O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonia Gorete Zeferino de Menezes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14795
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14796
Resumo: A maioria das escolas de ensino fundamental ainda utiliza como recurso pedagÃgico para as aulas de ciÃncias apenas aulas teÃricas. Para Krasilchik (1986, p. 5), o papel do ensino de CiÃncias na escola fundamental à âdesenvolver a capacidade de observar, fazer perguntas, explorar, resolver problemas, cooperar, comunicar idÃias. Neste trabalho foi realizado o levantamento e uma anÃlise da situaÃÃo do aprendizado prÃtico referente ao conteÃdo das CiÃncias no Ensino Fundamental, do 6 ao 9 ano, em seis escolas de Fortaleza, sendo trÃs pÃblicas e trÃs do setor privado. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria qualitativa, mediante entrevistas com discentes e docentes do Ensino Fundamental da rede particular e pÃblica estadual e observaÃÃo, in loco. Seguiu as seguintes etapas: levantamento da legislaÃÃo referente a aplicaÃÃo do ensino-aprendizado prÃtico no Ensino Fundamental; realizaÃÃo de visitas em escolas, possuindo ou nÃo laboratÃrio experimental; obtenÃÃo e avaliaÃÃo dos dados obtidos por questionÃrios das condiÃÃes das estruturas fÃsicas e metodologias aplicadas no ensino prÃtico nestas escolas; para conhecer o grau de envolvimento e valorizaÃÃo do ensino prÃtico; e elaboraÃÃo e explanaÃÃo de sugestÃes para aplicaÃÃo do ensino prÃtico. Infelizmente a legislaÃÃo nÃo rege nada sobre orientaÃÃo e/ou obrigatoriedade do ensino-aprendizado prÃtico nesta etapa do ensino , mesmo sendo a faixa etÃria mais apropriada para estimular a curiosidade cientÃfica.Os resultados obtidos demonstraram realidades distintas para as escolas privadas e publicas, tanto na parte estrutural como funcional.Assim, conclui-se que a experimentaÃÃo propicia aos alunos o estÃmulo à busca do conhecimento cientifico, à muito importante que as escolas, professores e alunos se envolva com a idÃia deste projeto e mostre para toda a comunidade que a ciÃncia à muito mais do que um ensino teÃrico onde pode-se entender a descriÃÃo dos fenÃmenos observados.
id UFC_626c411dc3a5c514f5e5824ea961b04f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9854
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental The Laboratory as a tool in the biological sciences teaching-learning process elementary school2011-02-02Diva Maria Borges Nojosa23563800359http://lattes.cnpq.br/5897985578504675 Sandro Thomaz Gouveia21632405253http://lattes.cnpq.br/6837933492683438JÃlio Wilson Ribeiro08133107334Maria Izabel GallÃo49633070997http://lattes.cnpq.br/338602131269785436786284353http://lattes.cnpq.br/2992106783945371Antonia Gorete Zeferino de MenezesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRensino aprendizado prÃtico ensino fundamental escolas pÃblicasescolas privadas pesquisa exploratÃriapractical teaching primary education public schools private schools exploratory researchBIOLOGIA GERALA maioria das escolas de ensino fundamental ainda utiliza como recurso pedagÃgico para as aulas de ciÃncias apenas aulas teÃricas. Para Krasilchik (1986, p. 5), o papel do ensino de CiÃncias na escola fundamental à âdesenvolver a capacidade de observar, fazer perguntas, explorar, resolver problemas, cooperar, comunicar idÃias. Neste trabalho foi realizado o levantamento e uma anÃlise da situaÃÃo do aprendizado prÃtico referente ao conteÃdo das CiÃncias no Ensino Fundamental, do 6 ao 9 ano, em seis escolas de Fortaleza, sendo trÃs pÃblicas e trÃs do setor privado. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria qualitativa, mediante entrevistas com discentes e docentes do Ensino Fundamental da rede particular e pÃblica estadual e observaÃÃo, in loco. Seguiu as seguintes etapas: levantamento da legislaÃÃo referente a aplicaÃÃo do ensino-aprendizado prÃtico no Ensino Fundamental; realizaÃÃo de visitas em escolas, possuindo ou nÃo laboratÃrio experimental; obtenÃÃo e avaliaÃÃo dos dados obtidos por questionÃrios das condiÃÃes das estruturas fÃsicas e metodologias aplicadas no ensino prÃtico nestas escolas; para conhecer o grau de envolvimento e valorizaÃÃo do ensino prÃtico; e elaboraÃÃo e explanaÃÃo de sugestÃes para aplicaÃÃo do ensino prÃtico. Infelizmente a legislaÃÃo nÃo rege nada sobre orientaÃÃo e/ou obrigatoriedade do ensino-aprendizado prÃtico nesta etapa do ensino , mesmo sendo a faixa etÃria mais apropriada para estimular a curiosidade cientÃfica.Os resultados obtidos demonstraram realidades distintas para as escolas privadas e publicas, tanto na parte estrutural como funcional.Assim, conclui-se que a experimentaÃÃo propicia aos alunos o estÃmulo à busca do conhecimento cientifico, à muito importante que as escolas, professores e alunos se envolva com a idÃia deste projeto e mostre para toda a comunidade que a ciÃncia à muito mais do que um ensino teÃrico onde pode-se entender a descriÃÃo dos fenÃmenos observados. Most elementary schools also use as an educational resource for science classes only theoretical. To Krasilchik (1986, p. 5), the role of science teaching in elementary school is to "develop the ability to observe, ask questions, explore, solve problems, cooperate, communicate ideas. In this paper