A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Rita de Fátima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leite, Raimundo Hélio, Muniz, Sheila Maria
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36232
Resumo: MUNIZ, Rita de Fátima; LEITE, Raimundo Hélio; MUNIZ, Sheila Maria. A prática de avalição do enem nas escolas da CREDE 3 no Ceará. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 965-980.
id UFC-7_d306a100d745f048de7c9a41e970a78b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36232
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no CearáExame Nacional do Ensino MédioEscolas estaduaisMunicípios cearensesNational High School ExaminationStates schoolsMunicipalities of CearáMUNIZ, Rita de Fátima; LEITE, Raimundo Hélio; MUNIZ, Sheila Maria. A prática de avalição do enem nas escolas da CREDE 3 no Ceará. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 965-980.In the modern day, the Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (National High School Examination), idealized as one of the resources to evaluate the educational and academic performance of Brazilian students at the end of basic education, also represents a “gateway” to higher education. Faced with this scenario, the question is howeducators view this evaluation and if they believe in its contribution to student learning. Thus, we used the qualitative methodology through semi-structured interviews and questionnaires with superintendents, school directors, pedagogical coordinators and teachers of state schools of the 3rd Regional Coordination of Education Development, contemplating, therefore, the representativeness of different municipalities of Ceará. As a theoretical contribution, we counted on the current legislation and authors such as Andriola (2011), Horta Neto (2007), Muniz (2016), among others. The result evidencies the credibility attributed to this examination and it reveals that schools adapt their curricula in favor of these assessments.Nos dias hodiernos, o Exame Nacional do Ensino Médio, idealizado como um dos recursos para avaliar o desempenho escolar e acadêmico dos alunos brasileiros ao término da educação básica, vem sendo utilizado também como “porta de acesso” ao ensino superior. Diante desse cenário, resta saber como os educadores encaram essa avaliação e ainda se acreditam na contribuição dela para a aprendizagem dos discentes. Assim, utilizou-se a metodologia qualitativa através de entrevistas semiestruturadas e questionários com superintendentes, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de escolas estaduais da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, contemplando, então, a representatividade de diferentes municípios cearenses. Como aporte teórico, contou-se com a legislação vigente e autores como Andriola (2011), Horta Neto (2007), Muniz (2016), entre outros. Como resultado, evidenciou-se a credibilidade atribuída a esse exame, constatando-se que as escolas adaptam seus currículos em prol dessas avaliações.Edições UFC2018-10-04T11:02:54Z2018-10-04T11:02:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMuniz, R. F.; Leite, R. H.; Muniz, S. M. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36232Muniz, Rita de FátimaLeite, Raimundo HélioMuniz, Sheila Mariaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36232Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:51.134248Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará
title A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará
spellingShingle A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará
Muniz, Rita de Fátima
Exame Nacional do Ensino Médio
Escolas estaduais
Municípios cearenses
National High School Examination
States schools
Municipalities of Ceará
title_short A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará
title_full A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará
title_fullStr A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará
title_full_unstemmed A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará
title_sort A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará
author Muniz, Rita de Fátima
author_facet Muniz, Rita de Fátima
Leite, Raimundo Hélio
Muniz, Sheila Maria
author_role author
author2 Leite, Raimundo Hélio
Muniz, Sheila Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Rita de Fátima
Leite, Raimundo Hélio
Muniz, Sheila Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio
Escolas estaduais
Municípios cearenses
National High School Examination
States schools
Municipalities of Ceará
topic Exame Nacional do Ensino Médio
Escolas estaduais
Municípios cearenses
National High School Examination
States schools
Municipalities of Ceará
description MUNIZ, Rita de Fátima; LEITE, Raimundo Hélio; MUNIZ, Sheila Maria. A prática de avalição do enem nas escolas da CREDE 3 no Ceará. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 965-980.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-04T11:02:54Z
2018-10-04T11:02:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Muniz, R. F.; Leite, R. H.; Muniz, S. M. (2016)
978 85 8126 158 4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36232
identifier_str_mv Muniz, R. F.; Leite, R. H.; Muniz, S. M. (2016)
978 85 8126 158 4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028883825426432