Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ricardo Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001h3pc
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590
Resumo: The objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn´t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes.
id UFC-7_de87284cfd542aa366c5b0327b012008
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54590
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografiaCartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formationCartografiaFormação de professoresGeografiaEspacialidadeEscalaThe objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn´t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes.O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente.Geosaberes2020-10-13T10:30:09Z2020-10-13T10:30:09Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONSECA, Ricardo Lopes. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 13 dez. 2018.2178-0463http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590ark:/83112/001300001h3pcFonseca, Ricardo Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T16:26:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54590Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:26.214570Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
Cartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formation
title Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
spellingShingle Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
Fonseca, Ricardo Lopes
Cartografia
Formação de professores
Geografia
Espacialidade
Escala
title_short Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
title_full Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
title_fullStr Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
title_full_unstemmed Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
title_sort Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
author Fonseca, Ricardo Lopes
author_facet Fonseca, Ricardo Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ricardo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Formação de professores
Geografia
Espacialidade
Escala
topic Cartografia
Formação de professores
Geografia
Espacialidade
Escala
description The objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn´t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-13T10:30:09Z
2020-10-13T10:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Ricardo Lopes. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 13 dez. 2018.
2178-0463
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001h3pc
identifier_str_mv FONSECA, Ricardo Lopes. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 13 dez. 2018.
2178-0463
ark:/83112/001300001h3pc
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Geosaberes
publisher.none.fl_str_mv Geosaberes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373963851497472