we present a survey and analysis of the situation regarding the practical learning of science content in elementary school, 6th to 9th grade in six schools in Fortaleza, three public and three private sector. It is an exploratory qualitative research through interviews with students and teachers of primary education in private and public state and observation, on the spot. Followed the following steps: survey of legislation regarding the application of practical teaching and learning in elementary school, carrying out visits to schools, or not having an experimental laboratory, obtaining and evaluating data obtained from questionnaires of the conditions of physical structures and methodologies in teaching practical in these schools, to know the degree of involvement and appreciation of the practical teaching, and explanation of design and implementation of suggestions for practical teaching. Unfortunately the law does not govern anything about orientation and / or enforceability of the practical teaching and learning at this stage of education, even though the age group most appropriate to stimulate curiosity cientÃfica.The results showed different realities for the public and private schools, both in funcional.Assim as structural part, it is concluded that the experiment provides students with the stimulus to the pursuit of scientific knowledge, it is very important that schools, teachers and students engage with the idea for this project and show the community that science is much more than a theoretical one can understand where the description of observed phenomena.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14795http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14796application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:01Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Laboratory as a tool in the biological sciences teaching-learning process elementary school
title O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental
spellingShingle O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental
Antonia Gorete Zeferino de Menezes
ensino aprendizado prÃtico
ensino fundamental
escolas pÃblicas
escolas privadas
pesquisa exploratÃria
practical teaching
primary education
public schools
private schools
exploratory research
BIOLOGIA GERAL
title_short O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental
title_full O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental
title_fullStr O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental
title_full_unstemmed O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental
title_sort O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental
author Antonia Gorete Zeferino de Menezes
author_facet Antonia Gorete Zeferino de Menezes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diva Maria Borges Nojosa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 23563800359
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5897985578504675
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sandro Thomaz Gouveia
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 21632405253
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6837933492683438
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JÃlio Wilson Ribeiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 08133107334
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Izabel GallÃo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 49633070997
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3386021312697854
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36786284353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2992106783945371
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonia Gorete Zeferino de Menezes
contributor_str_mv Diva Maria Borges Nojosa
Sandro Thomaz Gouveia
JÃlio Wilson Ribeiro
Maria Izabel GallÃo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino aprendizado prÃtico
ensino fundamental
escolas pÃblicas
escolas privadas
pesquisa exploratÃria
topic ensino aprendizado prÃtico
ensino fundamental
escolas pÃblicas
escolas privadas
pesquisa exploratÃria
practical teaching
primary education
public schools
private schools
exploratory research
BIOLOGIA GERAL
dc.subject.eng.fl_str_mv practical teaching
primary education
public schools
private schools
exploratory research
dc.subject.cnpq.fl_str_mv BIOLOGIA GERAL
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A maioria das escolas de ensino fundamental ainda utiliza como recurso pedagÃgico para as aulas de ciÃncias apenas aulas teÃricas. Para Krasilchik (1986, p. 5), o papel do ensino de CiÃncias na escola fundamental à âdesenvolver a capacidade de observar, fazer perguntas, explorar, resolver problemas, cooperar, comunicar idÃias. Neste trabalho foi realizado o levantamento e uma anÃlise da situaÃÃo do aprendizado prÃtico referente ao conteÃdo das CiÃncias no Ensino Fundamental, do 6 ao 9 ano, em seis escolas de Fortaleza, sendo trÃs pÃblicas e trÃs do setor privado. