“Tia, e a gente só tá aqui hoje porque o Damião morreu?”: trilhando caminhos clínicos, éticos e políticos na saúde mental infantojuvenil de Sobral/CE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70775 |
Resumo: | Este trabalho surge da pesquisa “Programa Pesquisa para o SUS”, que objetivou cartografar as práticas em saúde mental infantojuvenil nas cinco macrorregiões do Ceará. No recorte desta tese, abordou-se um mapeamento das práticas de saúde mental infantojuvenil de Sobral/CE, objetivando traçar um plano de possíveis orientações e caminhos para uma direção clínica, ética e política de trabalho nesse âmbito, sob o viés psicanalítico. Assim, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e exploratória do tipo “Pesquisa-Intervenção”, a partir da análise de Rodas de Conversas realizadas com profissionais de dispositivos da saúde mental infantojuvenil de Sobral e das narrativas provenientes da participação in loco da pesquisadora com o público de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico na cidade. Tal análise baseou-se nos fundamentos teórico-metodológicos psicanalíticos, que têm como especificidade resgatar o lugar da clínica por meio da escuta da singularidade dos sujeitos. A relevância desta pesquisa está em apontar a urgência de discussões que produzam estratégias operacionais de enfrentamento do cenário nacional de retrocesso das práticas de saúde mental infantojuvenil e dos desafios concretos encontrados na realidade de Sobral, além de fazer avançar a teoria e a clínica psicanalíticas. Logo, a pergunta norteadora desta tese é: de que forma a análise das práticas de saúde mental infantojuvenil de Sobral pode auxiliar a pensar caminhos possíveis para uma direção clínico-ético-política de trabalho, a partir dos fundamentos psicanalíticos? Para respondê-la, procurou-se defender como é possível operar concretamente os fundamentos expostos acima nas práticas de saúde mental infantojuvenil, articulando o mandato orientador da política ministerial já regulamentada a nível nacional à análise das especificidades sobralenses. Inicialmente, realizou-se um resgate das políticas e das práticas de saúde mental infantojuvenil no Ceará e em Sobral. Em seguida, identificaram-se os desafios atuais dessas práticas em Sobral, a partir de falas colhidas nas Rodas de Conversas supracitadas, juntamente às vivências oriundas da inserção da pesquisadora nesta rede intersetorial. Apreendeu-se que os desafios se relacionam a aspectos que envolvem a gestão do cuidado e à articulação de redes intra e intersetoriais. A análise desses desafios permitiu operar – com as noções psicanalíticas de clínica, ética e política – visando à proposição de uma prática orientadora nesse campo, por meio de quatro possíveis caminhos e direcionamentos estratégicos na atenção: a forma como se compreende a infância e a adolescência influencia diretamente na operacionalização do cuidado; o lugar da demanda em saúde mental infantojuvenil precisa ser problematizado na condução dos casos; as formas de comunicação com os diversos dispositivos e com as crianças e os adolescentes podem irromper na fragmentação da atenção; o território deve ser operado apartir de seu caráter subjetivo e singular, e não como área de abrangência. Conclui-se que esta tese pode servir como ponto de partida para um direcionamento operacional na qualificação das práticas de saúde mental infantojuvenil em Sobral. Ademais, pode fazer avançar a teoria e a clínica psicanalíticas – uma vez que a psicanálise, ao mesmo tempo que afeta esse campo das políticas públicas de saúde mental infantojuvenil, por ele também é afetada. |
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“Tia, e a gente só tá aqui hoje porque o Damião morreu?”: trilhando caminhos clínicos, éticos e políticos na saúde mental infantojuvenil de Sobral/CE“Aunt, and we're only here today because Damião died?”: treating clinical, ethical and political paths in child and youth mental health in Sobral/CESaúde mental infantojuvenilPsicanáliseSalud mental del niño y del adolescentePsicoanálisisPolíticas públicas de saludEste trabalho surge da pesquisa “Programa Pesquisa para o SUS”, que objetivou cartografar as práticas em saúde mental infantojuvenil nas cinco macrorregiões do Ceará. No recorte desta tese, abordou-se um mapeamento das práticas de saúde mental infantojuvenil de Sobral/CE, objetivando traçar um plano de possíveis orientações e caminhos para uma direção clínica, ética e política de trabalho nesse âmbito, sob o viés psicanalítico. Assim, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e exploratória do tipo “Pesquisa-Intervenção”, a partir da análise de Rodas de Conversas realizadas com profissionais de dispositivos da saúde mental infantojuvenil de Sobral e das narrativas provenientes da participação in loco da pesquisadora com o público de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico na cidade. Tal análise baseou-se nos fundamentos teórico-metodológicos psicanalíticos, que têm como especificidade resgatar o lugar da clínica por meio da escuta da singularidade dos sujeitos. A relevância desta pesquisa está em apontar a urgência de discussões que produzam estratégias operacionais de enfrentamento do cenário nacional de retrocesso das práticas de saúde mental infantojuvenil e dos desafios concretos encontrados na realidade de Sobral, além de fazer avançar a teoria e a clínica psicanalíticas. Logo, a pergunta norteadora desta tese é: de que forma a análise das práticas de saúde mental infantojuvenil de Sobral pode auxiliar a pensar caminhos possíveis para uma direção clínico-ético-política de trabalho, a partir dos fundamentos psicanalíticos? Para respondê-la, procurou-se defender como é possível operar concretamente os fundamentos expostos acima nas práticas de saúde mental infantojuvenil, articulando o mandato orientador da política ministerial já regulamentada a nível nacional à análise das especificidades