Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000017r19 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886 |
Resumo: | Para compreendermos certas questões que envolvem a educação, devemos, antes de tudo, compreender que esta é um fenômeno cujas configurações estão diretamente ligadas aos contornos sociais de determinados contextos. Vivemos, na contemporaneidade, um momento de transição de um modelo de sociedade disciplinar para o que Gilles Deleuze (1992) chamou de sociedades de controle; tal mudança no modelo social faz-se refletir, por certo, no modo como concebemos e efetivamente fazemos e vivenciamos o fenômeno educacional em nosso cotidiano: por exemplo, a introdução de câmeras de monitoramento eletrônico, a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a educação a distância, etc. são manifestações muito marcantes dessas transformações sociais que se fazem sentir na educação. |
id |
UFC-7_d3d82ff23425ee5f1eb3cbf18fbe2105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42886 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpoEducaçãoDisciplinarPara compreendermos certas questões que envolvem a educação, devemos, antes de tudo, compreender que esta é um fenômeno cujas configurações estão diretamente ligadas aos contornos sociais de determinados contextos. Vivemos, na contemporaneidade, um momento de transição de um modelo de sociedade disciplinar para o que Gilles Deleuze (1992) chamou de sociedades de controle; tal mudança no modelo social faz-se refletir, por certo, no modo como concebemos e efetivamente fazemos e vivenciamos o fenômeno educacional em nosso cotidiano: por exemplo, a introdução de câmeras de monitoramento eletrônico, a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a educação a distância, etc. são manifestações muito marcantes dessas transformações sociais que se fazem sentir na educação.2019-06-19T13:25:50Z2019-06-19T13:25:50Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBRUGGE, Úrsula Lima; SILVA, Favianni da; VASCONCELOS, José Gerardo. Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 63-80.978-85-8126-095-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886ark:/83112/0013000017r19Brugge, Úrsula LimaSilva, Favianni daVasconcelos, José Gerardoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-19T13:25:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42886Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:57.375689Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo |
title |
Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo |
spellingShingle |
Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo Brugge, Úrsula Lima Educação Disciplinar |
title_short |
Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo |
title_full |
Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo |
title_fullStr |
Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo |
title_full_unstemmed |
Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo |
title_sort |
Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo |
author |
Brugge, Úrsula Lima |
author_facet |
Brugge, Úrsula Lima Silva, Favianni da Vasconcelos, José Gerardo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Favianni da Vasconcelos, José Gerardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brugge, Úrsula Lima Silva, Favianni da Vasconcelos, José Gerardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Disciplinar |
topic |
Educação Disciplinar |
description |
Para compreendermos certas questões que envolvem a educação, devemos, antes de tudo, compreender que esta é um fenômeno cujas configurações estão diretamente ligadas aos contornos sociais de determinados contextos. Vivemos, na contemporaneidade, um momento de transição de um modelo de sociedade disciplinar para o que Gilles Deleuze (1992) chamou de sociedades de controle; tal mudança no modelo social faz-se refletir, por certo, no modo como concebemos e efetivamente fazemos e vivenciamos o fenômeno educacional em nosso cotidiano: por exemplo, a introdução de câmeras de monitoramento eletrônico, a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a educação a distância, etc. são manifestações muito marcantes dessas transformações sociais que se fazem sentir na educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-06-19T13:25:50Z 2019-06-19T13:25:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRUGGE, Úrsula Lima; SILVA, Favianni da; VASCONCELOS, José Gerardo. Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 63-80. 978-85-8126-095-2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000017r19 |
identifier_str_mv |
BRUGGE, Úrsula Lima; SILVA, Favianni da; VASCONCELOS, José Gerardo. Sociedade disciplinar: percurso da educação do corpo. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 63-80. 978-85-8126-095-2 ark:/83112/0013000017r19 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373918195449856 |