Família e escola: parceiros na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Aline Sales de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Paulo, Vivian Rocha de, Mendes, Antônia Kelliane Santos, Castelo Branco, Sônia Maria Araújo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269
Resumo: O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com alunos e professores de duas escolas públicas de Fortaleza, com o objetivo de analisar a interação entre família e escola e os resultados que essa relação impacta no aprendizado. Inicialmente, foram definidas as variáveis a serem avaliadas, como: gênero, idade, renda familiar, o provedor da família, grau de instrução dos componentes da família, com quem esses alunos moram; a partir disso, foram elaborados os questionários necessários à conclusão deste. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com os alunos, enquanto que com os professores foi feita entrevista, no total de 34 alunos, entre 14 e 20 anos de idade. Com os dados obtidos, foram elaborados gráficos, retratando de maneira simples e clara se a família interage ou não com a escola, se participa da vida escolar dos jovens, tornando possível estabelecer em quê e como isso influencia na educação. Também foi feita revisão de literatura em artigos e textos relacionados, com a finalidade de referenciar o estudo. Concluiu-se que a participação da família e da escola no processo de aprendizagem é uma parceria de sucesso, onde o aluno se empenha mais e aprende melhor quando ambas mostram-se preocupados e participativos. Assim sendo, é de fundamental importância que a escola se torne aberta para a família, facilitando o acesso da mesma, tornando o ambiente escolar em um ambiente familiar.
id UFC-7_df6ed55271a2fb7e4c46f861aa598e4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42269
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Família e escola: parceiros na educaçãoFamíliaEscolaParceriaO trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com alunos e professores de duas escolas públicas de Fortaleza, com o objetivo de analisar a interação entre família e escola e os resultados que essa relação impacta no aprendizado. Inicialmente, foram definidas as variáveis a serem avaliadas, como: gênero, idade, renda familiar, o provedor da família, grau de instrução dos componentes da família, com quem esses alunos moram; a partir disso, foram elaborados os questionários necessários à conclusão deste. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com os alunos, enquanto que com os professores foi feita entrevista, no total de 34 alunos, entre 14 e 20 anos de idade. Com os dados obtidos, foram elaborados gráficos, retratando de maneira simples e clara se a família interage ou não com a escola, se participa da vida escolar dos jovens, tornando possível estabelecer em quê e como isso influencia na educação. Também foi feita revisão de literatura em artigos e textos relacionados, com a finalidade de referenciar o estudo. Concluiu-se que a participação da família e da escola no processo de aprendizagem é uma parceria de sucesso, onde o aluno se empenha mais e aprende melhor quando ambas mostram-se preocupados e participativos. Assim sendo, é de fundamental importância que a escola se torne aberta para a família, facilitando o acesso da mesma, tornando o ambiente escolar em um ambiente familiar.Universidade Federal do Ceará2019-06-03T17:59:51Z2019-06-03T17:59:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMELO, Aline Sales de; et al. Família e escola: parceiros na educação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269Melo, Aline Sales dePaulo, Vivian Rocha deMendes, Antônia Kelliane SantosCastelo Branco, Sônia Maria Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42269Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:46.103816Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Família e escola: parceiros na educação
title Família e escola: parceiros na educação
spellingShingle Família e escola: parceiros na educação
Melo, Aline Sales de
Família
Escola
Parceria
title_short Família e escola: parceiros na educação
title_full Família e escola: parceiros na educação
title_fullStr Família e escola: parceiros na educação
title_full_unstemmed Família e escola: parceiros na educação
title_sort Família e escola: parceiros na educação
author Melo, Aline Sales de
author_facet Melo, Aline Sales de
Paulo, Vivian Rocha de
Mendes, Antônia Kelliane Santos
Castelo Branco, Sônia Maria Araújo
author_role author
author2 Paulo, Vivian Rocha de
Mendes, Antônia Kelliane Santos
Castelo Branco, Sônia Maria Araújo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Aline Sales de
Paulo, Vivian Rocha de
Mendes, Antônia Kelliane Santos
Castelo Branco, Sônia Maria Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Escola
Parceria
topic Família
Escola
Parceria
description O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com alunos e professores de duas escolas públicas de Fortaleza, com o objetivo de analisar a interação entre família e escola e os resultados que essa relação impacta no aprendizado. Inicialmente, foram definidas as variáveis a serem avaliadas, como: gênero, idade, renda familiar, o provedor da família, grau de instrução dos componentes da família, com quem esses alunos moram; a partir disso, foram elaborados os questionários necessários à conclusão deste. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com os alunos, enquanto que com os professores foi feita entrevista, no total de 34 alunos, entre 14 e 20 anos de idade. Com os dados obtidos, foram elaborados gráficos, retratando de maneira simples e clara se a família interage ou não com a escola, se participa da vida escolar dos jovens, tornando possível estabelecer em quê e como isso influencia na educação. Também foi feita revisão de literatura em artigos e textos relacionados, com a finalidade de referenciar o estudo. Concluiu-se que a participação da família e da escola no processo de aprendizagem é uma parceria de sucesso, onde o aluno se empenha mais e aprende melhor quando ambas mostram-se preocupados e participativos. Assim sendo, é de fundamental importância que a escola se torne aberta para a família, facilitando o acesso da mesma, tornando o ambiente escolar em um ambiente familiar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-03T17:59:51Z
2019-06-03T17:59:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Aline Sales de; et al. Família e escola: parceiros na educação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269
identifier_str_mv MELO, Aline Sales de; et al. Família e escola: parceiros na educação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028813973487616