Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brugge, Úrsula Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Favianni da, Vasconcelos, José Gerardo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000017r19
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886
Resumo: Para compreendermos certas questões que envolvem a educação, devemos, antes de tudo, compreender que esta é um fenômeno cujas configurações estão diretamente ligadas aos contornos sociais de determinados contextos. Vivemos, na contemporaneidade, um momento de transição de um modelo de sociedade disciplinar para o que Gilles Deleuze (1992) chamou de sociedades de controle; tal mudança no modelo social faz-se refletir, por certo, no modo como concebemos e efetivamente fazemos e vivenciamos o fenômeno educacional em nosso cotidiano: por exemplo, a introdução de câmeras de monitoramento eletrônico, a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a educação a distância, etc. são manifestações muito marcantes dessas transformações sociais que se fazem sentir na educação.
id UFC-7_d3d82ff23425ee5f1eb3cbf18fbe2105
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42886
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpoEducaçãoDisciplinarPara compreendermos certas questões que envolvem a educação, devemos, antes de tudo, compreender que esta é um fenômeno cujas configurações estão diretamente ligadas aos contornos sociais de determinados contextos. Vivemos, na contemporaneidade, um momento de transição de um modelo de sociedade disciplinar para o que Gilles Deleuze (1992) chamou de sociedades de controle; tal mudança no modelo social faz-se refletir, por certo, no modo como concebemos e efetivamente fazemos e vivenciamos o fenômeno educacional em nosso cotidiano: por exemplo, a introdução de câmeras de monitoramento eletrônico, a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a educação a distância, etc. são manifestações muito marcantes dessas transformações sociais que se fazem sentir na educação.2019-06-19T13:25:50Z2019-06-19T13:25:50Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBRUGGE, Úrsula Lima; SILVA, Favianni da; VASCONCELOS, José Gerardo. Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 63-80.978-85-8126-095-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886ark:/83112/0013000017r19Brugge, Úrsula LimaSilva, Favianni daVasconcelos, José Gerardoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-19T13:25:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42886Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:57.375689Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo
title Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo
spellingShingle Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo
Brugge, Úrsula Lima
Educação
Disciplinar
title_short Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo
title_full Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo
title_fullStr Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo
title_full_unstemmed Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo
title_sort Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo
author Brugge, Úrsula Lima
author_facet Brugge, Úrsula Lima
Silva, Favianni da
Vasconcelos, José Gerardo
author_role author
author2 Silva, Favianni da
Vasconcelos, José Gerardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brugge, Úrsula Lima
Silva, Favianni da
Vasconcelos, José Gerardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Disciplinar
topic Educação
Disciplinar
description Para compreendermos certas questões que envolvem a educação, devemos, antes de tudo, compreender que esta é um fenômeno cujas configurações estão diretamente ligadas aos contornos sociais de determinados contextos. Vivemos, na contemporaneidade, um momento de transição de um modelo de sociedade disciplinar para o que Gilles Deleuze (1992) chamou de sociedades de controle; tal mudança no modelo social faz-se refletir, por certo, no modo como concebemos e efetivamente fazemos e vivenciamos o fenômeno educacional em nosso cotidiano: por exemplo, a introdução de câmeras de monitoramento eletrônico, a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a educação a distância, etc. são manifestações muito marcantes dessas transformações sociais que se fazem sentir na educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-06-19T13:25:50Z
2019-06-19T13:25:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRUGGE, Úrsula Lima; SILVA, Favianni da; VASCONCELOS, José Gerardo. Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 63-80.
978-85-8126-095-2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000017r19
identifier_str_mv BRUGGE, Úrsula Lima; SILVA, Favianni da; VASCONCELOS, José Gerardo. Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 63-80.
978-85-8126-095-2
ark:/83112/0013000017r19
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373918195449856