Gestos que falam: a vivência da comunicação por surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Marina Gomes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nunes, Márcia Vidal
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
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Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48819
Resumo: Esta pesquisa se propõe a compreender as relações participativas e de vivências das formas de se comunicar entre os estudantes surdos do Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices), localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, Ceará. A partir da etnografia (PEIRANO, 1995) com pesquisa participativa (BRANDÃO, 1984; 2006) como metodologia, pôde ser investigado a história de criação da escola, refletir sobre as diversas formas de participação (SILVA, 1986) de grupos de alunos durante o período de aula e de greve nas escolas públicas estaduais, e compreender a relação deles com o Instituto. O trabalho será dividido em três capítulos. O primeiro faz uma análise sobre o que é comunicação, sua relação com a socialização e qual o papel da etnografia para responder essas questões. O segundo capítulo é sobre a identidade surda e abordará questões sobre o processo de cidadania, a cultura surda e inclusão social. O terceiro e último capítulo estudará o hibridismo na comunicação e a descentralização da forma de se comunicar. Nas considerações finais, foi possível entender que a participação de discentes surdos deu-se através da mobilização dos próprios estudantes e de servidores do Ices. Por fim, o campo ainda proporcionou momentos interventivos, através da realização de oficinas de fotografia básica durante as aulas convencionais e de cinema enquanto os professores estavam em greve. Este percurso de pesquisa também me fez perceber que a intervenção esteve presente desde minhas primeiras aproximações com o Instituto do dos Surdos. Agora, é possível concluir que as metodologias participativas unem esses processos.
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