Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19225 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos2017-02-13MÃrcia Vidal Nunes20263155315http://lattes.cnpq.br/6100056550593067Vanda MagalhÃes LeitÃo19312733320http://lattes.cnpq.br/6776705918285805Andrea Meyer Landulpho Medrado93263082515http://lattes.cnpq.br/939756640913611603250852341http://lattes.cnpq.br/8553121220895085Marina Gomes PortelaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRCommunication Culture sourde Ethnographie La recherche participativeComunicaÃÃo Cultura surda Etnografia Pesquisa participante COMUNICACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Esta pesquisa se propÃe a compreender as relaÃÃes participativas e de vivÃncias das formas de se comunicar entre os estudantes surdos do Instituto Cearense de EducaÃÃo de Surdos (Ices), localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, CearÃ. A partir da etnografia (PEIRANO, 1995) com pesquisa participante (BRANDÃO, 1984; 1985) como metodologia, pÃde ser investigado a histÃria dos surdos no Brasil, refletir sobre as diversas formas de participaÃÃo (SILVA, 1986) de grupos de alunos durante o perÃodo de aula e de greve na escola pÃblica estadual, e compreender a relaÃÃo deles com o Instituto. Neste trabalho, hà estudos sobre a relaÃÃo do contexto social com as representaÃÃes sociais da identidade, alÃm de aprofundamentos em torno do que à a cultura surda; as concepÃÃes sobr ser surdo e/ou Surdo; o papel da alteridade no processo de cidadania; e os direitos adquiridos dos surdos. Nas consideraÃÃes finais, foi possÃvel entender que a participaÃÃo de discentes surdos deu-se atravÃs da mobilizaÃÃo dos prÃprios estudantes e de servidores do Ices. Por fim, o campo ainda proporcionou momentos interventivos, atravÃs da realizaÃÃo de oficinas de fotografia bÃsica, e jornal mural durante as aulas convencionais e de cinema enquanto os professores estavam em greve. Este percurso de pesquisa tambÃm me fez perceber que a intervenÃÃo esteve presente desde minhas primeiras aproximaÃÃes com o Instituto dos Surdos. Agora, à possÃvel concluir que as metodologias participativas unem esses processos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19225application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:49Zmail@mail.com - |
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