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria qualitativa, mediante entrevistas com discentes e docentes do Ensino Fundamental da rede particular e pÃblica estadual e observaÃÃo, in loco. Seguiu as seguintes etapas: levantamento da legislaÃÃo referente a aplicaÃÃo do ensino-aprendizado prÃtico no Ensino Fundamental; realizaÃÃo de visitas em escolas, possuindo ou nÃo laboratÃrio experimental; obtenÃÃo e avaliaÃÃo dos dados obtidos por questionÃrios das condiÃÃes das estruturas fÃsicas e metodologias aplicadas no ensino prÃtico nestas escolas; para conhecer o grau de envolvimento e valorizaÃÃo do ensino prÃtico; e elaboraÃÃo e explanaÃÃo de sugestÃes para aplicaÃÃo do ensino prÃtico. Infelizmente a legislaÃÃo nÃo rege nada sobre orientaÃÃo e/ou obrigatoriedade do ensino-aprendizado prÃtico nesta etapa do ensino , mesmo sendo a faixa etÃria mais apropriada para estimular a curiosidade cientÃfica.Os resultados obtidos demonstraram realidades distintas para as escolas privadas e publicas, tanto na parte estrutural como funcional.Assim, conclui-se que a experimentaÃÃo propicia aos alunos o estÃmulo à busca do conhecimento cientifico, à muito importante que as escolas, professores e alunos se envolva com a idÃia deste projeto e mostre para toda a comunidade que a ciÃncia à muito mais do que um ensino teÃrico onde pode-se entender a descriÃÃo dos fenÃmenos observados.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Most elementary schools also use as an educational resource for science classes only theoretical. To Krasilchik (1986, p. 5), the role of science teaching in elementary school is to "develop the ability to observe, ask questions, explore, solve problems, cooperate, communicate ideas. In this paper we present a survey and analysis of the situation regarding the practical learning of science content in elementary school, 6th to 9th grade in six schools in Fortaleza, three public and three private sector. It is an exploratory qualitative research through interviews with students and teachers of primary education in private and public state and observation, on the spot. Followed the following steps: survey of legislation regarding the application of practical teaching and learning in elementary school, carrying out visits to schools, or not having an experimental laboratory, obtaining and evaluating data obtained from questionnaires of the conditions of physical structures and methodologies in teaching practical in these schools, to know the degree of involvement and appreciation of the practical teaching, and explanation of design and implementation of suggestions for practical teaching. Unfortunately the law does not govern anything about orientation and / or enforceability of the practical teaching and learning at this stage of education, even though the age group most appropriate to stimulate curiosity cientÃfica.The results showed different realities for the public and private schools, both in funcional.Assim as structural part, it is concluded that the experiment provides students with the stimulus to the pursuit of scientific knowledge, it is very important that schools, teachers and students engage with the idea for this project and show the community that science is much more than a theoretical one can understand where the description of observed phenomena.
description A maioria das escolas de ensino fundamental ainda utiliza como recurso pedagÃgico para as aulas de ciÃncias apenas aulas teÃricas. Para Krasilchik (1986, p. 5), o papel do ensino de CiÃncias na escola fundamental à âdesenvolver a capacidade de observar, fazer perguntas, explorar, resolver problemas, cooperar, comunicar idÃias. Neste trabalho foi realizado o levantamento e uma anÃlise da situaÃÃo do aprendizado prÃtico referente ao conteÃdo das CiÃncias no Ensino Fundamental, do 6 ao 9 ano, em seis escolas de Fortaleza, sendo trÃs pÃblicas e trÃs do setor privado. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria qualitativa, mediante entrevistas com discentes e docentes do Ensino Fundamental da rede particular e pÃblica estadual e observaÃÃo, in loco. Seguiu as seguintes etapas: levantamento da legislaÃÃo referente a aplicaÃÃo do ensino-aprendizado prÃtico no Ensino Fundamental; realizaÃÃo de visitas em escolas, possuindo ou nÃo laboratÃrio experimental; obtenÃÃo e avaliaÃÃo dos dados obtidos por questionÃrios das condiÃÃes das estruturas fÃsicas e metodologias aplicadas no ensino prÃtico nestas escolas; para conhecer o grau de envolvimento e valorizaÃÃo do ensino prÃtico; e elaboraÃÃo e explanaÃÃo de sugestÃes para aplicaÃÃo do ensino prÃtico. Infelizmente a legislaÃÃo nÃo rege nada sobre orientaÃÃo e/ou obrigatoriedade do ensino-aprendizado prÃtico nesta etapa do ensino , mesmo sendo a faixa etÃria mais apropriada para estimular a curiosidade cientÃfica.Os resultados obtidos demonstraram realidades distintas para as escolas privadas e publicas, tanto na parte estrutural como funcional.Assim, conclui-se que a experimentaÃÃo propicia aos alunos o estÃmulo à busca do conhecimento cientifico, à muito importante que as escolas, professores e alunos se envolva com a idÃia deste projeto e mostre para toda a comunidade que a ciÃncia à muito mais do que um ensino teÃrico onde pode-se entender a descriÃÃo dos fenÃmenos observados.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14795
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14796
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14795
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206630490112