Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862 |
Resumo: | A pisicopedagogia nasceu na década de sessenta e se legitimava pela necessidade de atendimento mais especifico às crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Até então atendidos por profissionais da medicina e da psicologia. Estes acabavam tendo visão reducionista do problema tido como algo pouco compreendido, por falta de um conhecimento especializado sobre como ocorre o processo de aprendizagem. A psicopedagogia evoluiu paralelo aos estudos na área educacional. O surgimento de novas teorias na área da lingüística e psicolingüística, do desenvolvimento humano proposto por Ferreiro (1992) bem como a nova visão sobre os diversos tipos de inteligências de Gadner (1994) e a aplicação da técnica de grupos operativos de Pichon-Riviere (1996),permitiu uma concepção mais complexa dos fatores que envolvem o processo de aprendizagem. Nesse contexto a psicopedagogia surge como uma aliada de demais ciências e abre outras instâncias profissionais em sua atuação, além do espaço clínico, como a escola, a família, a empresa e a psicopedagogia hospitalar |
id |
UFC-7_d285661d768c07d436c4ee2486754f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41862 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolarEducaçãoProcesso ensino-aprendizagemA pisicopedagogia nasceu na década de sessenta e se legitimava pela necessidade de atendimento mais especifico às crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Até então atendidos por profissionais da medicina e da psicologia. Estes acabavam tendo visão reducionista do problema tido como algo pouco compreendido, por falta de um conhecimento especializado sobre como ocorre o processo de aprendizagem. A psicopedagogia evoluiu paralelo aos estudos na área educacional. O surgimento de novas teorias na área da lingüística e psicolingüística, do desenvolvimento humano proposto por Ferreiro (1992) bem como a nova visão sobre os diversos tipos de inteligências de Gadner (1994) e a aplicação da técnica de grupos operativos de Pichon-Riviere (1996),permitiu uma concepção mais complexa dos fatores que envolvem o processo de aprendizagem. Nesse contexto a psicopedagogia surge como uma aliada de demais ciências e abre outras instâncias profissionais em sua atuação, além do espaço clínico, como a escola, a família, a empresa e a psicopedagogia hospitalarFerreira, Gláucia Maria de MenezesJusta, Regina Angela Esteves da2019-05-22T12:08:29Z2019-05-22T12:08:29Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfJUSTA, Regina Angela Esteves da. Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar. 2005. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T12:08:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41862Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:00.218687Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar |
title |
Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar |
spellingShingle |
Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar Justa, Regina Angela Esteves da Educação Processo ensino-aprendizagem |
title_short |
Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar |
title_full |
Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar |
title_fullStr |
Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar |
title_full_unstemmed |
Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar |
title_sort |
Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar |
author |
Justa, Regina Angela Esteves da |
author_facet |
Justa, Regina Angela Esteves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Justa, Regina Angela Esteves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Processo ensino-aprendizagem |
topic |
Educação Processo ensino-aprendizagem |
description |
A pisicopedagogia nasceu na década de sessenta e se legitimava pela necessidade de atendimento mais especifico às crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Até então atendidos por profissionais da medicina e da psicologia. Estes acabavam tendo visão reducionista do problema tido como algo pouco compreendido, por falta de um conhecimento especializado sobre como ocorre o processo de aprendizagem. A psicopedagogia evoluiu paralelo aos estudos na área educacional. O surgimento de novas teorias na área da lingüística e psicolingüística, do desenvolvimento humano proposto por Ferreiro (1992) bem como a nova visão sobre os diversos tipos de inteligências de Gadner (1994) e a aplicação da técnica de grupos operativos de Pichon-Riviere (1996),permitiu uma concepção mais complexa dos fatores que envolvem o processo de aprendizagem. Nesse contexto a psicopedagogia surge como uma aliada de demais ciências e abre outras instâncias profissionais em sua atuação, além do espaço clínico, como a escola, a família, a empresa e a psicopedagogia hospitalar |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-05-22T12:08:29Z 2019-05-22T12:08:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JUSTA, Regina Angela Esteves da. Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar. 2005. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862 |
identifier_str_mv |
JUSTA, Regina Angela Esteves da. Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar. 2005. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029040279257088 |