Atividades psicomotoras: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Giovanna Monique Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cunha, Adrielle, Albuquerque, Antônio Éder Enzo, Gomes, Italo Martins de Mendonça, Freitas, Rayane Nobre de, Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598
Resumo: INTRODUÇÃO: Ao trabalhar a psicomotricidade e cognição das crianças de forma precoce podemos prevenir futuros atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. OBJETIVO: Demostrar estratégias de intervenção para o treino psicomotor em crianças que apresentaram alteração no desenvolvimento segundo a escala de Avaliação Funcional Visual. METODOLOGIA: relato de experiência no desenvolvimento de estratégias de atenção ao desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial para crianças de 1 a 3 anos. RESULTADOS: Fases do circuito: Reconhecimento no espelho: Reconhecer a si mesmas e partes do seu corpo, sendo comprovado através da verbalização do próprio nome ou “eu” e apontar para o reflexo das estruturas corporais solicitadas. Reprodução de Linhas e Formas: Cobrir desenhos pontilhados, com traços visíveis e precisos. Imitação: Imitar gestos faciais e posturas. Encaixar argolas: Encaixar argolas em pinos, preferencialmente, em ordem de tamanho decrescente de forma ágil e precisa. Saltar sobre cordas: Saltar, com os pés juntos sobre cordas estendidas no solo. Discos proprioceptivos: Pisar em cada disco por vez, com alternância dos pés. Saltar sobre bastão: Um bastão era colocado a cerca de 10 cm do solo, sobre o qual a criança deveria saltar. Atravessar túnel em gatas: Passar por dentro de um túnel instável (“Minhocão”) que estava disposto sobre um tatame, de forma rápida e equilibrada. Desviar obstáculos: Obstáculos são dispostos alternadamente para que a criança passasse por eles mudando de direção. Jogar bola no cesto Ser capaz de acertar 3 bolinhas em um cesto a uma distância de 1metro. CONCLUSÃO: A experiência com o circuito psicomotor me fez perceber de forma prática a importância das atividades corporais, que desenvolvem nas crianças capacidades motoras e psicológicas através da familiarização com o brincar terapêutico. Atividades psicomotoras: Relato de experiência (Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil) QC00.2000.PG.1404.
id UFC-7_de1916bb2774b3750102c79ff95c846d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62598
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Atividades psicomotoras: relato de experiênciaPsicomotricidadeCognição em criançasDesenvolvimento infantilINTRODUÇÃO: Ao trabalhar a psicomotricidade e cognição das crianças de forma precoce podemos prevenir futuros atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. OBJETIVO: Demostrar estratégias de intervenção para o treino psicomotor em crianças que apresentaram alteração no desenvolvimento segundo a escala de Avaliação Funcional Visual. METODOLOGIA: relato de experiência no desenvolvimento de estratégias de atenção ao desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial para crianças de 1 a 3 anos. RESULTADOS: Fases do circuito: Reconhecimento no espelho: Reconhecer a si mesmas e partes do seu corpo, sendo comprovado através da verbalização do próprio nome ou “eu” e apontar para o reflexo das estruturas corporais solicitadas. Reprodução de Linhas e Formas: Cobrir desenhos pontilhados, com traços visíveis e precisos. Imitação: Imitar gestos faciais e posturas. Encaixar argolas: Encaixar argolas em pinos, preferencialmente, em ordem de tamanho decrescente de forma ágil e precisa. Saltar sobre cordas: Saltar, com os pés juntos sobre cordas estendidas no solo. Discos proprioceptivos: Pisar em cada disco por vez, com alternância dos pés. Saltar sobre bastão: Um bastão era colocado a cerca de 10 cm do solo, sobre o qual a criança deveria saltar. Atravessar túnel em gatas: Passar por dentro de um túnel instável (“Minhocão”) que estava disposto sobre um tatame, de forma rápida e equilibrada. Desviar obstáculos: Obstáculos são dispostos alternadamente para que a criança passasse por eles mudando de direção. Jogar bola no cesto Ser capaz de acertar 3 bolinhas em um cesto a uma distância de 1metro. CONCLUSÃO: A experiência com o circuito psicomotor me fez perceber de forma prática a importância das atividades corporais, que desenvolvem nas crianças capacidades motoras e psicológicas através da familiarização com o brincar terapêutico. Atividades psicomotoras: Relato de experiência (Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil) QC00.2000.PG.1404.Universidade Federal do Ceará2021-11-30T19:01:16Z2021-11-30T19:01:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFEITOSA, Giovanna