Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300001jrp2 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48819 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a compreender as relações participativas e de vivências das formas de se comunicar entre os estudantes surdos do Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices), localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, Ceará. A partir da etnografia (PEIRANO, 1995) com pesquisa participativa (BRANDÃO, 1984; 2006) como metodologia, pôde ser investigado a história de criação da escola, refletir sobre as diversas formas de participação (SILVA, 1986) de grupos de alunos durante o período de aula e de greve nas escolas públicas estaduais, e compreender a relação deles com o Instituto. O trabalho será dividido em três capítulos. O primeiro faz uma análise sobre o que é comunicação, sua relação com a socialização e qual o papel da etnografia para responder essas questões. O segundo capítulo é sobre a identidade surda e abordará questões sobre o processo de cidadania, a cultura surda e inclusão social. O terceiro e último capítulo estudará o hibridismo na comunicação e a descentralização da forma de se comunicar. Nas considerações finais, foi possível entender que a participação de discentes surdos deu-se através da mobilização dos próprios estudantes e de servidores do Ices. Por fim, o campo ainda proporcionou momentos interventivos, através da realização de oficinas de fotografia básica durante as aulas convencionais e de cinema enquanto os professores estavam em greve. Este percurso de pesquisa também me fez perceber que a intervenção esteve presente desde minhas primeiras aproximações com o Instituto do dos Surdos. Agora, é possível concluir que as metodologias participativas unem esses processos. |
id |
UFC-7_df0a059acf9fa2c5121aa0fba556b95b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48819 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdosEtnografiaCultura surdaComunicaçãoEsta pesquisa se propõe a compreender as relações participativas e de vivências das formas de se comunicar entre os estudantes surdos do Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices), localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, Ceará. A partir da etnografia (PEIRANO, 1995) com pesquisa participativa (BRANDÃO, 1984; 2006) como metodologia, pôde ser investigado a história de criação da escola, refletir sobre as diversas formas de participação (SILVA, 1986) de grupos de alunos durante o período de aula e de greve nas escolas públicas estaduais, e compreender a relação deles com o Instituto. O trabalho será dividido em três capítulos. O primeiro faz uma análise sobre o que é comunicação, sua relação com a socialização e qual o papel da etnografia para responder essas questões. O segundo capítulo é sobre a identidade surda e abordará questões sobre o processo de cidadania, a cultura surda e inclusão social. O terceiro e último capítulo estudará o hibridismo na comunicação e a descentralização da forma de se comunicar. Nas considerações finais, foi possível entender que a participação de discentes surdos deu-se através da mobilização dos próprios estudantes e de servidores do Ices. Por fim, o campo ainda proporcionou momentos interventivos, através da realização de oficinas de fotografia básica durante as aulas convencionais e de cinema enquanto os professores estavam em greve. Este percurso de pesquisa também me fez perceber que a intervenção esteve presente desde minhas primeiras aproximações com o Instituto do dos Surdos. Agora, é possível concluir que as metodologias participativas unem esses processos.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T14:39:29Z2019-12-18T14:39:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPORTELA, Marina Gomes; NUNES, Márcia Vidal. Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48819ark:/83112/001300001jrp2Portela, Marina GomesNunes, Márcia Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:26:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48819Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:42.333771Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos |
title |
Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos |
spellingShingle |
Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos Portela, Marina Gomes Etnografia Cultura surda Comunicação |
title_short |
Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos |
title_full |
Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos |
title_fullStr |
Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos |
title_full_unstemmed |
Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos |
title_sort |
Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos |
author |
Portela, Marina Gomes |
author_facet |
Portela, Marina Gomes Nunes, Márcia Vidal |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Márcia Vidal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Marina Gomes Nunes, Márcia Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnografia Cultura surda Comunicação |
topic |
Etnografia Cultura surda Comunicação |
description |
Esta pesquisa se propõe a compreender as relações participativas e de vivências das formas de se comunicar entre os estudantes surdos do Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices), localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, Ceará. A partir da etnografia (PEIRANO, 1995) com pesquisa participativa (BRANDÃO, 1984; 2006) como metodologia, pôde ser investigado a história de criação da escola, refletir sobre as diversas formas de participação (SILVA, 1986) de grupos de alunos durante o período de aula e de greve nas escolas públicas estaduais, e compreender a relação deles com o Instituto. O trabalho será dividido em três capítulos. O primeiro faz uma análise sobre o que é comunicação, sua relação com a socialização e qual o papel da etnografia para responder essas questões. O segundo capítulo é sobre a identidade surda e abordará questões sobre o processo de cidadania, a cultura surda e inclusão social. O terceiro e último capítulo estudará o hibridismo na comunicação e a descentralização da forma de se comunicar. Nas considerações finais, foi possível entender que a participação de discentes surdos deu-se através da mobilização dos próprios estudantes e de servidores do Ices. Por fim, o campo ainda proporcionou momentos interventivos, através da realização de oficinas de fotografia básica durante as aulas convencionais e de cinema enquanto os professores estavam em greve. Este percurso de pesquisa também me fez perceber que a intervenção esteve presente desde minhas primeiras aproximações com o Instituto do dos Surdos. Agora, é possível concluir que as metodologias participativas unem esses processos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-18T14:39:29Z 2019-12-18T14:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PORTELA, Marina Gomes; NUNES, Márcia Vidal. Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48819 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300001jrp2 |
identifier_str_mv |
PORTELA, Marina Gomes; NUNES, Márcia Vidal. Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9) ark:/83112/001300001jrp2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373973995421696 |