Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957 |
Resumo: | Busca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento. |
id |
UFC-7_d159f5222dc6d129f43112af76a2b61d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51957 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”Fluxo da informaçãoCultura e informaçãoMediação da informaçãoInformação socialBiblioteca escolarBusca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento.RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação2020-05-26T03:08:29Z2020-05-26T03:08:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020.1678-765Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957Cabral, Viviane HolandaFeitosa, Luiz TadeuCavalcante, Lidia Eugeniaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-26T03:08:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51957Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:53.453189Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” |
title |
Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” |
spellingShingle |
Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” Cabral, Viviane Holanda Fluxo da informação Cultura e informação Mediação da informação Informação social Biblioteca escolar |
title_short |
Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” |
title_full |
Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” |
title_fullStr |
Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” |
title_full_unstemmed |
Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” |
title_sort |
Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” |
author |
Cabral, Viviane Holanda |
author_facet |
Cabral, Viviane Holanda Feitosa, Luiz Tadeu Cavalcante, Lidia Eugenia |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Luiz Tadeu Cavalcante, Lidia Eugenia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Viviane Holanda Feitosa, Luiz Tadeu Cavalcante, Lidia Eugenia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fluxo da informação Cultura e informação Mediação da informação Informação social Biblioteca escolar |
topic |
Fluxo da informação Cultura e informação Mediação da informação Informação social Biblioteca escolar |
description |
Busca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26T03:08:29Z 2020-05-26T03:08:29Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020. 1678-765X http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957 |
identifier_str_mv |
CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020. 1678-765X |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028863640338432 |