A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Glauber Pontes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guimarães, Marcelo de Almeida, Monte, Francisca Silvania de Sousa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154
Resumo: Em 2009, estudo feito pelo professor Wagner Andriola acerca da evasão na Universidade Federal do Ceará, evidenciou o abandono da universidade por problemas causados principalmente por falta de integração com o ambiente acadêmico e social da instituição. Segundo o estudo características do discente como nível sócio-econômico, habilidades acadêmicas, conhecimentos adquiridos através da educação formal e/ou informal, influenciam diretamente nesta integração e, com o passar do tempo, o estudante passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição que levam-no a persistir no curso ou a evadir. Com base no exposto e buscando-se atender os objetivos do projeto Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias, este trabalho teve por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas no que se refere à opinião discente sobre a coordenação do curso de agronomia, bem como da percepção de sua infraestrutura pelos estudantes. Foram obtidos dados da Avaliação Institucional (AI) que é aplicada semestralmente a estudantes. 455 alunos (79,55% dos matriculados) de graduação participaram da referida AI. Com o fim de mostrar o avanço ou retrocesso após a implantação do projeto um comparativo entre as respostas nos semestres de 2015.1 e 2015.2 foi feito, bem como dados de evasão dos semestres supracitados e 2016.1 provenientes do banco de dados da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD). Atualmente a pesquisa está na fase de tabulação e descrição dos dados. Os resultados posteriormente serão publicados e comparados com dados anteriores.
id UFC-7_de5c437ce26cfd877f7c1e45ee407930
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43154
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasãoEm 2009, estudo feito pelo professor Wagner Andriola acerca da evasão na Universidade Federal do Ceará, evidenciou o abandono da universidade por problemas causados principalmente por falta de integração com o ambiente acadêmico e social da instituição. Segundo o estudo características do discente como nível sócio-econômico, habilidades acadêmicas, conhecimentos adquiridos através da educação formal e/ou informal, influenciam diretamente nesta integração e, com o passar do tempo, o estudante passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição que levam-no a persistir no curso ou a evadir. Com base no exposto e buscando-se atender os objetivos do projeto Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias, este trabalho teve por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas no que se refere à opinião discente sobre a coordenação do curso de agronomia, bem como da percepção de sua infraestrutura pelos estudantes. Foram obtidos dados da Avaliação Institucional (AI) que é aplicada semestralmente a estudantes. 455 alunos (79,55% dos matriculados) de graduação participaram da referida AI. Com o fim de mostrar o avanço ou retrocesso após a implantação do projeto um comparativo entre as respostas nos semestres de 2015.1 e 2015.2 foi feito, bem como dados de evasão dos semestres supracitados e 2016.1 provenientes do banco de dados da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD). Atualmente a pesquisa está na fase de tabulação e descrição dos dados. Os resultados posteriormente serão publicados e comparados com dados anteriores.Universidade Federal do Ceará2019-06-26T18:46:43Z2019-06-26T18:46:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRODRIGUES, Glauber Pontes et al. A coordenação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154Rodrigues, Glauber PontesGuimarães, Marcelo de AlmeidaMonte, Francisca Silvania de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43154Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T18:43:36Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
title A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
spellingShingle A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
Rodrigues, Glauber Pontes
title_short A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
title_full A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
title_fullStr A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
title_full_unstemmed A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
title_sort A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
author Rodrigues, Glauber Pontes
author_facet Rodrigues, Glauber Pontes
Guimarães, Marcelo de Almeida
Monte, Francisca Silvania de Sousa
author_role author
author2 Guimarães, Marcelo de Almeida
Monte, Francisca Silvania de Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Glauber Pontes
Guimarães, Marcelo de Almeida
Monte, Francisca Silvania de Sousa
description Em 2009, estudo feito pelo professor Wagner Andriola acerca da evasão na Universidade Federal do Ceará, evidenciou o abandono da universidade por problemas causados principalmente por falta de integração com o ambiente acadêmico e social da instituição. Segundo o estudo características do discente como nível sócio-econômico, habilidades acadêmicas, conhecimentos adquiridos através da educação formal e/ou informal, influenciam diretamente nesta integração e, com o passar do tempo, o estudante passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição que levam-no a persistir no curso ou a evadir. Com base no exposto e buscando-se atender os objetivos do projeto Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias, este trabalho teve por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas no que se refere à opinião discente sobre a coordenação do curso de agronomia, bem como da percepção de sua infraestrutura pelos estudantes. Foram obtidos dados da Avaliação Institucional (AI) que é aplicada semestralmente a estudantes. 455 alunos (79,55% dos matriculados) de graduação participaram da referida AI. Com o fim de mostrar o avanço ou retrocesso após a implantação do projeto um comparativo entre as respostas nos semestres de 2015.1 e 2015.2 foi feito, bem como dados de evasão dos semestres supracitados e 2016.1 provenientes do banco de dados da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD). Atualmente a pesquisa está na fase de tabulação e descrição dos dados. Os resultados posteriormente serão publicados e comparados com dados anteriores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-26T18:46:43Z
2019-06-26T18:46:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Glauber Pontes et al. A coordenação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154
identifier_str_mv RODRIGUES, Glauber Pontes et al. A coordenação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935821473579008