Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lúcio Flávio Gondim da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendes, Maria das Dores Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52416
Resumo: This article intends to research some perspectives of language and text adopted by different linguistic schools, showing concepts and contrasts between the views presented. Such issues will be approached in a deeper way through the comparative analysis of two schoolbooks, both adopted in Elementary Education II. The analysis points to the presence of a conception of language as a code in the book of 1999 and to the presence of a more social interactionist perspective in the 2004 book.
id UFC-7_d1a38ec15645a07b8f412a9d26e170ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52416
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentosConceptions of language and analysis of mother language grammars: similarities and differencesLinguística AplicadaEnsino e aprendizagem de língua maternaLinguagem e educaçãoLivro didáticoThis article intends to research some perspectives of language and text adopted by different linguistic schools, showing concepts and contrasts between the views presented. Such issues will be approached in a deeper way through the comparative analysis of two schoolbooks, both adopted in Elementary Education II. The analysis points to the presence of a conception of language as a code in the book of 1999 and to the presence of a more social interactionist perspective in the 2004 book.Este artigo pretende investigar algumas perspectivas de língua e texto adotadas por diferentes vertentes linguísticas, mostrando conceitos e contrastes entre os pontos de vista apresentados. Tais questões serão abordadas de forma mais aprofundada dentro da análise comparativa de dois livros didáticos adotados no Ensino Fundamental II. A análise aponta para a presença de uma concepção de língua enquanto código em um livro de 1999 e para a de uma perspectiva mais sociointeracionista em outro, de 2004.Revista Versalete2020-06-17T04:22:12Z2020-06-17T04:22:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Lúcio Flávio Gondim da; MENDES, Maria das Dores Nogueira.Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos. Revista Versalete, Curitiba (PR), v. 2, n. 3, p. 110-121, jul./dez. 2014.2318-­1028http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52416Silva, Lúcio Flávio Gondim daMendes, Maria das Dores Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:52:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52416Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T17:52:19Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos
Conceptions of language and analysis of mother language grammars: similarities and differences
title Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos
spellingShingle Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos
Silva, Lúcio Flávio Gondim da
Linguística Aplicada
Ensino e aprendizagem de língua materna
Linguagem e educação
Livro didático
title_short Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos
title_full Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos
title_fullStr Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos
title_full_unstemmed Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos
title_sort Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos
author Silva, Lúcio Flávio Gondim da
author_facet Silva, Lúcio Flávio Gondim da
Mendes, Maria das Dores Nogueira
author_role author
author2 Mendes, Maria das Dores Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lúcio Flávio Gondim da
Mendes, Maria das Dores Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada
Ensino e aprendizagem de língua materna
Linguagem e educação
Livro didático
topic Linguística Aplicada
Ensino e aprendizagem de língua materna
Linguagem e educação
Livro didático
description This article intends to research some perspectives of language and text adopted by different linguistic schools, showing concepts and contrasts between the views presented. Such issues will be approached in a deeper way through the comparative analysis of two schoolbooks, both adopted in Elementary Education II. The analysis points to the presence of a conception of language as a code in the book of 1999 and to the presence of a more social interactionist perspective in the 2004 book.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-06-17T04:22:12Z
2020-06-17T04:22:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lúcio Flávio Gondim da; MENDES, Maria das Dores Nogueira.Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos. Revista Versalete, Curitiba (PR), v. 2, n. 3, p. 110-121, jul./dez. 2014.
2318-­1028
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52416
identifier_str_mv SILVA, Lúcio Flávio Gondim da; MENDES, Maria das Dores Nogueira.Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos. Revista Versalete, Curitiba (PR), v. 2, n. 3, p. 110-121, jul./dez. 2014.
2318-­1028
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Versalete
publisher.none.fl_str_mv Revista Versalete
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935793001594880