Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denize de Melo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marinho, Gabrielle Silva, Lima, Marcos Antônio Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39163
Resumo: Perceber as dificuldades de aprendizagem mediante os resultados oriundos de diversos modelos de avaliação externa não é tarefa fácil. Bem como planejar intervenções para superar essas dificuldades. Observando esta realidade entender a visão dos gestores como organizadores da dinâmica escolar, assim como, refletir sobre as metodologias que integram a grade curricular de ensino nas escolas, bem como compreender o processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os diferentes enfoques didáticos, de certa forma é um compromisso com os setores da educação interessados. Nesta pesquisa parte-se da percepção dos diretores das escolas municipais de Fortaleza-CE, Buscando, assim, apresentar de forma colaborativa sobre a formulação de questionamentos relativa a esse processo de avaliação, que perpassa a sala de aula e evidenciar o papel do gestor na organização do espaço escolar, suas observações inerentes ao cotidiano da escola, nuances e desafios, atendendo uma perspectiva qualitativa e eficaz. [...]
id UFC-7_db8a55b85575227408dbfa6e80bacb22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39163
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de FortalezaAprendizagemProcesso de Ensino-AprendizagemPlanejamentoPerceber as dificuldades de aprendizagem mediante os resultados oriundos de diversos modelos de avaliação externa não é tarefa fácil. Bem como planejar intervenções para superar essas dificuldades. Observando esta realidade entender a visão dos gestores como organizadores da dinâmica escolar, assim como, refletir sobre as metodologias que integram a grade curricular de ensino nas escolas, bem como compreender o processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os diferentes enfoques didáticos, de certa forma é um compromisso com os setores da educação interessados. Nesta pesquisa parte-se da percepção dos diretores das escolas municipais de Fortaleza-CE, Buscando, assim, apresentar de forma colaborativa sobre a formulação de questionamentos relativa a esse processo de avaliação, que perpassa a sala de aula e evidenciar o papel do gestor na organização do espaço escolar, suas observações inerentes ao cotidiano da escola, nuances e desafios, atendendo uma perspectiva qualitativa e eficaz. [...]2019-01-24T18:45:50Z2019-01-24T18:45:50Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Denize de Melo; MARINHO, Gabrielle Silva; LIMA, Marcos Antônio Martins. Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 694-704.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39163Silva, Denize de MeloMarinho, Gabrielle SilvaLima, Marcos Antônio Martinsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39163Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza
title Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza
Silva, Denize de Melo
Aprendizagem
Processo de Ensino-Aprendizagem
Planejamento
title_short Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza
title_full Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza
title_sort Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza
author Silva, Denize de Melo
author_facet Silva, Denize de Melo
Marinho, Gabrielle Silva
Lima, Marcos Antônio Martins
author_role author
author2 Marinho, Gabrielle Silva
Lima, Marcos Antônio Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denize de Melo
Marinho, Gabrielle Silva
Lima, Marcos Antônio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Processo de Ensino-Aprendizagem
Planejamento
topic Aprendizagem
Processo de Ensino-Aprendizagem
Planejamento
description Perceber as dificuldades de aprendizagem mediante os resultados oriundos de diversos modelos de avaliação externa não é tarefa fácil. Bem como planejar intervenções para superar essas dificuldades. Observando esta realidade entender a visão dos gestores como organizadores da dinâmica escolar, assim como, refletir sobre as metodologias que integram a grade curricular de ensino nas escolas, bem como compreender o processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os diferentes enfoques didáticos, de certa forma é um compromisso com os setores da educação interessados. Nesta pesquisa parte-se da percepção dos diretores das escolas municipais de Fortaleza-CE, Buscando, assim, apresentar de forma colaborativa sobre a formulação de questionamentos relativa a esse processo de avaliação, que perpassa a sala de aula e evidenciar o papel do gestor na organização do espaço escolar, suas observações inerentes ao cotidiano da escola, nuances e desafios, atendendo uma perspectiva qualitativa e eficaz. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-24T18:45:50Z
2019-01-24T18:45:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Denize de Melo; MARINHO, Gabrielle Silva; LIMA, Marcos Antônio Martins. Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 694-704.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39163
identifier_str_mv SILVA, Denize de Melo; MARINHO, Gabrielle Silva; LIMA, Marcos Antônio Martins. Dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas públicas de Fortaleza. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 694-704.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935811592847360