Relação família versus escola: influência dessa interação no desenvolvimento do aluno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1243 |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso analisa a influência da relação família e escola para a otimização do trabalho educativo e formativo. Contudo, é pertinente afirmar que a relação família escola tem histórico de conflitos, cada um deve desempenhar seu papel no processo de aprendizagem das crianças, porém, em alguns casos a relação escola-família parece andar em contramão, mesmo as duas instâncias tendo como objetivo o desenvolvimento intelectual e moral das crianças, esses conflitos estão sempre presentes na relação. Nesse sentido, cabe a cada instituição procurar assumir seu papel no desenvolvimento da criança, que consiste em identificar o problemapara criar uma ponte para que possa transitar as ideias e colocar em prática os projetos intervencionistas. Este trabalho,ao buscar entender as percepções dos professores acerca do fenômeno pesquisado, que preliminarmenteestão relacionadas a falta de interesse dos pais em participar das reuniões, buscamos também escutar os pais com os seus motivos de não comparecer às referidas reuniões. Para se chegar aos referidos achados, buscamos empreender esse estudo que se pautou nos pressupostos teóricos da Pesquisa-Ação, esta é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, no qual o pesquisador e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. |
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2016-09-21T19:01:03Z2016-09-21T19:01:03Z2016-09-21https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1243Esse trabalho de conclusão de curso analisa a influência da relação família e escola para a otimização do trabalho educativo e formativo. Contudo, é pertinente afirmar que a relação família escola tem histórico de conflitos, cada um deve desempenhar seu papel no processo de aprendizagem das crianças, porém, em alguns casos a relação escola-família parece andar em contramão, mesmo as duas instâncias tendo como objetivo o desenvolvimento intelectual e moral das crianças, esses conflitos estão sempre presentes na relação. Nesse sentido, cabe a cada instituição procurar assumir seu papel no desenvolvimento da criança, que consiste em identificar o problemapara criar uma ponte para que possa transitar as ideias e colocar em prática os projetos intervencionistas. Este trabalho,ao buscar entender as percepções dos professores acerca do fenômeno pesquisado, que preliminarmenteestão relacionadas a falta de interesse dos pais em participar das reuniões, buscamos também escutar os pais com os seus motivos de não comparecer às referidas reuniões. Para se chegar aos referidos achados, buscamos empreender esse estudo que se pautou nos pressupostos teóricos da Pesquisa-Ação, esta é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, no qual o pesquisador e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.This course conclusion work analyzes the influence of the family relationship and school to optimize the educational and training work. However, it is unreasonable to assume that the family school relationship has a history of conflict, each must play its role in the learning process of children, however, in some cases school-family relationship seems to go in the opposite direction, even if the two instances aiming the intellectual and moral development of children, these conflicts are always present in the relationship. In this sense, it is up to each institution to try to seize its role in child development, which is to identify the problem to create a bridge so you can carry over the ideas and implement interventional projects. This work, to seek to understand the perceptions of teachers about the researched phenomenon, which preliminarily are elated to lack of interest of parents to attend meetings, seek also listen to parents with their reasons for not attend those meetings. To reach these findings, we seek to undertake this study was based on theoretical assumptions of Action Research, this is a kind of social research with empirical basis that is designed and built in close association with an action or solving a problem collective, in which the researcher and the participants representative of the situation or problem are involved in a cooperative and participatory way.Esse trabalho de conclusão de curso analisa a influência da relação família e escola para a otimização do trabalho educativo e formativo. Contudo, é pertinente afirmar que a relação família escola tem histórico de conflitos, cada um deve desempenhar seu papel no processo de aprendizagem das crianças, porém, em alguns casos a relação escola-família parece andar em contramão, mesmo as duas instâncias tendo como objetivo o desenvolvimento intelectual e moral das crianças, esses conflitos estão sempre presentes na relação. Nesse sentido, cabe a cada instituição procurar assumir seu papel no desenvolvimento da criança, que consiste em identificar o problemapara criar uma ponte para que possa transitar as ideias e colocar em prática os projetos intervencionistas. Este trabalho,ao buscar entender as percepções dos professores acerca do fenômeno pesquisado, que preliminarmenteestão relacionadas a falta de interesse dos pais em participar das reuniões, buscamos também escutar os pais com os seus motivos de não compare cer às referidas reuniões. Para se chegar aos referidos achados, buscamos empreender esse estudo que se pautou nos pressupostos teóricos da Pesquisa-Ação, esta é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, no qual o pesquisador e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.Submitted by Sueleém Brito (su.eleem.brito@gmail.com) on 2016-09-21T19:01:03Z No. of bitstreams: 1 RMRO21092016: 1628731 bytes, checksum: e30a82516a133d5ad2943f115f8ee253 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-21T19:01:03Z (GMT). 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