Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar como a prática sobre SND, proposta no caderno três do PNAIC e como este contribuiu de forma significativa para a formação continuada de professores, sabendo, portanto que o Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) propõe viabilizar a formação de professores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque na alfabetização matemática do 1º ao 3º anos. A metodologia consistiu em observações e análises da oficina sobre Sistema de Numeração Decimal (SND) realizada na turma I do Pólo de Juazeiro do Norte-Ceará, pela equipe de duas professoras formadoras do PNAIC, como também a análise do parecer do rendimento da oficina na visão dos professores, através de questionário respondido pelos mesmos. Consideramos com esse estudo que a formação continuada em matemática especificamente em SND, foi significativa para a atuação profissional dos educadores, haja vista, que as práticas pedagógicas atuais proporcionaram um novo olhar sobre o ensino da matemática, especialmente por ter sido trabalhado através de situações lúdicas que utilizam materiais concretos para melhor aplicação desses conhecimentos na prática em sala de aula, a fim de contribuir para o aprendizado dos alunos. |
id |
UFC-7_ceb6dfdd4f3c2ada44f1f0f8ad4bd932 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47384 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND)Professores-formaçãoSistema de Numeração DecimalEnsinoO presente estudo teve como objetivo analisar como a prática sobre SND, proposta no caderno três do PNAIC e como este contribuiu de forma significativa para a formação continuada de professores, sabendo, portanto que o Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) propõe viabilizar a formação de professores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque na alfabetização matemática do 1º ao 3º anos. A metodologia consistiu em observações e análises da oficina sobre Sistema de Numeração Decimal (SND) realizada na turma I do Pólo de Juazeiro do Norte-Ceará, pela equipe de duas professoras formadoras do PNAIC, como também a análise do parecer do rendimento da oficina na visão dos professores, através de questionário respondido pelos mesmos. Consideramos com esse estudo que a formação continuada em matemática especificamente em SND, foi significativa para a atuação profissional dos educadores, haja vista, que as práticas pedagógicas atuais proporcionaram um novo olhar sobre o ensino da matemática, especialmente por ter sido trabalhado através de situações lúdicas que utilizam materiais concretos para melhor aplicação desses conhecimentos na prática em sala de aula, a fim de contribuir para o aprendizado dos alunos.2019-11-04T14:07:31Z2019-11-04T14:07:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMATOS, Fernanda Cíntia Costa; AGUIAR, Maria Aurenisa Pereira de Sousa. Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND). In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 12-18 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino.2359 1795http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384Matos, Fernanda Cíntia CostaAguiar, Maria Aurenisa Pereira de Sousaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47384Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:08.992692Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND) |
title |
Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND) |
spellingShingle |
Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND) Matos, Fernanda Cíntia Costa Professores-formação Sistema de Numeração Decimal Ensino |
title_short |
Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND) |
title_full |
Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND) |
title_fullStr |
Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND) |
title_full_unstemmed |
Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND) |
title_sort |
Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND) |
author |
Matos, Fernanda Cíntia Costa |
author_facet |
Matos, Fernanda Cíntia Costa Aguiar, Maria Aurenisa Pereira de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Maria Aurenisa Pereira de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Fernanda Cíntia Costa Aguiar, Maria Aurenisa Pereira de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores-formação Sistema de Numeração Decimal Ensino |
topic |
Professores-formação Sistema de Numeração Decimal Ensino |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar como a prática sobre SND, proposta no caderno três do PNAIC e como este contribuiu de forma significativa para a formação continuada de professores, sabendo, portanto que o Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) propõe viabilizar a formação de professores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque na alfabetização matemática do 1º ao 3º anos. A metodologia consistiu em observações e análises da oficina sobre Sistema de Numeração Decimal (SND) realizada na turma I do Pólo de Juazeiro do Norte-Ceará, pela equipe de duas professoras formadoras do PNAIC, como também a análise do parecer do rendimento da oficina na visão dos professores, através de questionário respondido pelos mesmos. Consideramos com esse estudo que a formação continuada em matemática especificamente em SND, foi significativa para a atuação profissional dos educadores, haja vista, que as práticas pedagógicas atuais proporcionaram um novo olhar sobre o ensino da matemática, especialmente por ter sido trabalhado através de situações lúdicas que utilizam materiais concretos para melhor aplicação desses conhecimentos na prática em sala de aula, a fim de contribuir para o aprendizado dos alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-11-04T14:07:31Z 2019-11-04T14:07:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, Fernanda Cíntia Costa; AGUIAR, Maria Aurenisa Pereira de Sousa. Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND). In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 12-18 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino. 2359 1795 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384 |
identifier_str_mv |
MATOS, Fernanda Cíntia Costa; AGUIAR, Maria Aurenisa Pereira de Sousa. Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND). In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 12-18 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino. 2359 1795 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029041315250176 |