Breve contextualização da educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23135
Resumo: TRIGUEIRO, Emília Suitberta de Oliveira. Breve contextualização da educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 49-61, jul./dez. 2016.
id UFC-7_d2cbefa670f2c7fba82e8e70436a2ff9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23135
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Breve contextualização da educação brasileiraEscolaHistória da educaçãoEducação BrasileiraSchoolTRIGUEIRO, Emília Suitberta de Oliveira. Breve contextualização da educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 49-61, jul./dez. 2016.The school has as its goals to socialize the individuals, develop the culture and moral values, and transmit the scientific knowledge accumulated by humankind, trying to prepare people to work and contribute for the development of society. However, for a long time, this scientific knowledge was reserved for men come from wealthy families, and there was no formal institution to promote this kind of knowledge as it happens today. For centuries in Brazil, schooling was reserved for the elite and only recently it became mandatory for all the people between the age of 4 and 17. They must be enrolled from the elementary to high school. Thus, due to its great importance, it is necessary to know the history of the Brazilian education to understand its current configuration.A escola tem a função de socializar os indivíduos, imprimindo cultura e valores morais, além de transmitir os conhecimentos científicos acumulados pela humanidade e preparar as pessoas para trabalhar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. No entanto, durante muito tempo, esse conhecimento científico foi reservado para os homens oriundos de famílias abastadas, e não havia uma instituição promotora do saber nos moldes como conhecemos hoje. Durante séculos, no Brasil, a escola também foi reservada para a elite e só recentemente passou a ser obrigatória a todas as pessoas entre 4 e 17 anos de idade, que devem estar matriculadas na educação básica, no ensino fundamental ou no ensino médio. Assim, devido à sua grande importância, é necessário entender a história da educação brasileira para compreender sua atual configuração.Revista Educação em Debate2017-06-08T15:10:05Z2017-06-08T15:10:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTrigueiro, E. S. O. (2016)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23135Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:17:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23135Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:27.040202Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Breve contextualização da educação brasileira
title Breve contextualização da educação brasileira
spellingShingle Breve contextualização da educação brasileira
Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira
Escola
História da educação
Educação Brasileira
School
title_short Breve contextualização da educação brasileira
title_full Breve contextualização da educação brasileira
title_fullStr Breve contextualização da educação brasileira
title_full_unstemmed Breve contextualização da educação brasileira
title_sort Breve contextualização da educação brasileira
author Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira
author_facet Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trigueiro, Emília Suitberta de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
História da educação
Educação Brasileira
School
topic Escola
História da educação
Educação Brasileira
School
description TRIGUEIRO, Emília Suitberta de Oliveira. Breve contextualização da educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 49-61, jul./dez. 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-06-08T15:10:05Z
2017-06-08T15:10:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Trigueiro, E. S. O. (2016)
2526-0847 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23135
identifier_str_mv Trigueiro, E. S. O. (2016)
2526-0847 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028966526615552