O LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14795 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14796 |
Resumo: | A maioria das escolas de ensino fundamental ainda utiliza como recurso pedagÃgico para as aulas de ciÃncias apenas aulas teÃricas. Para Krasilchik (1986, p. 5), o papel do ensino de CiÃncias na escola fundamental à âdesenvolver a capacidade de observar, fazer perguntas, explorar, resolver problemas, cooperar, comunicar idÃias. Neste trabalho foi realizado o levantamento e uma anÃlise da situaÃÃo do aprendizado prÃtico referente ao conteÃdo das CiÃncias no Ensino Fundamental, do 6 ao 9 ano, em seis escolas de Fortaleza, sendo trÃs pÃblicas e trÃs do setor privado. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria qualitativa, mediante entrevistas com discentes e docentes do Ensino Fundamental da rede particular e pÃblica estadual e observaÃÃo, in loco. Seguiu as seguintes etapas: levantamento da legislaÃÃo referente a aplicaÃÃo do ensino-aprendizado prÃtico no Ensino Fundamental; realizaÃÃo de visitas em escolas, possuindo ou nÃo laboratÃrio experimental; obtenÃÃo e avaliaÃÃo dos dados obtidos por questionÃrios das condiÃÃes das estruturas fÃsicas e metodologias aplicadas no ensino prÃtico nestas escolas; para conhecer o grau de envolvimento e valorizaÃÃo do ensino prÃtico; e elaboraÃÃo e explanaÃÃo de sugestÃes para aplicaÃÃo do ensino prÃtico. Infelizmente a legislaÃÃo nÃo rege nada sobre orientaÃÃo e/ou obrigatoriedade do ensino-aprendizado prÃtico nesta etapa do ensino , mesmo sendo a faixa etÃria mais apropriada para estimular a curiosidade cientÃfica.Os resultados obtidos demonstraram realidades distintas para as escolas privadas e publicas, tanto na parte estrutural como funcional.Assim, conclui-se que a experimentaÃÃo propicia aos alunos o estÃmulo à busca do conhecimento cientifico, à muito importante que as escolas, professores e alunos se envolva com a idÃia deste projeto e mostre para toda a comunidade que a ciÃncia à muito mais do que um ensino teÃrico onde pode-se entender a descriÃÃo dos fenÃmenos observados. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO LaboratÃrio como ferramenta no processo de ensino-aprendizado das ciÃncias biolÃgicas no ensino fundamental The Laboratory as a tool in the biological sciences teaching-learning process elementary school2011-02-02Diva Maria Borges Nojosa23563800359http://lattes.cnpq.br/5897985578504675 Sandro Thomaz Gouveia21632405253http://lattes.cnpq.br/6837933492683438JÃlio Wilson Ribeiro08133107334Maria Izabel GallÃo49633070997http://lattes.cnpq.br/338602131269785436786284353http://lattes.cnpq.br/2992106783945371Antonia Gorete Zeferino de MenezesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRensino aprendizado prÃtico ensino fundamental escolas pÃblicasescolas privadas pesquisa exploratÃriapractical teaching primary education public schools private schools exploratory researchBIOLOGIA GERALA maioria das escolas de ensino fundamental ainda utiliza como recurso pedagÃgico para as aulas de ciÃncias apenas aulas teÃricas. Para Krasilchik (1986, p. 5), o papel do ensino de CiÃncias na escola fundamental à âdesenvolver a capacidade de observar, fazer perguntas, explorar, resolver problemas, cooperar, comunicar idÃias. Neste trabalho foi realizado o levantamento e uma anÃlise da situaÃÃo do aprendizado prÃtico referente ao conteÃdo das CiÃncias no Ensino Fundamental, do 6 ao 9 ano, em seis escolas de Fortaleza, sendo trÃs pÃblicas e trÃs do setor privado. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria qualitativa, mediante entrevistas com discentes e docentes do Ensino Fundamental da rede particular e pÃblica estadual e observaÃÃo, in loco. Seguiu as seguintes etapas: levantamento da legislaÃÃo referente a aplicaÃÃo do ensino-aprendizado prÃtico no Ensino Fundamental; realizaÃÃo de visitas em escolas, possuindo ou nÃo laboratÃrio experimental; obtenÃÃo e avaliaÃÃo dos dados obtidos por questionÃrios das condiÃÃes das estruturas fÃsicas e metodologias aplicadas no ensino prÃtico nestas escolas; para conhecer o grau de envolvimento e valorizaÃÃo do ensino prÃtico; e elaboraÃÃo e explanaÃÃo de sugestÃes para aplicaÃÃo do ensino prÃtico. Infelizmente a legislaÃÃo nÃo rege nada sobre orientaÃÃo e/ou obrigatoriedade do ensino-aprendizado prÃtico nesta etapa do ensino , mesmo sendo a faixa etÃria mais apropriada para estimular a curiosidade cientÃfica.Os resultados obtidos demonstraram realidades distintas para as escolas privadas e publicas, tanto na parte estrutural como funcional.Assim, conclui-se que a experimentaÃÃo propicia aos alunos o estÃmulo à busca do conhecimento cientifico, à muito importante que as escolas, professores e alunos se envolva com a idÃia deste projeto e mostre para toda a comunidade que a ciÃncia à muito mais do que um ensino teÃrico onde pode-se entender a descriÃÃo dos fenÃmenos observados. Most elementary schools also use as an educational resource for science classes only theoretical. To Krasilchik (1986, p. 5), the role of science teaching in elementary school is to "develop the ability to observe, ask questions, explore, solve problems, cooperate, communicate ideas. In this paper we present a survey and analysis of the situation regarding the practical learning of science content in elementary school, 6th to 9th grade in six schools in Fortaleza, three public and three private sector. It is an exploratory qualitative research through interviews with students and teachers of primary education in private and public state and observation, on the spot. Followed the following steps: survey of legislation regarding the application of practical teaching and learning in elementary school, carrying out visits to schools, or not having an experimental laboratory, obtaining and evaluating data obtained from questionnaires of the conditions of physical structures and methodologies in teaching practical in these schools, to know the degree of involvement and appreciation of the practical teaching, and explanation of design and implementation of suggestions for practical teaching. Unfortunately the law does not govern anything about orientation and / or enforceability of the practical teaching and learning at this stage of education, even though the age group most appropriate to stimulate curiosity cientÃfica.The results showed different realities for the public and private schools, both in funcional.Assim as structural part, it is concluded that the experiment provides students with the stimulus to the pursuit of scientific knowledge, it is very important that schools, teachers and students engage with the idea for this project and show the community that science is much more than a theoretical one can understand where the description of observed phenomena.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14795http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14796application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:01Zmail@mail.com - |
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