As concepções das crianças sobre as características de uma boa professora de educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7346 |
Resumo: | Analisa as concepções das crianças sobre as características de uma boa professora de Educação Infantil em instituições pré-escolares com propostas pedagógicas distintas no que se refere à rotina - em especial, o lugar das brincadeiras - aos espaços, aos materiais e às interações estabelecidas pela professora com a criança. O estudo contou com o apoio de algumas contribuições das teorias sóciointeracionistas de desenvolvimento humano, de Wallon (2007) e Vygotysky (2008), e com literaturaa acerca da profissionalidade específica da professora de Educação Infantil, de alguns autores que estabelecem novas perspectivas sociológicas e pedagógicas em torno desse tema (CAMPOS, 1994; CAMPOS e ROSEMBERG, 1995; CAMPOS e CRUZ, 2006; CRUZ, 2008; GOMES, 2009; MACHADO, 1998; 2002; KISHIMOTO e PINAZZA, 2007; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2002; 2008; PERRENOUD, 2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em duas instituições privadas de Fortaleza. Os dados foram coletados mediante de observação, entrevista coletiva com quatro crianças de cinco anos de idade (dois meninos e duas meninas), em duas instituições com propostas pedagógicas distintas, entrevista com coordenadoras, análise das propostas pedagógicas (escritas e em curso) das instituições e aplicação de questionário com as professoras e as famílias das crianças. Os recursos utilizados para o registro das informações foram gravador de voz, filmadora, câmera fotográfica e diário de campo. A análise dos dados revelou que as respostas das crianças, especialmente das meninas, sobre como deve ser uma boa professora, focaram características estéticas e físicas (“bonita”, “cabelo pintado, cacheado, grande, cortado”) e estado/modo de ser (“feliz”,”legal”, carinhosa, receptiva). No que diz respeito às atividades que esta professora deve fazer, foram citadas, sobretudo: “deixar brincar, beber água, usar o banheiro, lanchar e desenhar”, contar histórias, “não botar de castigo”, “não gritar”, “aprender coisas pra ensinar as crianças”, “dizer para os alunos que não pode brigar”. O castigo e a necessidade de permissão para brincar e usar os espaços e materiais e de boa receptividade da professora foram mencionados com maior recorrência pelas crianças que frequentam a instituição cuja proposta pedagógica em curso parece mais centralizada na figura da professora. A sensibilidade por parte da professora em atender às solicitações das crianças, sua participação em brincadeiras e ausência de castigo aparecem como características apontadas pelas crianças da instituição na qual a proposta pedagógica em curso parece promover uma prática orientada para o desenvolvimento da autonomia da criança. Os aspectos enumerados pelas crianças parecem se relacionar também com o estilo das interações que as professoras das instituições estabelecem com as crianças. As opiniões destas são reveladoras de sua competência em opinar sobre as situações que lhes dizem respeito mais diretamente e, portanto, precisam ser consideradas pelas professoras, em suas práticas pedagógicas. Além disso, refletir sobre o conteúdo revelado pelas falas das crianças poderá ser bastante útil na avaliação da proposta pedagógica das instituições e na formação dos seus profissionais. |
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As concepções das crianças sobre as características de uma boa professora de educação infantilThe conceptions of children on the characteristics of a good teacher of early childhood educationProfessor of Early Childhood EducationPedagogicalEducação infantil – EnsinoProfessores de educação pré-escolarEducação pré-escolarProfessores – FormaçãoAnalisa as concepções das crianças sobre as características de uma boa professora de Educação Infantil em instituições pré-escolares com propostas pedagógicas distintas no que se refere à rotina - em especial, o lugar das brincadeiras - aos espaços, aos materiais e às interações estabelecidas pela professora com a criança. O estudo contou com o apoio de algumas contribuições das teorias sóciointeracionistas de desenvolvimento humano, de Wallon (2007) e Vygotysky (2008), e com literaturaa acerca da profissionalidade específica da professora de Educação Infantil, de alguns autores que estabelecem novas perspectivas sociológicas e pedagógicas em torno desse tema (CAMPOS, 1994; CAMPOS e ROSEMBERG, 1995; CAMPOS e CRUZ, 2006; CRUZ, 2008; GOMES, 2009; MACHADO, 1998; 2002; KISHIMOTO e PINAZZA, 2007; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2002; 2008; PERRENOUD, 2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em duas instituições privadas de Fortaleza. Os dados foram coletados mediante de observação, entrevista coletiva com quatro crianças de cinco anos de idade (dois meninos e duas meninas), em duas instituições com propostas pedagógicas distintas, entrevista com coordenadoras, análise das propostas pedagógicas (escritas e em curso) das instituições e aplicação de questionário com as professoras e as famílias das crianças. Os recursos utilizados para o registro das informações foram gravador de voz, filmadora, câmera fotográfica e diário de campo. A análise dos dados revelou que as respostas das crianças, especialmente das meninas, sobre como deve ser uma boa professora, focaram características estéticas e físicas (“bonita”, “cabelo pintado, cacheado, grande, cortado”) e estado/modo de ser (“feliz”,”legal”, carinhosa, receptiva). No que diz respeito às atividades que esta professora deve fazer, foram citadas, sobretudo: “deixar brincar, beber água, usar o banheiro, lanchar e desenhar”, contar histórias, “não botar de castigo”, “não gritar”, “aprender coisas pra ensinar as crianças”, “dizer para os alunos que não pode brigar”. O castigo e a necessidade de permissão para brincar e usar os espaços e materiais e de boa receptividade da professora foram mencionados com maior recorrência pelas crianças que frequentam a instituição cuja proposta pedagógica em curso parece mais centralizada na figura da professora. A sensibilidade por parte da professora em atender às solicitações das crianças, sua participação em brincadeiras e ausência de castigo aparecem como características apontadas pelas crianças da instituição na qual a proposta pedagógica em curso parece promover uma prática orientada para o desenvolvimento da autonomia da criança. Os aspectos enumerados pelas crianças parecem se relacionar também com o estilo das interações que as professoras das instituições estabelecem com as crianças. As opiniões destas são reveladoras de sua competência em opinar sobre as situações que lhes dizem respeito mais diretamente e, portanto, precisam ser consideradas pelas professoras, em suas práticas pedagógicas. Além disso, refletir sobre o conteúdo revelado pelas falas das crianças poderá ser bastante útil na avaliação da proposta pedagógica das instituições e na formação dos seus profissionais.www.teses.ufc.brCruz, Rosimeire Costa de AndradeFarias, Kátia Cristina Fernandes2014-02-21T14:11:00Z2014-02-21T14:11:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS, Kátia Cristina Fernandes. As concepções das crianças sobre as características de uma boa professora de educação infantil. 2012. 156f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7346porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-13T12:55:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7346Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:08.033358Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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