A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Edna Karina da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Danyelle Nilin
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42852
Resumo: O presente trabalho é fruto das atividades desenvolvidas no projeto “Apoio à difusão e integração entre os projetos acadêmicos do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará”, vinculado à Bolsa de Monitoria de Graduação. Tem como objetivo relatar a experiência da construção de um questionário para investigar o fenômeno da Evasão Universitária nos cursos de graduação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa, ainda em curso, pretende colocar em evidência os fatores que levam os alunos a deixarem os estudos antes de concluir e traçar estratégias de combate à evasão nos cursos do CH. Considerou-se que os fatores que transpassam o processo de evasão são: a) fatores internos - relacionado às características pessoais e às relações familiares de cada aluno; b) fatores intraescolares - relacionados à proposta pedagógica do curso e da relação professor-aluno; c) fatores macrossociais - relacionado ao contexto sociocultural e econômico que o aluno está inserido e às condições (futuras ou atuais) de trabalho/estudo. A pesquisa foi divida em três momentos: 1. pesquisa bibliográfica sobre Evasão Universitária e a construção do instrumento para estudar o fenômeno no CH da UFC; 2. seleção de amostra representativa e aplicação do questionário construído; 3. análise dos dados obtidos e divulgação da conclusão da pesquisa. O trabalho em questão diz respeito ao primeiro momento da pesquisa. Foi elaborado um questionário estruturado com 32 questões fechadas com indicações de respostas cuja intenção é investigar a trajetória acadêmica do aluno no CH e sua opinião quanto à qualidade do ensino, carga horária do curso, estrutura do CH entre outros. Pretende-se, com a realização de tal pesquisa, obter informações sobre o percentual de evasão nos cursos do CH e elaborar estratégias de combate à esse fenômeno, o que implica propor mudanças políticas e estruturais nos cursos e mudanças que visam maior inclusão, articulação e integração do CH.
id UFC-7_d5a938b0b47c17001b853243c63d0fd9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42852
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisaEvasãoCentro de Humanidades-UFCEnsino superiorO presente trabalho é fruto das atividades desenvolvidas no projeto “Apoio à difusão e integração entre os projetos acadêmicos do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará”, vinculado à Bolsa de Monitoria de Graduação. Tem como objetivo relatar a experiência da construção de um questionário para investigar o fenômeno da Evasão Universitária nos cursos de graduação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa, ainda em curso, pretende colocar em evidência os fatores que levam os alunos a deixarem os estudos antes de concluir e traçar estratégias de combate à evasão nos cursos do CH. Considerou-se que os fatores que transpassam o processo de evasão são: a) fatores internos - relacionado às características pessoais e às relações familiares de cada aluno; b) fatores intraescolares - relacionados à proposta pedagógica do curso e da relação professor-aluno; c) fatores macrossociais - relacionado ao contexto sociocultural e econômico que o aluno está inserido e às condições (futuras ou atuais) de trabalho/estudo. A pesquisa foi divida em três momentos: 1. pesquisa bibliográfica sobre Evasão Universitária e a construção do instrumento para estudar o fenômeno no CH da UFC; 2. seleção de amostra representativa e aplicação do questionário construído; 3. análise dos dados obtidos e divulgação da conclusão da pesquisa. O trabalho em questão diz respeito ao primeiro momento da pesquisa. Foi elaborado um questionário estruturado com 32 questões fechadas com indicações de respostas cuja intenção é investigar a trajetória acadêmica do aluno no CH e sua opinião quanto à qualidade do ensino, carga horária do curso, estrutura do CH entre outros. Pretende-se, com a realização de tal pesquisa, obter informações sobre o percentual de evasão nos cursos do CH e elaborar estratégias de combate à esse fenômeno, o que implica propor mudanças políticas e estruturais nos cursos e mudanças que visam maior inclusão, articulação e integração do CH.Universidade Federal do Ceará2019-06-18T18:28:57Z2019-06-18T18:28:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Edna Karina da Silva; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42852Lima, Edna Karina da SilvaGonçalves, Danyelle Nilininfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42852Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:04.227381Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa
title A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa
spellingShingle A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa
Lima, Edna Karina da Silva
Evasão
Centro de Humanidades-UFC
Ensino superior
title_short A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa
title_full A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa
title_fullStr A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa
title_full_unstemmed A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa
title_sort A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa
author Lima, Edna Karina da Silva
author_facet Lima, Edna Karina da Silva
Gonçalves, Danyelle Nilin
author_role author
author2 Gonçalves, Danyelle Nilin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Edna Karina da Silva
Gonçalves, Danyelle Nilin
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Centro de Humanidades-UFC
Ensino superior
topic Evasão
Centro de Humanidades-UFC
Ensino superior
description O presente trabalho é fruto das atividades desenvolvidas no projeto “Apoio à difusão e integração entre os projetos acadêmicos do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará”, vinculado à Bolsa de Monitoria de Graduação. Tem como objetivo relatar a experiência da construção de um questionário para investigar o fenômeno da Evasão Universitária nos cursos de graduação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa, ainda em curso, pretende colocar em evidência os fatores que levam os alunos a deixarem os estudos antes de concluir e traçar estratégias de combate à evasão nos cursos do CH. Considerou-se que os fatores que transpassam o processo de evasão são: a) fatores internos - relacionado às características pessoais e às relações familiares de cada aluno; b) fatores intraescolares - relacionados à proposta pedagógica do curso e da relação professor-aluno; c) fatores macrossociais - relacionado ao contexto sociocultural e econômico que o aluno está inserido e às condições (futuras ou atuais) de trabalho/estudo. A pesquisa foi divida em três momentos: 1. pesquisa bibliográfica sobre Evasão Universitária e a construção do instrumento para estudar o fenômeno no CH da UFC; 2. seleção de amostra representativa e aplicação do questionário construído; 3. análise dos dados obtidos e divulgação da conclusão da pesquisa. O trabalho em questão diz respeito ao primeiro momento da pesquisa. Foi elaborado um questionário estruturado com 32 questões fechadas com indicações de respostas cuja intenção é investigar a trajetória acadêmica do aluno no CH e sua opinião quanto à qualidade do ensino, carga horária do curso, estrutura do CH entre outros. Pretende-se, com a realização de tal pesquisa, obter informações sobre o percentual de evasão nos cursos do CH e elaborar estratégias de combate à esse fenômeno, o que implica propor mudanças políticas e estruturais nos cursos e mudanças que visam maior inclusão, articulação e integração do CH.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-18T18:28:57Z
2019-06-18T18:28:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Edna Karina da Silva; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42852
identifier_str_mv LIMA, Edna Karina da Silva; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028864837812224