Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Joao Paulo Ursulino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbosa, Denise Silveira, Santos, Marcos Silva, Ribeiro, Rafaela de Medeiros, Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de, Barbosa, Joao Ilo Coelho
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360
Resumo: Um dos problemas mais recorrentes em âmbito escolar são as manifestações de violência entre alunos, em especial o bullying. Conceituado na década de 70 por Dan Olweus, o bullying refere-se a uma manifestação de violência intencional entre pares que produz uma relação assimétrica de poder. Há discussões sobre o número de episódios de violência necessários para se caracterizar o bullying, mas é consensual que essa prática tão comum e banalizada produza efeitos negativos na história de vida dos envolvidos. Pensando nisso, o projeto Psicoeduca – vinculado ao Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (LEAC) – foi criado para intervir em escolas públicas da cidade de Fortaleza com o objetivo de reduzir a ocorrência de práticas de bullying e aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente aceitos. A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e das Habilidades Sociais, o projeto, que conta com seis extensionistas, intervém com os profissionais da escola, alunos e seus familiares por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas vivenciais, role playing e criação de fanzines. Além disso, está sendo desenvolvido um curso de capacitação de professores com o objetivo de que estes possam identificar e intervir de maneira adequada em possíveis episódios de bullying, bem como uma cartilha de orientação para encaminhamentos, quando se tornem necessários. Dados preliminares obtidos pelo projeto justificam a necessidade de intervenções desta natureza em escolas, visto a magnitude do problema e a carência de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência nas escolas.
id UFC-7_d94d3522a39963d81acc0bb02f5f4262
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57360
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)BullyingAvaliação do comportamentoAnálise do comportamentoHabilidades sociaisViolência na escola - PrevençãoUm dos problemas mais recorrentes em âmbito escolar são as manifestações de violência entre alunos, em especial o bullying. Conceituado na década de 70 por Dan Olweus, o bullying refere-se a uma manifestação de violência intencional entre pares que produz uma relação assimétrica de poder. Há discussões sobre o número de episódios de violência necessários para se caracterizar o bullying, mas é consensual que essa prática tão comum e banalizada produza efeitos negativos na história de vida dos envolvidos. Pensando nisso, o projeto Psicoeduca – vinculado ao Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (LEAC) – foi criado para intervir em escolas públicas da cidade de Fortaleza com o objetivo de reduzir a ocorrência de práticas de bullying e aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente aceitos. A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e das Habilidades Sociais, o projeto, que conta com seis extensionistas, intervém com os profissionais da escola, alunos e seus familiares por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas vivenciais, role playing e criação de fanzines. Além disso, está sendo desenvolvido um curso de capacitação de professores com o objetivo de que estes possam identificar e intervir de maneira adequada em possíveis episódios de bullying, bem como uma cartilha de orientação para encaminhamentos, quando se tornem necessários. Dados preliminares obtidos pelo projeto justificam a necessidade de intervenções desta natureza em escolas, visto a magnitude do problema e a carência de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência nas escolas.Universidade Federal do Ceará2021-03-22T12:45:04Z2021-03-22T12:45:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCUNHA, Joao Paulo Ursulino; BARBOSA, Denise Silveira; SANTOS, Marcos Silva; RIBEIRO, Rafaela de Medeiros; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; BARBOSA, Joao Ilo Coelho. Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360Cunha, Joao Paulo UrsulinoBarbosa, Denise SilveiraSantos, Marcos SilvaRibeiro, Rafaela de MedeirosOliveira, Taciana Cordeiro Dantas deBarbosa, Joao Ilo Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:39:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57360Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:53.590820Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
title Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
spellingShingle Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
Cunha, Joao Paulo Ursulino
Bullying
Avaliação do comportamento
Análise do comportamento
Habilidades sociais
Violência na escola - Prevenção
title_short Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
title_full Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
title_fullStr Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
title_full_unstemmed Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
title_sort Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228)
author Cunha, Joao Paulo Ursulino
author_facet Cunha, Joao Paulo Ursulino
Barbosa, Denise Silveira
Santos, Marcos Silva
Ribeiro, Rafaela de Medeiros
Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de
Barbosa, Joao Ilo Coelho
author_role author
author2 Barbosa, Denise Silveira
Santos, Marcos Silva
Ribeiro, Rafaela de Medeiros
Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de
Barbosa, Joao Ilo Coelho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Joao Paulo Ursulino
Barbosa, Denise Silveira
Santos, Marcos Silva
Ribeiro, Rafaela de Medeiros
Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de
Barbosa, Joao Ilo Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Avaliação do comportamento
Análise do comportamento
Habilidades sociais
Violência na escola - Prevenção
topic Bullying
Avaliação do comportamento
Análise do comportamento
Habilidades sociais
Violência na escola - Prevenção
description Um dos problemas mais recorrentes em âmbito escolar são as manifestações de violência entre alunos, em especial o bullying. Conceituado na década de 70 por Dan Olweus, o bullying refere-se a uma manifestação de violência intencional entre pares que produz uma relação assimétrica de poder. Há discussões sobre o número de episódios de violência necessários para se caracterizar o bullying, mas é consensual que essa prática tão comum e banalizada produza efeitos negativos na história de vida dos envolvidos. Pensando nisso, o projeto Psicoeduca – vinculado ao Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento (LEAC) – foi criado para intervir em escolas públicas da cidade de Fortaleza com o objetivo de reduzir a ocorrência de práticas de bullying e aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente aceitos. A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento e das Habilidades Sociais, o projeto, que conta com seis extensionistas, intervém com os profissionais da escola, alunos e seus familiares por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas vivenciais, role playing e criação de fanzines. Além disso, está sendo desenvolvido um curso de capacitação de professores com o objetivo de que estes possam identificar e intervir de maneira adequada em possíveis episódios de bullying, bem como uma cartilha de orientação para encaminhamentos, quando se tornem necessários. Dados preliminares obtidos pelo projeto justificam a necessidade de intervenções desta natureza em escolas, visto a magnitude do problema e a carência de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência nas escolas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-03-22T12:45:04Z
2021-03-22T12:45:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Joao Paulo Ursulino; BARBOSA, Denise Silveira; SANTOS, Marcos Silva; RIBEIRO, Rafaela de Medeiros; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; BARBOSA, Joao Ilo Coelho. Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360
identifier_str_mv CUNHA, Joao Paulo Ursulino; BARBOSA, Denise Silveira; SANTOS, Marcos Silva; RIBEIRO, Rafaela de Medeiros; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; BARBOSA, Joao Ilo Coelho. Psicoeduca - contribuições da análise do comportamento para a educação (CB.2016.PJ.0228). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028758004695040