sobralenses. Inicialmente, realizou-se um resgate das políticas e das práticas de saúde mental infantojuvenil no Ceará e em Sobral. Em seguida, identificaram-se os desafios atuais dessas práticas em Sobral, a partir de falas colhidas nas Rodas de Conversas supracitadas, juntamente às vivências oriundas da inserção da pesquisadora nesta rede intersetorial. Apreendeu-se que os desafios se relacionam a aspectos que envolvem a gestão do cuidado e à articulação de redes intra e intersetoriais. A análise desses desafios permitiu operar – com as noções psicanalíticas de clínica, ética e política – visando à proposição de uma prática orientadora nesse campo, por meio de quatro possíveis caminhos e direcionamentos estratégicos na atenção: a forma como se compreende a infância e a adolescência influencia diretamente na operacionalização do cuidado; o lugar da demanda em saúde mental infantojuvenil precisa ser problematizado na condução dos casos; as formas de comunicação com os diversos dispositivos e com as crianças e os adolescentes podem irromper na fragmentação da atenção; o território deve ser operado apartir de seu caráter subjetivo e singular, e não como área de abrangência. Conclui-se que esta tese pode servir como ponto de partida para um direcionamento operacional na qualificação das práticas de saúde mental infantojuvenil em Sobral. Ademais, pode fazer avançar a teoria e a clínica psicanalíticas – uma vez que a psicanálise, ao mesmo tempo que afeta esse campo das políticas públicas de saúde mental infantojuvenil, por ele também é afetada.Este trabajo surge de la investigación “Programa de Investigación para el SUS” que tuvo como objetivo mapear las prácticas en salud mental de niños y adolescentes en las cinco Macrorregiones de Ceará. En esta tesis, se abordó un mapeo de las prácticas de salud mental infantil y juvenil en Sobral/CE, con el objetivo de delinear un plan de posibles orientaciones y caminos para una dirección clínica, ética y política del trabajo en este contexto, bajo el sesgo de los fundamentos psicoanalíticos. Así, se utilizó un abordaje cualitativo y exploratorio del tipo "Investigación-Intervención", a partir del análisis de Ruedas de Conversación realizadas con profesionales de dispositivos de salud mental infanto-juvenil de Sobral y las narrativas surgidas de la participación presencial de la investigadora con el público de niños y adolescentes en sufrimiento psíquico de la ciudad. Este análisis se basó en los fundamentos teóricometodológicos psicoanalíticos, que tienen la especificidad de rescatar el lugar de la clínica a través de la escucha de la singularidad de los sujetos. La relevancia de esta investigación radica en señalar la urgencia de discusiones que produzcan estrategias operativas para enfrentar el escenario nacional de regresión de las prácticas de salud mental infantil y juvenil y los desafíos concretos encontrados en la realidad de Sobral, además de avanzar en la teoría y la clínica psicoanalítica. Así, la pregunta orientadora de esta tesis es: ¿De qué manera el mapeo profundo de las prácticas de salud mental infantil y juvenil en Sobral puede ayudar a pensar posibles caminos para una dirección de trabajo clínico-ético-política, a partir de fundamentos psicoanalíticos? Para responderla, se siguió un camino para defender cómo es posible operar concretamente con los principios expuestos anteriormente en las prácticas de salud mental infanto-juvenil, articulando el mandato rector de la política ministerial ya reglamentada a nivel nacional al mapeo de las especificidades de Sobral. Inicialmente, hubo un rescate de políticas y prácticas de salud mental infantil y juvenil en Ceará y Sobral. Luego, acotando al escenario sobralense, se identificaron los desafíos actuales de estas prácticas, a partir de los testimonios recogidos en los citados Círculos de Conversación, junto con las experiencias surgidas de la inserción del investigador en esta red. Estos desafíos estaban relacionados con aspectos relacionados con la gestión del cuidado y la articulación de redes intra e intersectoriales. El mapeo de estos desafíos permitió operar – con nociones psicoanalíticas – con el objetivo de proponer una práctica orientadora en este campo, a través de cuatro caminos posibles y direcciones estratégicas en el cuidado: la forma en que se entiende la niñez y la adolescencia influye directamente en la operacionalización del cuidado ; el lugar de la demanda en salud mental infantil y adolescente necesita ser problematizado en la conducción de los casos; lasformas de comunicación con diferentes dispositivos y con niños y adolescentes pueden llevar a la fragmentación de la atención; el territorio debe ser explotado desde su carácter subjetivo y singular y no como un área de cobertura. Se concluye que esta tesis puede servir como punto de partida para una dirección operativa en la calificación de las prácticas de salud mental infantil y juvenil en Sobral, a través de la compartición de un terreno de trabajo. Sin embargo, además de los subsidios para la dimensión de formación de los trabajadores de la red, es necesaria una gestión alineada con los principios clínicos, éticos y políticos señalados.Martins, Karla Patrícia HolandaFurtado, Luís Achilles RodriguesViana, Beatriz Alves2023-02-10T18:34:23Z2023-02-10T18:34:23Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVIANA, Beatriz Alves. “Tia, e a gente só tá aqui hoje porque o Damião morreu?”: trilhando caminhos clínicos, éticos e políticos na saúde mental infantojuvenil de Sobral/CE. Orientadora: Karla Patrícia Holanda Martins. 2023. 202 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70775porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T18:53:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70775Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:41.723855Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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