Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Viviane Holanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Feitosa, Luiz Tadeu, Cavalcante, Lidia Eugenia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957
Resumo: Busca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento.
id UFC-7_d159f5222dc6d129f43112af76a2b61d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51957
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”Fluxo da informaçãoCultura e informaçãoMediação da informaçãoInformação socialBiblioteca escolarBusca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento.RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação2020-05-26T03:08:29Z2020-05-26T03:08:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020.1678-765Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957Cabral, Viviane HolandaFeitosa, Luiz TadeuCavalcante, Lidia Eugeniaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-26T03:08:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51957Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:53.453189Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”
title Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”
spellingShingle Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”
Cabral, Viviane Holanda
Fluxo da informação
Cultura e informação
Mediação da informação
Informação social
Biblioteca escolar
title_short Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”
title_full Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”
title_fullStr Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”
title_full_unstemmed Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”
title_sort Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”
author Cabral, Viviane Holanda
author_facet Cabral, Viviane Holanda
Feitosa, Luiz Tadeu
Cavalcante, Lidia Eugenia
author_role author
author2 Feitosa, Luiz Tadeu
Cavalcante, Lidia Eugenia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Viviane Holanda
Feitosa, Luiz Tadeu
Cavalcante, Lidia Eugenia
dc.subject.por.fl_str_mv Fluxo da informação
Cultura e informação
Mediação da informação
Informação social
Biblioteca escolar
topic Fluxo da informação
Cultura e informação
Mediação da informação
Informação social
Biblioteca escolar
description Busca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26T03:08:29Z
2020-05-26T03:08:29Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020.
1678-765X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957
identifier_str_mv CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020.
1678-765X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028863640338432