Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160496 |
Resumo: | Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/8/7 |
id |
UFSC_c86eab2ccedb80f89c1c935c09bc60d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160496 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980)Zoltan Paul DienesSistema de numeração decimalValor posicionalPráticas pedagógicasDisponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/8/7Desde o final da década de 1950, o ensino do Sistema de Numeração Decimal (SND) nas séries iniciais de escolarização foi alvo de experiências pedagógicas do matemático pesquisador húngaro Zoltan Paul Dienes, defendendo que a compreensão do valor posicional, princípio fundamental desse sistema, ocorre a partir de contagens, agrupamentos e reagrupamentos em diferentes bases. No Brasil, essa proposição pedagógica foi apropriada, principalmente, pelos Grupos que disseminaram as ideias do Movimento da Matemática Moderna no país, por meio de cursos para professores e coleções didáticas produzidas por esses grupos, nas décadas de 1960 e 1970. Investigações na perspectiva da história cultural, tomando como apoio teórico Roger Chartier (1995) e os estudos sobre a história das disciplinas escolares de André Chervel (1990), utilizando como fontes de pesquisa cadernos de alunos e manuais didáticos fornecem indícios de que, no Paraná, embora a metodologia da utilização de diversas bases não tenha recebido expressivo acolhimento pela cultura escolar, a essência das ideias pedagógicas de Dienes direcionadas à compreensão do valor de posição parece ter sido apropriada, desencadeando uma mudança nas práticas pedagógicas referentes ao SND, deslocando a centralidade do processo de aprendizagem por meio de memorização de regras e procedimentos para a compreensão do valor posicional.Caminhos da Educação Matemática em Revista2016-04-13T12:36:09Z2016-04-13T12:36:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 71-87, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160496Pinto, Neuza BertoniSoares, Elenir Terezinha Paluchporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-13T12:36:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160496Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-13T12:36:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980) |
title |
Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980) |
spellingShingle |
Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980) Pinto, Neuza Bertoni Zoltan Paul Dienes Sistema de numeração decimal Valor posicional Práticas pedagógicas |
title_short |
Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980) |
title_full |
Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980) |
title_fullStr |
Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980) |
title_full_unstemmed |
Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980) |
title_sort |
Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980) |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni Soares, Elenir Terezinha Paluch |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Elenir Terezinha Paluch |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni Soares, Elenir Terezinha Paluch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zoltan Paul Dienes Sistema de numeração decimal Valor posicional Práticas pedagógicas |
topic |
Zoltan Paul Dienes Sistema de numeração decimal Valor posicional Práticas pedagógicas |
description |
Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/8/7 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-04-13T12:36:09Z 2016-04-13T12:36:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 71-87, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160496 |
identifier_str_mv |
SOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Zoltan Dienes e o Sistema de Numeração Decimal (1960-1980). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 71-87, 2014. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652311161995264 |