Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Arcênio Meneses da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104462
Resumo: O presente estudo é resultado de reflexões, questionamentos e desafios que tenho enfrentado ao longo de minha prática profissional como professor de Geografia atuando no ensino básico. Desafios de aprender para ensinar e ensinar para aprender a lidar com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em relação ao domínio de alguns conceitos da Geografia, especialmente aqueles relacionados à Cartografia Escolar. A partir dessas e de outras questões, propusemos este estudo com o intuito de discutir e apresentar uma proposta didática fundamentada na prática do esporte Orientação, no sentido de contribuir para a didática da Geografia e para a tarefa de vivenciar as noções espaciais com seus alunos e, ao mesmo tempo, mediar a compreensão e interpretação da linguagem cartográfica de forma mais eficiente e significativa. Entendemos, pois, que essa linguagem não pode ser considerada per se, mas no contexto da construção dos conhecimentos geográficos necessários à participação autônoma dos indivíduos no meio em que vivem. Essa articulação, da modalidade esportiva com os conhecimentos da Cartografia, converge para o uso de mapa e bússola, em que o praticante desse esporte, ao deslocar-se no espaço, num percurso pré-estabelecido, requer domínio da linguagem cartográfica para operar com esses instrumentos próprios da cartografia. Os dados para análises foram obtidos a partir de observações diretas, gravações de áudios e vídeos, e registros em diários reflexivos produzidos pelos professores durante a realização de uma experiência concreta na construção de um mapa durante uma atividade de esporte Orientação. As situações de aprendizagens experimentadas num curso de formação continuada com professores de Geografia...
id UNSP_e485c7be55b186d3c485376f04a60431
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104462
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolarGeography - Study and teachingProfessores - FormaçãoGeografia - Estudo e ensinoCartografia - Estudo e ensinoPercepção espacialO presente estudo é resultado de reflexões, questionamentos e desafios que tenho enfrentado ao longo de minha prática profissional como professor de Geografia atuando no ensino básico. Desafios de aprender para ensinar e ensinar para aprender a lidar com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em relação ao domínio de alguns conceitos da Geografia, especialmente aqueles relacionados à Cartografia Escolar. A partir dessas e de outras questões, propusemos este estudo com o intuito de discutir e apresentar uma proposta didática fundamentada na prática do esporte Orientação, no sentido de contribuir para a didática da Geografia e para a tarefa de vivenciar as noções espaciais com seus alunos e, ao mesmo tempo, mediar a compreensão e interpretação da linguagem cartográfica de forma mais eficiente e significativa. Entendemos, pois, que essa linguagem não pode ser considerada per se, mas no contexto da construção dos conhecimentos geográficos necessários à participação autônoma dos indivíduos no meio em que vivem. Essa articulação, da modalidade esportiva com os conhecimentos da Cartografia, converge para o uso de mapa e bússola, em que o praticante desse esporte, ao deslocar-se no espaço, num percurso pré-estabelecido, requer domínio da linguagem cartográfica para operar com esses instrumentos próprios da cartografia. Os dados para análises foram obtidos a partir de observações diretas, gravações de áudios e vídeos, e registros em diários reflexivos produzidos pelos professores durante a realização de uma experiência concreta na construção de um mapa durante uma atividade de esporte Orientação. As situações de aprendizagens experimentadas num curso de formação continuada com professores de Geografia...This study is the result of questions and challenges I have faced throughout my professional practice as a teacher of Geography working in education. Challenges of learning to teach and teaching to learn to deal with the difficulties of student learning in relation to the domain of some concepts of geography, especially those related to Cartography. From these and other issues, I propose this study in order to discuss and present a proposal based on the teaching practice of Orienteering, in order to equip the teacher of Geography to the task of teaching space concepts to his/her students, and, at the same time, more efficiently and significantly mediate the understanding and interpretation of cartography language. Therefore I understand that this language can not be considered per se, but in the context of the construction of geographical knowledge which is necessary for autonomous participation of individuals in their environment. The articulation of the sport with the knowledge of cartography, converges to the use of map and compass, where the practitioner, when moving over a route, must master language mapping to operate with cartography instruments. The learning situations experienced during a course of continuing education to teachers of Geography, working in municipal schools, held at IFTM Uberaba in 2011, allowed participants to experience of building and developing a map of a route guidance. Data for analysis were obtained from direct observations, audio recordings and videos, and records in daily reflective diaries produced by the teachers during the performance of a concrete experience in building a map. The methodological nature of the research was guided by a qualitative approach, in which subjects actively participated in the research study involving professional practice with the teachers. The activities... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Arcênio Meneses da [UNESP]2014-06-11T19:33:22Z2014-06-11T19:33:22Z2013-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis210 f. : il.application/pdfSILVA, Arcênio Meneses da. Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar. 2013. 210 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.http://hdl.handle.net/11449/104462000709224silva_am_dr_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:05:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104462Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:05:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar
title Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar
spellingShingle Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar
Silva, Arcênio Meneses da [UNESP]
Geography - Study and teaching
Professores - Formação
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia - Estudo e ensino
Percepção espacial
title_short Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar
title_full Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar
title_fullStr Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar
title_full_unstemmed Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar
title_sort Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar
author Silva, Arcênio Meneses da [UNESP]
author_facet Silva, Arcênio Meneses da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pezzato, João Pedro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Arcênio Meneses da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geography - Study and teaching
Professores - Formação
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia - Estudo e ensino
Percepção espacial
topic Geography - Study and teaching
Professores - Formação
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia - Estudo e ensino
Percepção espacial
description O presente estudo é resultado de reflexões, questionamentos e desafios que tenho enfrentado ao longo de minha prática profissional como professor de Geografia atuando no ensino básico. Desafios de aprender para ensinar e ensinar para aprender a lidar com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em relação ao domínio de alguns conceitos da Geografia, especialmente aqueles relacionados à Cartografia Escolar. A partir dessas e de outras questões, propusemos este estudo com o intuito de discutir e apresentar uma proposta didática fundamentada na prática do esporte Orientação, no sentido de contribuir para a didática da Geografia e para a tarefa de vivenciar as noções espaciais com seus alunos e, ao mesmo tempo, mediar a compreensão e interpretação da linguagem cartográfica de forma mais eficiente e significativa. Entendemos, pois, que essa linguagem não pode ser considerada per se, mas no contexto da construção dos conhecimentos geográficos necessários à participação autônoma dos indivíduos no meio em que vivem. Essa articulação, da modalidade esportiva com os conhecimentos da Cartografia, converge para o uso de mapa e bússola, em que o praticante desse esporte, ao deslocar-se no espaço, num percurso pré-estabelecido, requer domínio da linguagem cartográfica para operar com esses instrumentos próprios da cartografia. Os dados para análises foram obtidos a partir de observações diretas, gravações de áudios e vídeos, e registros em diários reflexivos produzidos pelos professores durante a realização de uma experiência concreta na construção de um mapa durante uma atividade de esporte Orientação. As situações de aprendizagens experimentadas num curso de formação continuada com professores de Geografia...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-30
2014-06-11T19:33:22Z
2014-06-11T19:33:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Arcênio Meneses da. Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar. 2013. 210 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/104462
000709224
silva_am_dr_rcla.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv SILVA, Arcênio Meneses da. Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência como cartografia escolar. 2013. 210 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
000709224
silva_am_dr_rcla.pdf
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/104462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649290787094528