Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360 |
Resumo: | Um dos problemas mais recorrentes em âmbito escolar são as manifestações de violência entre alunos, em especial o bullying. Conceituado na década de 70 por Dan Olweus, o bullying refere-se a uma manifestação de violência intencional entre pares que produz uma relação assimétrica de poder. Há discussões sobre o número de episódios de violência necessários para se caracterizar o bullying, mas é consensual que essa prática tão comum e banalizada produza efeitos negativos na história de vida dos envolvidos. Pensando nisso, o projeto Psicoeduca – vinculado ao Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (LEAC) – foi criado para intervir em escolas públicas da cidade de Fortaleza com o objetivo de reduzir a ocorrência de práticas de bullying e aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente aceitos. A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e das Habilidades Sociais, o projeto, que conta com seis extensionistas, intervém com os profissionais da escola, alunos e seus familiares por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas vivenciais, role playing e criação de fanzines. Além disso, está sendo desenvolvido um curso de capacitação de professores com o objetivo de que estes possam identificar e intervir de maneira adequada em possíveis episódios de bullying, bem como uma cartilha de orientação para encaminhamentos, quando se tornem necessários. Dados preliminares obtidos pelo projeto justificam a necessidade de intervenções desta natureza em escolas, visto a magnitude do problema e a carência de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência nas escolas. |
id |
UFC-7_d94d3522a39963d81acc0bb02f5f4262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/57360 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)BullyingAvaliação do comportamentoAnálise do comportamentoHabilidades sociaisViolência na escola - PrevençãoUm dos problemas mais recorrentes em âmbito escolar são as manifestações de violência entre alunos, em especial o bullying. Conceituado na década de 70 por Dan Olweus, o bullying refere-se a uma manifestação de violência intencional entre pares que produz uma relação assimétrica de poder. Há discussões sobre o número de episódios de violência necessários para se caracterizar o bullying, mas é consensual que essa prática tão comum e banalizada produza efeitos negativos na história de vida dos envolvidos. Pensando nisso, o projeto Psicoeduca – vinculado ao Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (LEAC) – foi criado para intervir em escolas públicas da cidade de Fortaleza com o objetivo de reduzir a ocorrência de práticas de bullying e aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente aceitos. A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e das Habilidades Sociais, o projeto, que conta com seis extensionistas, intervém com os profissionais da escola, alunos e seus familiares por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas vivenciais, role playing e criação de fanzines. Além disso, está sendo desenvolvido um curso de capacitação de professores com o objetivo de que estes possam identificar e intervir de maneira adequada em possíveis episódios de bullying, bem como uma cartilha de orientação para encaminhamentos, quando se tornem necessários. Dados preliminares obtidos pelo projeto justificam a necessidade de intervenções desta natureza em escolas, visto a magnitude do problema e a carência de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência nas escolas.Universidade Federal do Ceará2021-03-22T12:45:04Z2021-03-22T12:45:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCUNHA, Joao Paulo Ursulino; BARBOSA, Denise Silveira; SANTOS, Marcos Silva; RIBEIRO, Rafaela de Medeiros; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; BARBOSA, Joao Ilo Coelho. Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360Cunha, Joao Paulo UrsulinoBarbosa, Denise SilveiraSantos, Marcos SilvaRibeiro, Rafaela de MedeirosOliveira, Taciana Cordeiro Dantas deBarbosa, Joao Ilo Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:39:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57360Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:53.590820Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) |
title |
Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) |
spellingShingle |
Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) Cunha, Joao Paulo Ursulino Bullying Avaliação do comportamento Análise do comportamento Habilidades sociais Violência na escola - Prevenção |
title_short |
Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) |
title_full |
Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) |
title_fullStr |
Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) |
title_full_unstemmed |
Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) |
title_sort |
Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228) |
author |
Cunha, Joao Paulo Ursulino |
author_facet |
Cunha, Joao Paulo Ursulino Barbosa, Denise Silveira Santos, Marcos Silva Ribeiro, Rafaela de Medeiros Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de Barbosa, Joao Ilo Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Denise Silveira Santos, Marcos Silva Ribeiro, Rafaela de Medeiros Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de Barbosa, Joao Ilo Coelho |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Joao Paulo Ursulino Barbosa, Denise Silveira Santos, Marcos Silva Ribeiro, Rafaela de Medeiros Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de Barbosa, Joao Ilo Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Avaliação do comportamento Análise do comportamento Habilidades sociais Violência na escola - Prevenção |
topic |
Bullying Avaliação do comportamento Análise do comportamento Habilidades sociais Violência na escola - Prevenção |
description |
Um dos problemas mais recorrentes em âmbito escolar são as manifestações de violência entre alunos, em especial o bullying. Conceituado na década de 70 por Dan Olweus, o bullying refere-se a uma manifestação de violência intencional entre pares que produz uma relação assimétrica de poder. Há discussões sobre o número de episódios de violência necessários para se caracterizar o bullying, mas é consensual que essa prática tão comum e banalizada produza efeitos negativos na história de vida dos envolvidos. Pensando nisso, o projeto Psicoeduca – vinculado ao Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (LEAC) – foi criado para intervir em escolas públicas da cidade de Fortaleza com o objetivo de reduzir a ocorrência de práticas de bullying e aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente aceitos. A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e das Habilidades Sociais, o projeto, que conta com seis extensionistas, intervém com os profissionais da escola, alunos e seus familiares por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas vivenciais, role playing e criação de fanzines. Além disso, está sendo desenvolvido um curso de capacitação de professores com o objetivo de que estes possam identificar e intervir de maneira adequada em possíveis episódios de bullying, bem como uma cartilha de orientação para encaminhamentos, quando se tornem necessários. Dados preliminares obtidos pelo projeto justificam a necessidade de intervenções desta natureza em escolas, visto a magnitude do problema e a carência de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência nas escolas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-03-22T12:45:04Z 2021-03-22T12:45:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Joao Paulo Ursulino; BARBOSA, Denise Silveira; SANTOS, Marcos Silva; RIBEIRO, Rafaela de Medeiros; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; BARBOSA, Joao Ilo Coelho. Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Joao Paulo Ursulino; BARBOSA, Denise Silveira; SANTOS, Marcos Silva; RIBEIRO, Rafaela de Medeiros; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; BARBOSA, Joao Ilo Coelho. Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028758004695040 |