A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154 |
Resumo: | Em 2009, estudo feito pelo professor Wagner Andriola acerca da evasão na Universidade Federal do Ceará, evidenciou o abandono da universidade por problemas causados principalmente por falta de integração com o ambiente acadêmico e social da instituição. Segundo o estudo características do discente como nível sócio-econômico, habilidades acadêmicas, conhecimentos adquiridos através da educação formal e/ou informal, influenciam diretamente nesta integração e, com o passar do tempo, o estudante passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição que levam-no a persistir no curso ou a evadir. Com base no exposto e buscando-se atender os objetivos do projeto Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias, este trabalho teve por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas no que se refere à opinião discente sobre a coordenação do curso de agronomia, bem como da percepção de sua infraestrutura pelos estudantes. Foram obtidos dados da Avaliação Institucional (AI) que é aplicada semestralmente a estudantes. 455 alunos (79,55% dos matriculados) de graduação participaram da referida AI. Com o fim de mostrar o avanço ou retrocesso após a implantação do projeto um comparativo entre as respostas nos semestres de 2015.1 e 2015.2 foi feito, bem como dados de evasão dos semestres supracitados e 2016.1 provenientes do banco de dados da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD). Atualmente a pesquisa está na fase de tabulação e descrição dos dados. Os resultados posteriormente serão publicados e comparados com dados anteriores. |
id |
UFC-7_de5c437ce26cfd877f7c1e45ee407930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43154 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasãoEm 2009, estudo feito pelo professor Wagner Andriola acerca da evasão na Universidade Federal do Ceará, evidenciou o abandono da universidade por problemas causados principalmente por falta de integração com o ambiente acadêmico e social da instituição. Segundo o estudo características do discente como nível sócio-econômico, habilidades acadêmicas, conhecimentos adquiridos através da educação formal e/ou informal, influenciam diretamente nesta integração e, com o passar do tempo, o estudante passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição que levam-no a persistir no curso ou a evadir. Com base no exposto e buscando-se atender os objetivos do projeto Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias, este trabalho teve por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas no que se refere à opinião discente sobre a coordenação do curso de agronomia, bem como da percepção de sua infraestrutura pelos estudantes. Foram obtidos dados da Avaliação Institucional (AI) que é aplicada semestralmente a estudantes. 455 alunos (79,55% dos matriculados) de graduação participaram da referida AI. Com o fim de mostrar o avanço ou retrocesso após a implantação do projeto um comparativo entre as respostas nos semestres de 2015.1 e 2015.2 foi feito, bem como dados de evasão dos semestres supracitados e 2016.1 provenientes do banco de dados da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD). Atualmente a pesquisa está na fase de tabulação e descrição dos dados. Os resultados posteriormente serão publicados e comparados com dados anteriores.Universidade Federal do Ceará2019-06-26T18:46:43Z2019-06-26T18:46:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRODRIGUES, Glauber Pontes et al. A coordenação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154Rodrigues, Glauber PontesGuimarães, Marcelo de AlmeidaMonte, Francisca Silvania de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43154Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T18:43:36Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão |
title |
A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão |
spellingShingle |
A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão Rodrigues, Glauber Pontes |
title_short |
A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão |
title_full |
A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão |
title_fullStr |
A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão |
title_full_unstemmed |
A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão |
title_sort |
A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão |
author |
Rodrigues, Glauber Pontes |
author_facet |
Rodrigues, Glauber Pontes Guimarães, Marcelo de Almeida Monte, Francisca Silvania de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Marcelo de Almeida Monte, Francisca Silvania de Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Glauber Pontes Guimarães, Marcelo de Almeida Monte, Francisca Silvania de Sousa |
description |
Em 2009, estudo feito pelo professor Wagner Andriola acerca da evasão na Universidade Federal do Ceará, evidenciou o abandono da universidade por problemas causados principalmente por falta de integração com o ambiente acadêmico e social da instituição. Segundo o estudo características do discente como nível sócio-econômico, habilidades acadêmicas, conhecimentos adquiridos através da educação formal e/ou informal, influenciam diretamente nesta integração e, com o passar do tempo, o estudante passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição que levam-no a persistir no curso ou a evadir. Com base no exposto e buscando-se atender os objetivos do projeto Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias, este trabalho teve por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas no que se refere à opinião discente sobre a coordenação do curso de agronomia, bem como da percepção de sua infraestrutura pelos estudantes. Foram obtidos dados da Avaliação Institucional (AI) que é aplicada semestralmente a estudantes. 455 alunos (79,55% dos matriculados) de graduação participaram da referida AI. Com o fim de mostrar o avanço ou retrocesso após a implantação do projeto um comparativo entre as respostas nos semestres de 2015.1 e 2015.2 foi feito, bem como dados de evasão dos semestres supracitados e 2016.1 provenientes do banco de dados da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD). Atualmente a pesquisa está na fase de tabulação e descrição dos dados. Os resultados posteriormente serão publicados e comparados com dados anteriores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-26T18:46:43Z 2019-06-26T18:46:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Glauber Pontes et al. A coordenação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Glauber Pontes et al. A coordenação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935821473579008 |