Atividades psicomotoras: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Ao trabalhar a psicomotricidade e cognição das crianças de forma precoce podemos prevenir futuros atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. OBJETIVO: Demostrar estratégias de intervenção para o treino psicomotor em crianças que apresentaram alteração no desenvolvimento segundo a escala de Avaliação Funcional Visual. METODOLOGIA: relato de experiência no desenvolvimento de estratégias de atenção ao desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial para crianças de 1 a 3 anos. RESULTADOS: Fases do circuito: Reconhecimento no espelho: Reconhecer a si mesmas e partes do seu corpo, sendo comprovado através da verbalização do próprio nome ou “eu” e apontar para o reflexo das estruturas corporais solicitadas. Reprodução de Linhas e Formas: Cobrir desenhos pontilhados, com traços visíveis e precisos. Imitação: Imitar gestos faciais e posturas. Encaixar argolas: Encaixar argolas em pinos, preferencialmente, em ordem de tamanho decrescente de forma ágil e precisa. Saltar sobre cordas: Saltar, com os pés juntos sobre cordas estendidas no solo. Discos proprioceptivos: Pisar em cada disco por vez, com alternância dos pés. Saltar sobre bastão: Um bastão era colocado a cerca de 10 cm do solo, sobre o qual a criança deveria saltar. Atravessar túnel em gatas: Passar por dentro de um túnel instável (“Minhocão”) que estava disposto sobre um tatame, de forma rápida e equilibrada. Desviar obstáculos: Obstáculos são dispostos alternadamente para que a criança passasse por eles mudando de direção. Jogar bola no cesto Ser capaz de acertar 3 bolinhas em um cesto a uma distância de 1metro. CONCLUSÃO: A experiência com o circuito psicomotor me fez perceber de forma prática a importância das atividades corporais, que desenvolvem nas crianças capacidades motoras e psicológicas através da familiarização com o brincar terapêutico. Atividades psicomotoras: Relato de experiência (Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil) QC00.2000.PG.1404. |
id |
UFC-7_de1916bb2774b3750102c79ff95c846d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/62598 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades psicomotoras: relato de experiênciaPsicomotricidadeCognição em criançasDesenvolvimento infantilINTRODUÇÃO: Ao trabalhar a psicomotricidade e cognição das crianças de forma precoce podemos prevenir futuros atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. OBJETIVO: Demostrar estratégias de intervenção para o treino psicomotor em crianças que apresentaram alteração no desenvolvimento segundo a escala de Avaliação Funcional Visual. METODOLOGIA: relato de experiência no desenvolvimento de estratégias de atenção ao desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial para crianças de 1 a 3 anos. RESULTADOS: Fases do circuito: Reconhecimento no espelho: Reconhecer a si mesmas e partes do seu corpo, sendo comprovado através da verbalização do próprio nome ou “eu” e apontar para o reflexo das estruturas corporais solicitadas. Reprodução de Linhas e Formas: Cobrir desenhos pontilhados, com traços visíveis e precisos. Imitação: Imitar gestos faciais e posturas. Encaixar argolas: Encaixar argolas em pinos, preferencialmente, em ordem de tamanho decrescente de forma ágil e precisa. Saltar sobre cordas: Saltar, com os pés juntos sobre cordas estendidas no solo. Discos proprioceptivos: Pisar em cada disco por vez, com alternância dos pés. Saltar sobre bastão: Um bastão era colocado a cerca de 10 cm do solo, sobre o qual a criança deveria saltar. Atravessar túnel em gatas: Passar por dentro de um túnel instável (“Minhocão”) que estava disposto sobre um tatame, de forma rápida e equilibrada. Desviar obstáculos: Obstáculos são dispostos alternadamente para que a criança passasse por eles mudando de direção. Jogar bola no cesto Ser capaz de acertar 3 bolinhas em um cesto a uma distância de 1metro. CONCLUSÃO: A experiência com o circuito psicomotor me fez perceber de forma prática a importância das atividades corporais, que desenvolvem nas crianças capacidades motoras e psicológicas através da familiarização com o brincar terapêutico. Atividades psicomotoras: Relato de experiência (Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil) QC00.2000.PG.1404.Universidade Federal do Ceará2021-11-30T19:01:16Z2021-11-30T19:01:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFEITOSA, Giovanna Monique Pereira; CUNHA, Adrielle; ALBUQUERQUE, Antônio Éder Enzo; GOMES, Italo Martins de Mendonça; FREITAS, Rayane Nobre de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Atividades psicomotoras: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598Feitosa, Giovanna Monique PereiraCunha, AdrielleAlbuquerque, Antônio Éder EnzoGomes, Italo Martins de MendonçaFreitas, Rayane Nobre dePinheiro, Fabiane Elpídio de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:42:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62598Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:42:38Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades psicomotoras: relato de experiência |