Monique Pereira; CUNHA, Adrielle; ALBUQUERQUE, Antônio Éder Enzo; GOMES, Italo Martins de Mendonça; FREITAS, Rayane Nobre de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Atividades psicomotoras: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598Feitosa, Giovanna Monique PereiraCunha, AdrielleAlbuquerque, Antônio Éder EnzoGomes, Italo Martins de MendonçaFreitas, Rayane Nobre dePinheiro, Fabiane Elpídio de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:42:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62598Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:42:38Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades psicomotoras: relato de experiência
title Atividades psicomotoras: relato de experiência
spellingShingle Atividades psicomotoras: relato de experiência
Feitosa, Giovanna Monique Pereira
Psicomotricidade
Cognição em crianças
Desenvolvimento infantil
title_short Atividades psicomotoras: relato de experiência
title_full Atividades psicomotoras: relato de experiência
title_fullStr Atividades psicomotoras: relato de experiência
title_full_unstemmed Atividades psicomotoras: relato de experiência
title_sort Atividades psicomotoras: relato de experiência
author Feitosa, Giovanna Monique Pereira
author_facet Feitosa, Giovanna Monique Pereira
Cunha, Adrielle
Albuquerque, Antônio Éder Enzo
Gomes, Italo Martins de Mendonça
Freitas, Rayane Nobre de
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
author_role author
author2 Cunha, Adrielle
Albuquerque, Antônio Éder Enzo
Gomes, Italo Martins de Mendonça
Freitas, Rayane Nobre de
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Giovanna Monique Pereira
Cunha, Adrielle
Albuquerque, Antônio Éder Enzo
Gomes, Italo Martins de Mendonça
Freitas, Rayane Nobre de
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Cognição em crianças
Desenvolvimento infantil
topic Psicomotricidade
Cognição em crianças
Desenvolvimento infantil
description INTRODUÇÃO: Ao trabalhar a psicomotricidade e cognição das crianças de forma precoce podemos prevenir futuros atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. OBJETIVO: Demostrar estratégias de intervenção para o treino psicomotor em crianças que apresentaram alteração no desenvolvimento segundo a escala de Avaliação Funcional Visual. METODOLOGIA: relato de experiência no desenvolvimento de estratégias de atenção ao desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial para crianças de 1 a 3 anos. RESULTADOS: Fases do circuito: Reconhecimento no espelho: Reconhecer a si mesmas e partes do seu corpo, sendo comprovado através da verbalização do próprio nome ou “eu” e apontar para o reflexo das estruturas corporais solicitadas. Reprodução de Linhas e Formas: Cobrir desenhos pontilhados, com traços visíveis e precisos. Imitação: Imitar gestos faciais e posturas. Encaixar argolas: Encaixar argolas em pinos, preferencialmente, em ordem de tamanho decrescente de forma ágil e precisa. Saltar sobre cordas: Saltar, com os pés juntos sobre cordas estendidas no solo. Discos proprioceptivos: Pisar em cada disco por vez, com alternância dos pés. Saltar sobre bastão: Um bastão era colocado a cerca de 10 cm do solo, sobre o qual a criança deveria saltar. Atravessar túnel em gatas: Passar por dentro de um túnel instável (“Minhocão”) que estava disposto sobre um tatame, de forma rápida e equilibrada. Desviar obstáculos: Obstáculos são dispostos alternadamente para que a criança passasse por eles mudando de direção. Jogar bola no cesto Ser capaz de acertar 3 bolinhas em um cesto a uma distância de 1metro. CONCLUSÃO: A experiência com o circuito psicomotor me fez perceber de forma prática a importância das atividades corporais, que desenvolvem nas crianças capacidades motoras e psicológicas através da familiarização com o brincar terapêutico. Atividades psicomotoras: Relato de experiência (Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil) QC00.2000.PG.1404.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-11-30T19:01:16Z
2021-11-30T19:01:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA, Giovanna Monique Pereira; CUNHA, Adrielle; ALBUQUERQUE, Antônio Éder Enzo; GOMES, Italo Martins de Mendonça; FREITAS, Rayane Nobre de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Atividades psicomotoras: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598
identifier_str_mv FEITOSA, Giovanna Monique Pereira; CUNHA, Adrielle; ALBUQUERQUE, Antônio Éder Enzo; GOMES, Italo Martins de Mendonça; FREITAS, Rayane Nobre de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Atividades psicomotoras: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806550844637184