:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6439Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:25:43Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso
title A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso
spellingShingle A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso
Bitencourt, Loriége Pessoa
Ensino de Graduação
Modalidades Diferenciadas
Pedagogia Universitária
Pedagogia Decolonial
UNEMAT
title_short A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso
title_full A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso
title_fullStr A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso
title_full_unstemmed A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso
title_sort A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso
author Bitencourt, Loriége Pessoa
author_facet Bitencourt, Loriége Pessoa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Loriége Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Graduação
Modalidades Diferenciadas
Pedagogia Universitária
Pedagogia Decolonial
UNEMAT
topic Ensino de Graduação
Modalidades Diferenciadas
Pedagogia Universitária
Pedagogia Decolonial
UNEMAT
description Neste artigo, recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento, tem-se o objetivo de identificar as ações de ensino de graduação de modalidade diferenciada, desenvolvidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) ao longo de sua trajetória histórica de fortalecimento enquanto uma das Instituições de Educação Superior (IES) pública de Mato Grosso, o que permitiu a inclusão dos povos marginalizados e verificar as peculiaridades que aproxima essas instituições do Pensamento Decolonial. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, funda-se na literatura dos principais aportes teóricos sobre a Educação Superior, Pedagogia Universitária e a Pedagogia Decolonial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439
10.30681/reps.v13i3.6439
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i3.6439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439/7337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 778-802
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922244931584