História da Matemática e Teorema de Tales
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31625 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos tecnológicos como vídeos disponíveis na internet e produção de vídeos pelos alunos. O conteúdo foi desenvolvido a partir do estudo da história da Matemática e da aplicabilidade do teorema de Tales. As atividades foram desenvolvidas a partir de um referencial teórico, onde são destacados pontos positivos do uso da tecnologia na sala de aula, o uso da história nas aulas de matemática e também sobre o método de utilização da história na aprendizagem do teorema de Tales. |
id |
UFRGS-2_0fca873952966c859d7fd44a2a1c896d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31625 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peres, Evelize Martins KrügerNotare, Márcia Rodrigues2011-09-03T06:01:45Z2011http://hdl.handle.net/10183/31625000782651Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos tecnológicos como vídeos disponíveis na internet e produção de vídeos pelos alunos. O conteúdo foi desenvolvido a partir do estudo da história da Matemática e da aplicabilidade do teorema de Tales. As atividades foram desenvolvidas a partir de um referencial teórico, onde são destacados pontos positivos do uso da tecnologia na sala de aula, o uso da história nas aulas de matemática e também sobre o método de utilização da história na aprendizagem do teorema de Tales.This paper presents a new methodology for teaching - learning process of Thales' Theorem in the ninth year of elementary school. It was developed in a public school in Guaíba. To develop this work were used technology resources such as videos available on the Internet and video production by students. The content was developed from the study of the history of mathematics and the applicability of the theorem of Thales. The curriculum was developed from a theoretical framework, which are highlighted positive aspects of using technology in the classroom, the use of history in mathematics lessons and about the method of use in learning the history of Thales' Theorem.application/pdfporHistória da matemáticaTeorema de TalesMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaHistory of mathematicsTheorem of thalesThe technological resourcesHistória da Matemática e Teorema de Talesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782651.pdf000782651.pdfTexto completoapplication/pdf5859153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/1/000782651.pdfb6badb0093d2f54281851af0c910b056MD51TEXT000782651.pdf.txt000782651.pdf.txtExtracted Texttext/plain91470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/2/000782651.pdf.txt3ea8ecf14449e813a5a51ee44fad47d6MD52THUMBNAIL000782651.pdf.jpg000782651.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/3/000782651.pdf.jpge469d6231dc4931c17c191698e8329acMD5310183/316252018-10-22 09:16:01.769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:16:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História da Matemática e Teorema de Tales |
title |
História da Matemática e Teorema de Tales |
spellingShingle |
História da Matemática e Teorema de Tales Peres, Evelize Martins Krüger História da matemática Teorema de Tales Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática History of mathematics Theorem of thales The technological resources |
title_short |
História da Matemática e Teorema de Tales |
title_full |
História da Matemática e Teorema de Tales |
title_fullStr |
História da Matemática e Teorema de Tales |
title_full_unstemmed |
História da Matemática e Teorema de Tales |
title_sort |
História da Matemática e Teorema de Tales |
author |
Peres, Evelize Martins Krüger |
author_facet |
Peres, Evelize Martins Krüger |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Evelize Martins Krüger |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática Teorema de Tales Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
História da matemática Teorema de Tales Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática History of mathematics Theorem of thales The technological resources |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of mathematics Theorem of thales The technological resources |
description |
Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos tecnológicos como vídeos disponíveis na internet e produção de vídeos pelos alunos. O conteúdo foi desenvolvido a partir do estudo da história da Matemática e da aplicabilidade do teorema de Tales. As atividades foram desenvolvidas a partir de um referencial teórico, onde são destacados pontos positivos do uso da tecnologia na sala de aula, o uso da história nas aulas de matemática e também sobre o método de utilização da história na aprendizagem do teorema de Tales. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-03T06:01:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31625 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782651 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31625 |
identifier_str_mv |
000782651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/1/000782651.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/2/000782651.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/3/000782651.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6badb0093d2f54281851af0c910b056 3ea8ecf14449e813a5a51ee44fad47d6 e469d6231dc4931c17c191698e8329ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413126852608 |