title |
Atividades psicomotoras: relato de experiência |
spellingShingle |
Atividades psicomotoras: relato de experiência Feitosa, Giovanna Monique Pereira Psicomotricidade Cognição em crianças Desenvolvimento infantil |
title_short |
Atividades psicomotoras: relato de experiência |
title_full |
Atividades psicomotoras: relato de experiência |
title_fullStr |
Atividades psicomotoras: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Atividades psicomotoras: relato de experiência |
title_sort |
Atividades psicomotoras: relato de experiência |
author |
Feitosa, Giovanna Monique Pereira |
author_facet |
Feitosa, Giovanna Monique Pereira Cunha, Adrielle Albuquerque, Antônio Éder Enzo Gomes, Italo Martins de Mendonça Freitas, Rayane Nobre de Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Adrielle Albuquerque, Antônio Éder Enzo Gomes, Italo Martins de Mendonça Freitas, Rayane Nobre de Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Giovanna Monique Pereira Cunha, Adrielle Albuquerque, Antônio Éder Enzo Gomes, Italo Martins de Mendonça Freitas, Rayane Nobre de Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Cognição em crianças Desenvolvimento infantil |
topic |
Psicomotricidade Cognição em crianças Desenvolvimento infantil |
description |
INTRODUÇÃO: Ao trabalhar a psicomotricidade e cognição das crianças de forma precoce podemos prevenir futuros atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. OBJETIVO: Demostrar estratégias de intervenção para o treino psicomotor em crianças que apresentaram alteração no desenvolvimento segundo a escala de Avaliação Funcional Visual. METODOLOGIA: relato de experiência no desenvolvimento de estratégias de atenção ao desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial para crianças de 1 a 3 anos. RESULTADOS: Fases do circuito: Reconhecimento no espelho: Reconhecer a si mesmas e partes do seu corpo, sendo comprovado através da verbalização do próprio nome ou “eu” e apontar para o reflexo das estruturas corporais solicitadas. Reprodução de Linhas e Formas: Cobrir desenhos pontilhados, com traços visíveis e precisos. Imitação: Imitar gestos faciais e posturas. Encaixar argolas: Encaixar argolas em pinos, preferencialmente, em ordem de tamanho decrescente de forma ágil e precisa. Saltar sobre cordas: Saltar, com os pés juntos sobre cordas estendidas no solo. Discos proprioceptivos: Pisar em cada disco por vez, com alternância dos pés. Saltar sobre bastão: Um bastão era colocado a cerca de 10 cm do solo, sobre o qual a criança deveria saltar. Atravessar túnel em gatas: Passar por dentro de um túnel instável (“Minhocão”) que estava disposto sobre um tatame, de forma rápida e equilibrada. Desviar obstáculos: Obstáculos são dispostos alternadamente para que a criança passasse por eles mudando de direção. Jogar bola no cesto Ser capaz de acertar 3 bolinhas em um cesto a uma distância de 1metro. CONCLUSÃO: A experiência com o circuito psicomotor me fez perceber de forma prática a importância das atividades corporais, que desenvolvem nas crianças capacidades motoras e psicológicas através da familiarização com o brincar terapêutico. Atividades psicomotoras: Relato de experiência (Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil) QC00.2000.PG.1404. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-11-30T19:01:16Z 2021-11-30T19:01:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FEITOSA, Giovanna Monique Pereira; CUNHA, Adrielle; ALBUQUERQUE, Antônio Éder Enzo; GOMES, Italo Martins de Mendonça; FREITAS, Rayane Nobre de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Atividades psicomotoras: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598 |
identifier_str_mv |
FEITOSA, Giovanna Monique Pereira; CUNHA, Adrielle; ALBUQUERQUE, Antônio Éder Enzo; GOMES, Italo Martins de Mendonça; FREITAS, Rayane Nobre de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Atividades psicomotoras: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806550844637184 |