Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300001h3pc |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590 |
Resumo: | The objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn´t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes. |
id |
UFC-7_de87284cfd542aa366c5b0327b012008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54590 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografiaCartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formationCartografiaFormação de professoresGeografiaEspacialidadeEscalaThe objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn´t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes.O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente.Geosaberes2020-10-13T10:30:09Z2020-10-13T10:30:09Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONSECA, Ricardo Lopes. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 13 dez. 2018.2178-0463http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590ark:/83112/001300001h3pcFonseca, Ricardo Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T16:26:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54590Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:26.214570Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia Cartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formation |
title |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
spellingShingle |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia Fonseca, Ricardo Lopes Cartografia Formação de professores Geografia Espacialidade Escala |
title_short |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
title_full |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
title_fullStr |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
title_full_unstemmed |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
title_sort |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
author |
Fonseca, Ricardo Lopes |
author_facet |
Fonseca, Ricardo Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ricardo Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Formação de professores Geografia Espacialidade Escala |
topic |
Cartografia Formação de professores Geografia Espacialidade Escala |
description |
The objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn´t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-10-13T10:30:09Z 2020-10-13T10:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Ricardo Lopes. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 13 dez. 2018. 2178-0463 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300001h3pc |
identifier_str_mv |
FONSECA, Ricardo Lopes. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 13 dez. 2018. 2178-0463 ark:/83112/001300001h3pc |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Geosaberes |
publisher.none.fl_str_mv |
Geosaberes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373963851497472 |