História da Matemática e Teorema de Tales

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Evelize Martins Krüger
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31625
Resumo: Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos tecnológicos como vídeos disponíveis na internet e produção de vídeos pelos alunos. O conteúdo foi desenvolvido a partir do estudo da história da Matemática e da aplicabilidade do teorema de Tales. As atividades foram desenvolvidas a partir de um referencial teórico, onde são destacados pontos positivos do uso da tecnologia na sala de aula, o uso da história nas aulas de matemática e também sobre o método de utilização da história na aprendizagem do teorema de Tales.
id UFRGS-2_0fca873952966c859d7fd44a2a1c896d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31625
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peres, Evelize Martins KrügerNotare, Márcia Rodrigues2011-09-03T06:01:45Z2011http://hdl.handle.net/10183/31625000782651Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos tecnológicos como vídeos disponíveis na internet e produção de vídeos pelos alunos. O conteúdo foi desenvolvido a partir do estudo da história da Matemática e da aplicabilidade do teorema de Tales. As atividades foram desenvolvidas a partir de um referencial teórico, onde são destacados pontos positivos do uso da tecnologia na sala de aula, o uso da história nas aulas de matemática e também sobre o método de utilização da história na aprendizagem do teorema de Tales.This paper presents a new methodology for teaching - learning process of Thales' Theorem in the ninth year of elementary school. It was developed in a public school in Guaíba. To develop this work were used technology resources such as videos available on the Internet and video production by students. The content was developed from the study of the history of mathematics and the applicability of the theorem of Thales. The curriculum was developed from a theoretical framework, which are highlighted positive aspects of using technology in the classroom, the use of history in mathematics lessons and about the method of use in learning the history of Thales' Theorem.application/pdfporHistória da matemáticaTeorema de TalesMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaHistory of mathematicsTheorem of thalesThe technological resourcesHistória da Matemática e Teorema de Talesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782651.pdf000782651.pdfTexto completoapplication/pdf5859153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/1/000782651.pdfb6badb0093d2f54281851af0c910b056MD51TEXT000782651.pdf.txt000782651.pdf.txtExtracted Texttext/plain91470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/2/000782651.pdf.txt3ea8ecf14449e813a5a51ee44fad47d6MD52THUMBNAIL000782651.pdf.jpg000782651.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/3/000782651.pdf.jpge469d6231dc4931c17c191698e8329acMD5310183/316252018-10-22 09:16:01.769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:16:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História da Matemática e Teorema de Tales
title História da Matemática e Teorema de Tales
spellingShingle História da Matemática e Teorema de Tales
Peres, Evelize Martins Krüger
História da matemática
Teorema de Tales
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
History of mathematics
Theorem of thales
The technological resources
title_short História da Matemática e Teorema de Tales
title_full História da Matemática e Teorema de Tales
title_fullStr História da Matemática e Teorema de Tales
title_full_unstemmed História da Matemática e Teorema de Tales
title_sort História da Matemática e Teorema de Tales
author Peres, Evelize Martins Krüger
author_facet Peres, Evelize Martins Krüger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Evelize Martins Krüger
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Teorema de Tales
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic História da matemática
Teorema de Tales
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
History of mathematics
Theorem of thales
The technological resources
dc.subject.eng.fl_str_mv History of mathematics
Theorem of thales
The technological resources
description Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos tecnológicos como vídeos disponíveis na internet e produção de vídeos pelos alunos. O conteúdo foi desenvolvido a partir do estudo da história da Matemática e da aplicabilidade do teorema de Tales. As atividades foram desenvolvidas a partir de um referencial teórico, onde são destacados pontos positivos do uso da tecnologia na sala de aula, o uso da história nas aulas de matemática e também sobre o método de utilização da história na aprendizagem do teorema de Tales.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-03T06:01:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782651
url http://hdl.handle.net/10183/31625
identifier_str_mv 000782651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/1/000782651.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/2/000782651.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31625/3/000782651.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6badb0093d2f54281851af0c910b056
3ea8ecf14449e813a5a51ee44fad47d6
e469d6231dc4931c17c191698e8329ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413126852608