O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Antonia Gorete Zeferino de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13058
Resumo: Acompanha Guia para montagem de um laboratório de Ciências: uma abordagem no ensino fundamental (Produto educacional)
id UFC-7_cdb6d592ac29b810b4b6bf75024db77d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/13058
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamentalThe Laboratory as a tool in the biological sciences teaching-learning process elementary schoolEnsino-aprendizado práticoEnsino fundamentalEscolas públicasEscolas particularesBiologiaAcompanha Guia para montagem de um laboratório de Ciências: uma abordagem no ensino fundamental (Produto educacional)Most elementary schools also use as an educational resource for science classes only theoretical. To Krasilchik (1986, p. 5), the role of science teaching in elementary school is to "develop the ability to observe, ask questions, explore, solve problems, cooperate, communicate ideas. In this paper we present a survey and analysis of the situation regarding the practical learning of science content in elementary school, 6th to 9th grade in six schools in Fortaleza, three public and three private sector. It is an exploratory qualitative research through interviews with students and teachers of primary education in private and public state and observation, on the spot. Followed the following steps: survey of legislation regarding the application of practical teaching and learning in elementary school, carrying out visits to schools, or not having an experimental laboratory, obtaining and evaluating data obtained from questionnaires of the conditions of physical structures and methodologies in teaching practical in these schools, to know the degree of involvement and appreciation of the practical teaching, and explanation of design and implementation of suggestions for practical teaching. Unfortunately the law does not govern anything about orientation and / or enforceability of the practical teaching and learning at this stage of education, even though the age group most appropriate to stimulate curiosity científica.The results showed different realities for the public and private schools, both in funcional.Assim as structural part, it is concluded that the experiment provides students with the stimulus to the pursuit of scientific knowledge, it is very important that schools, teachers and students engage with the idea for this project and show the community that science is much more than a theoretical one can understand where the description of observed phenomena.A maioria das escolas de ensino fundamental ainda utiliza como recurso pedagógico para as aulas de ciências apenas aulas teóricas. Para Krasilchik (1986, p. 5), o papel do ensino de Ciências na escola fundamental é “desenvolver a capacidade de observar, fazer perguntas, explorar, resolver problemas, cooperar, comunicar ideias. Neste trabalho foi realizado o levantamento e uma análise da situação do aprendizado prático referente ao conteúdo das Ciências no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, em seis escolas de Fortaleza, sendo três públicas e três do setor privado. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa, mediante entrevistas com discentes e docentes do Ensino Fundamental da rede particular e pública estadual e observação, in loco. Seguiu as seguintes etapas: levantamento da legislação referente a aplicação do ensino-aprendizado prático no Ensino Fundamental; realização de visitas em escolas, possuindo ou não laboratório experimental; obtenção e avaliação dos dados obtidos por questionários das condições das estruturas físicas e metodologias aplicadas no ensino prático nestas escolas; para conhecer o grau de envolvimento e valorização do ensino prático; e elaboração e explanação de sugestões para aplicação do ensino prático. Infelizmente a legislação não rege nada sobre orientação e/ou obrigatoriedade do ensino-aprendizado prático nesta etapa do ensino , mesmo sendo a faixa etária mais apropriada para estimular a curiosidade científica.Os resultados obtidos demonstraram realidades distintas para as escolas privadas e publicas, tanto na parte estrutural como funcional.Assim, conclui-se que a experimentação propicia aos alunos o estímulo à busca do conhecimento científico, é muito importante que as escolas, professores e alunos se envolva com a ideia deste projeto e mostre para toda a comunidade que a ciência é muito mais do que um ensino teórico onde pode-se entender a descrição dos fenômenos observados.Nojosa, Diva Maria BorgesGouveia, Sandro ThomazMenezes, Antonia Gorete Zeferino de2015-08-03T16:18:22Z2015-08-03T16:18:22Z2015-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMENEZES, Antonia Gorete Zeferino de. O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental. 2015. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13058porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-25T18:15:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13058Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-11-25T18:15:14Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental
The Laboratory as a tool in the biological sciences teaching-learning process elementary school
title O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental
spellingShingle O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental
Menezes, Antonia Gorete Zeferino de
Ensino-aprendizado prático
Ensino fundamental
Escolas públicas
Escolas particulares
Biologia
title_short O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental
title_full O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental
title_fullStr O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental
title_full_unstemmed O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental
title_sort O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental
author Menezes, Antonia Gorete Zeferino de
author_facet Menezes, Antonia Gorete Zeferino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nojosa, Diva Maria Borges
Gouveia, Sandro Thomaz
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Antonia Gorete Zeferino de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizado prático
Ensino fundamental
Escolas públicas
Escolas particulares
Biologia
topic Ensino-aprendizado prático
Ensino fundamental
Escolas públicas
Escolas particulares
Biologia
description Acompanha Guia para montagem de um laboratório de Ciências: uma abordagem no ensino fundamental (Produto educacional)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-03T16:18:22Z
2015-08-03T16:18:22Z
2015-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Antonia Gorete Zeferino de. O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental. 2015. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13058
identifier_str_mv MENEZES, Antonia Gorete Zeferino de. O Laboratório como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciências biológicas no ensino fundamental. 2015. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935786936631296