Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marina Gomes Portela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19225
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_0db945cdcca0bf74e16c0652aad0f5de
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12010
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos2017-02-13MÃrcia Vidal Nunes20263155315http://lattes.cnpq.br/6100056550593067Vanda MagalhÃes LeitÃo19312733320http://lattes.cnpq.br/6776705918285805Andrea Meyer Landulpho Medrado93263082515http://lattes.cnpq.br/939756640913611603250852341http://lattes.cnpq.br/8553121220895085Marina Gomes PortelaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRCommunication Culture sourde Ethnographie La recherche participativeComunicaÃÃo Cultura surda Etnografia Pesquisa participante COMUNICACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Esta pesquisa se propÃe a compreender as relaÃÃes participativas e de vivÃncias das formas de se comunicar entre os estudantes surdos do Instituto Cearense de EducaÃÃo de Surdos (Ices), localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, CearÃ. A partir da etnografia (PEIRANO, 1995) com pesquisa participante (BRANDÃO, 1984; 1985) como metodologia, pÃde ser investigado a histÃria dos surdos no Brasil, refletir sobre as diversas formas de participaÃÃo (SILVA, 1986) de grupos de alunos durante o perÃodo de aula e de greve na escola pÃblica estadual, e compreender a relaÃÃo deles com o Instituto. Neste trabalho, hà estudos sobre a relaÃÃo do contexto social com as representaÃÃes sociais da identidade, alÃm de aprofundamentos em torno do que à a cultura surda; as concepÃÃes sobr ser surdo e/ou Surdo; o papel da alteridade no processo de cidadania; e os direitos adquiridos dos surdos. Nas consideraÃÃes finais, foi possÃvel entender que a participaÃÃo de discentes surdos deu-se atravÃs da mobilizaÃÃo dos prÃprios estudantes e de servidores do Ices. Por fim, o campo ainda proporcionou momentos interventivos, atravÃs da realizaÃÃo de oficinas de fotografia bÃsica, e jornal mural durante as aulas convencionais e de cinema enquanto os professores estavam em greve. Este percurso de pesquisa tambÃm me fez perceber que a intervenÃÃo esteve presente desde minhas primeiras aproximaÃÃes com o Instituto dos Surdos. Agora, à possÃvel concluir que as metodologias participativas unem esses processos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19225application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos
title Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos
spellingShingle Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos
Marina Gomes Portela
ComunicaÃÃo
Cultura surda
Etnografia
Pesquisa participante
COMUNICACAO
title_short Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos
title_full Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos
title_fullStr Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos
title_full_unstemmed Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos
title_sort Gestos que falam: a vivÃncia da comunicaÃÃo por surdos
author Marina Gomes Portela
author_facet Marina Gomes Portela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MÃrcia Vidal Nunes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20263155315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6100056550593067
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vanda MagalhÃes LeitÃo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 19312733320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6776705918285805
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrea Meyer Landulpho Medrado
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 93263082515
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9397566409136116
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03250852341
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8553121220895085
dc.contributor.author.fl_str_mv Marina Gomes Portela
contributor_str_mv MÃrcia Vidal Nunes
Vanda MagalhÃes LeitÃo
Andrea Meyer Landulpho Medrado
dc.subject.por.fl_str_mv ComunicaÃÃo
Cultura surda
Etnografia
Pesquisa participante
topic ComunicaÃÃo
Cultura surda
Etnografia
Pesquisa participante
COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa se propÃe a compreender as relaÃÃes participativas e de vivÃncias das formas de se comunicar entre os estudantes surdos do Instituto Cearense de EducaÃÃo de Surdos (Ices), localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, CearÃ. A partir da etnografia (PEIRANO, 1995) com pesquisa participante (BRANDÃO, 1984; 1985) como metodologia, pÃde ser investigado a histÃria dos surdos no Brasil, refletir sobre as diversas formas de participaÃÃo (SILVA, 1986) de grupos de alunos durante o perÃodo de aula e de greve na escola pÃblica estadual, e compreender a relaÃÃo deles com o Instituto. Neste trabalho, hà estudos sobre a relaÃÃo do contexto social com as representaÃÃes sociais da identidade, alÃm de aprofundamentos em torno do que à a cultura surda; as concepÃÃes sobr ser surdo e/ou Surdo; o papel da alteridade no processo de cidadania; e os direitos adquiridos dos surdos. Nas consideraÃÃes finais, foi possÃvel entender que a participaÃÃo de discentes surdos deu-se atravÃs da mobilizaÃÃo dos prÃprios estudantes e de servidores do Ices. Por fim, o campo ainda proporcionou momentos interventivos, atravÃs da realizaÃÃo de oficinas de fotografia bÃsica, e jornal mural durante as aulas convencionais e de cinema enquanto os professores estavam em greve. Este percurso de pesquisa tambÃm me fez perceber que a intervenÃÃo esteve presente desde minhas primeiras aproximaÃÃes com o Instituto dos Surdos. Agora, à possÃvel concluir que as metodologias participativas unem esses processos.
description CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19225
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295233315700736