A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Thaís Kelly da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53779
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar qual papel da família no cotidiano escolar para melhorar a aprendizagem das crianças no 3º ano do Ensino Fundamental de escola pública de Fortaleza-CE. A observação do tempo do estágio em duas escolas públicas de Fortaleza, em três salas de aula, onde as narrativas mostraram a importância que tem um responsável pela educação das crianças, fez emergir a intenção desta pesquisa. A relação entre família e escola é primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, especialmente o interesse dos responsáveis pelo seu dia-a-dia na escola. Porque o desenvolvimento humano se dar basicamente nas suas interações sociais, em que o pensamento e a linguagem mantêm uma relação determinante nesse processo. A pesquisa teve como questão principal: que importantes contribuições a família desenvolve para o aprendizado do aluno do 3° ano do ensino fundamental, em duas instituições públicas de Fortaleza-CE? Esta pesquisa se desenvolveu como um Estudo de caso, com abordagem qualitativa e técnicas da observação participante, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa descritiva. Foram aplicados questionários aos responsáveis de 13 alunos, dos 20 que aceitaram participar da pesquisa, dos 30 convidados. Diante dos dados, concluem-se que há dois grupos de responsáveis nas duas escolas, os que são proativos no apoio escolar aos filhos, por isso, geralmente tem bom rendimento escolar. E os que não participam ativamente da vida escolar dos filhos, deixando toda tutela pra escola, por isso, são por vezes alunos com baixo rendimento escolar. De modo geral, a maioria dos responsáveis acompanham as atividades de casa; somente procuram o professor quando convocados, ao mesmo tempo em que indicam serem eles e a escola (em parceria), responsáveis pela educação dos filhos. Enfim, o grande desafio da escola é promover um canal de comunicação exitoso entre ela e os responsáveis, para que os mesmos sintam-se parte da escola e ajudem a desenvolver cada vez melhor sujeitos de bem, capazes de transformar a sociedade.
id UFC-7_db05760e8f172a3f4dbbc74a89e4b198
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53779
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do alunoInteração socialResponsáveisEscolaDesenvolvimentoApoio escolarO presente trabalho tem por objetivo investigar qual papel da família no cotidiano escolar para melhorar a aprendizagem das crianças no 3º ano do Ensino Fundamental de escola pública de Fortaleza-CE. A observação do tempo do estágio em duas escolas públicas de Fortaleza, em três salas de aula, onde as narrativas mostraram a importância que tem um responsável pela educação das crianças, fez emergir a intenção desta pesquisa. A relação entre família e escola é primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, especialmente o interesse dos responsáveis pelo seu dia-a-dia na escola. Porque o desenvolvimento humano se dar basicamente nas suas interações sociais, em que o pensamento e a linguagem mantêm uma relação determinante nesse processo. A pesquisa teve como questão principal: que importantes contribuições a família desenvolve para o aprendizado do aluno do 3° ano do ensino fundamental, em duas instituições públicas de Fortaleza-CE? Esta pesquisa se desenvolveu como um Estudo de caso, com abordagem qualitativa e técnicas da observação participante, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa descritiva. Foram aplicados questionários aos responsáveis de 13 alunos, dos 20 que aceitaram participar da pesquisa, dos 30 convidados. Diante dos dados, concluem-se que há dois grupos de responsáveis nas duas escolas, os que são proativos no apoio escolar aos filhos, por isso, geralmente tem bom rendimento escolar. E os que não participam ativamente da vida escolar dos filhos, deixando toda tutela pra escola, por isso, são por vezes alunos com baixo rendimento escolar. De modo geral, a maioria dos responsáveis acompanham as atividades de casa; somente procuram o professor quando convocados, ao mesmo tempo em que indicam serem eles e a escola (em parceria), responsáveis pela educação dos filhos. Enfim, o grande desafio da escola é promover um canal de comunicação exitoso entre ela e os responsáveis, para que os mesmos sintam-se parte da escola e ajudem a desenvolver cada vez melhor sujeitos de bem, capazes de transformar a sociedade.Lopes, Fátima Nobre MariaMoreira, Thaís Kelly da Silva2020-09-02T18:29:54Z2020-09-02T18:29:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOREIRA, Thaís Kelly da Silva. A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno. 2019. 50 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará Fortaleza (CE), 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53779porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T18:29:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53779Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:59.990466Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno
title A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno
spellingShingle A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno
Moreira, Thaís Kelly da Silva
Interação social
Responsáveis
Escola
Desenvolvimento
Apoio escolar
title_short A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno
title_full A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno
title_fullStr A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno
title_full_unstemmed A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno
title_sort A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno
author Moreira, Thaís Kelly da Silva
author_facet Moreira, Thaís Kelly da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Fátima Nobre Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Thaís Kelly da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social
Responsáveis
Escola
Desenvolvimento
Apoio escolar
topic Interação social
Responsáveis
Escola
Desenvolvimento
Apoio escolar
description O presente trabalho tem por objetivo investigar qual papel da família no cotidiano escolar para melhorar a aprendizagem das crianças no 3º ano do Ensino Fundamental de escola pública de Fortaleza-CE. A observação do tempo do estágio em duas escolas públicas de Fortaleza, em três salas de aula, onde as narrativas mostraram a importância que tem um responsável pela educação das crianças, fez emergir a intenção desta pesquisa. A relação entre família e escola é primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, especialmente o interesse dos responsáveis pelo seu dia-a-dia na escola. Porque o desenvolvimento humano se dar basicamente nas suas interações sociais, em que o pensamento e a linguagem mantêm uma relação determinante nesse processo. A pesquisa teve como questão principal: que importantes contribuições a família desenvolve para o aprendizado do aluno do 3° ano do ensino fundamental, em duas instituições públicas de Fortaleza-CE? Esta pesquisa se desenvolveu como um Estudo de caso, com abordagem qualitativa e técnicas da observação participante, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa descritiva. Foram aplicados questionários aos responsáveis de 13 alunos, dos 20 que aceitaram participar da pesquisa, dos 30 convidados. Diante dos dados, concluem-se que há dois grupos de responsáveis nas duas escolas, os que são proativos no apoio escolar aos filhos, por isso, geralmente tem bom rendimento escolar. E os que não participam ativamente da vida escolar dos filhos, deixando toda tutela pra escola, por isso, são por vezes alunos com baixo rendimento escolar. De modo geral, a maioria dos responsáveis acompanham as atividades de casa; somente procuram o professor quando convocados, ao mesmo tempo em que indicam serem eles e a escola (em parceria), responsáveis pela educação dos filhos. Enfim, o grande desafio da escola é promover um canal de comunicação exitoso entre ela e os responsáveis, para que os mesmos sintam-se parte da escola e ajudem a desenvolver cada vez melhor sujeitos de bem, capazes de transformar a sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-02T18:29:54Z
2020-09-02T18:29:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Thaís Kelly da Silva. A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno. 2019. 50 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará Fortaleza (CE), 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53779
identifier_str_mv MOREIRA, Thaís Kelly da Silva. A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno. 2019. 50 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará Fortaleza (CE), 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028794429079552