O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Fernanda Cíntia Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Soares Júnior, Jair Lino
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44269
Resumo: O presente artigo apresenta um projeto de intervenção solicitado no Curso de Aperfeiçoamento docente em Educação Matemática ofertado pelo Instituto UFC Virtual em parceria com o Centro de Educação a Distância - CED, Sobral - Ceará, por meio da Secretaria de Educação do Ceará-SEDUC. A experiência a ser relatada, ocorreu durante as aulas de matemática em uma escola da zona rural da cidade de Parazinho - Ceará. O referido projeto trabalhou a temática que envolvia o conteúdo Teorema de Tales, na perspectiva da contextualização de situar geograficamente os estudantes a partir do teorema. Objetivamos, desse modo, descrever a prática do projeto de intervenção, estabelecendo vivências dessa experiência com a escola do campo. Como metodologia, realizamos estudos bibliográficos sobre a relevância da escola do campo e seus contextos, a relação dessa perspectiva curricular com a educação matemática, e por fim, observação da apresentação da prática do projeto de intervenção do professor com as quais foi possível expor a teoria, e a leitura da produção escrita, produzida por ele. O Teorema de Tales é um conteúdo matemático estudado na Educação Básica. Na Matemática diversas descobertas no ramo da geometria são atribuídas a Tales, entre as quais um teorema com seu nome - Teorema de Tales. Esse teorema enuncia que: Um feixe de paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais.
id UFC-7_d030fbcde5681019818d4a82226d2d91
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44269
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campoEnsino de MatemáticaEducação no CampoFormação Continuada do ProfessorGeometria PlanaTales, Teorema (Geometria Plana)O presente artigo apresenta um projeto de intervenção solicitado no Curso de Aperfeiçoamento docente em Educação Matemática ofertado pelo Instituto UFC Virtual em parceria com o Centro de Educação a Distância - CED, Sobral - Ceará, por meio da Secretaria de Educação do Ceará-SEDUC. A experiência a ser relatada, ocorreu durante as aulas de matemática em uma escola da zona rural da cidade de Parazinho - Ceará. O referido projeto trabalhou a temática que envolvia o conteúdo Teorema de Tales, na perspectiva da contextualização de situar geograficamente os estudantes a partir do teorema. Objetivamos, desse modo, descrever a prática do projeto de intervenção, estabelecendo vivências dessa experiência com a escola do campo. Como metodologia, realizamos estudos bibliográficos sobre a relevância da escola do campo e seus contextos, a relação dessa perspectiva curricular com a educação matemática, e por fim, observação da apresentação da prática do projeto de intervenção do professor com as quais foi possível expor a teoria, e a leitura da produção escrita, produzida por ele. O Teorema de Tales é um conteúdo matemático estudado na Educação Básica. Na Matemática diversas descobertas no ramo da geometria são atribuídas a Tales, entre as quais um teorema com seu nome - Teorema de Tales. Esse teorema enuncia que: Um feixe de paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais.2019-07-31T12:40:24Z2019-07-31T12:40:24Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMATOS, Fernanda Cíntia Costa; SOARES JÚNIOR, Jair Lino. O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 3-4 dez. 2015, Caruaru – PE. Anais... Recife – PE: GPEMCE – UFPE , 2015. p.111-114.978-85-63823-05-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44269Matos, Fernanda Cíntia CostaSoares Júnior, Jair Linoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44269Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:07.703074Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo
title O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo
spellingShingle O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo
Matos, Fernanda Cíntia Costa
Ensino de Matemática
Educação no Campo
Formação Continuada do Professor
Geometria Plana
Tales, Teorema (Geometria Plana)
title_short O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo
title_full O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo
title_fullStr O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo
title_full_unstemmed O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo
title_sort O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo
author Matos, Fernanda Cíntia Costa
author_facet Matos, Fernanda Cíntia Costa
Soares Júnior, Jair Lino
author_role author
author2 Soares Júnior, Jair Lino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Fernanda Cíntia Costa
Soares Júnior, Jair Lino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Educação no Campo
Formação Continuada do Professor
Geometria Plana
Tales, Teorema (Geometria Plana)
topic Ensino de Matemática
Educação no Campo
Formação Continuada do Professor
Geometria Plana
Tales, Teorema (Geometria Plana)
description O presente artigo apresenta um projeto de intervenção solicitado no Curso de Aperfeiçoamento docente em Educação Matemática ofertado pelo Instituto UFC Virtual em parceria com o Centro de Educação a Distância - CED, Sobral - Ceará, por meio da Secretaria de Educação do Ceará-SEDUC. A experiência a ser relatada, ocorreu durante as aulas de matemática em uma escola da zona rural da cidade de Parazinho - Ceará. O referido projeto trabalhou a temática que envolvia o conteúdo Teorema de Tales, na perspectiva da contextualização de situar geograficamente os estudantes a partir do teorema. Objetivamos, desse modo, descrever a prática do projeto de intervenção, estabelecendo vivências dessa experiência com a escola do campo. Como metodologia, realizamos estudos bibliográficos sobre a relevância da escola do campo e seus contextos, a relação dessa perspectiva curricular com a educação matemática, e por fim, observação da apresentação da prática do projeto de intervenção do professor com as quais foi possível expor a teoria, e a leitura da produção escrita, produzida por ele. O Teorema de Tales é um conteúdo matemático estudado na Educação Básica. Na Matemática diversas descobertas no ramo da geometria são atribuídas a Tales, entre as quais um teorema com seu nome - Teorema de Tales. Esse teorema enuncia que: Um feixe de paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-07-31T12:40:24Z
2019-07-31T12:40:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SOARES JÚNIOR, Jair Lino. O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 3-4 dez. 2015, Caruaru – PE. Anais... Recife – PE: GPEMCE – UFPE , 2015. p.111-114.
978-85-63823-05-2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44269
identifier_str_mv MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SOARES JÚNIOR, Jair Lino. O Teorema de Tales nas experiências de aulas de matemática numa escola do campo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 3-4 dez. 2015, Caruaru – PE. Anais... Recife – PE: GPEMCE – UFPE , 2015. p.111-114.
978-85-63823-05-2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028945252057088