Família e escola: parceiros na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269 |
Resumo: | O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com alunos e professores de duas escolas públicas de Fortaleza, com o objetivo de analisar a interação entre família e escola e os resultados que essa relação impacta no aprendizado. Inicialmente, foram definidas as variáveis a serem avaliadas, como: gênero, idade, renda familiar, o provedor da família, grau de instrução dos componentes da família, com quem esses alunos moram; a partir disso, foram elaborados os questionários necessários à conclusão deste. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com os alunos, enquanto que com os professores foi feita entrevista, no total de 34 alunos, entre 14 e 20 anos de idade. Com os dados obtidos, foram elaborados gráficos, retratando de maneira simples e clara se a família interage ou não com a escola, se participa da vida escolar dos jovens, tornando possível estabelecer em quê e como isso influencia na educação. Também foi feita revisão de literatura em artigos e textos relacionados, com a finalidade de referenciar o estudo. Concluiu-se que a participação da família e da escola no processo de aprendizagem é uma parceria de sucesso, onde o aluno se empenha mais e aprende melhor quando ambas mostram-se preocupados e participativos. Assim sendo, é de fundamental importância que a escola se torne aberta para a família, facilitando o acesso da mesma, tornando o ambiente escolar em um ambiente familiar. |
id |
UFC-7_df6ed55271a2fb7e4c46f861aa598e4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42269 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Família e escola: parceiros na educaçãoFamíliaEscolaParceriaO trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com alunos e professores de duas escolas públicas de Fortaleza, com o objetivo de analisar a interação entre família e escola e os resultados que essa relação impacta no aprendizado. Inicialmente, foram definidas as variáveis a serem avaliadas, como: gênero, idade, renda familiar, o provedor da família, grau de instrução dos componentes da família, com quem esses alunos moram; a partir disso, foram elaborados os questionários necessários à conclusão deste. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com os alunos, enquanto que com os professores foi feita entrevista, no total de 34 alunos, entre 14 e 20 anos de idade. Com os dados obtidos, foram elaborados gráficos, retratando de maneira simples e clara se a família interage ou não com a escola, se participa da vida escolar dos jovens, tornando possível estabelecer em quê e como isso influencia na educação. Também foi feita revisão de literatura em artigos e textos relacionados, com a finalidade de referenciar o estudo. Concluiu-se que a participação da família e da escola no processo de aprendizagem é uma parceria de sucesso, onde o aluno se empenha mais e aprende melhor quando ambas mostram-se preocupados e participativos. Assim sendo, é de fundamental importância que a escola se torne aberta para a família, facilitando o acesso da mesma, tornando o ambiente escolar em um ambiente familiar.Universidade Federal do Ceará2019-06-03T17:59:51Z2019-06-03T17:59:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMELO, Aline Sales de; et al. Família e escola: parceiros na educação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269Melo, Aline Sales dePaulo, Vivian Rocha deMendes, Antônia Kelliane SantosCastelo Branco, Sônia Maria Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42269Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:46.103816Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família e escola: parceiros na educação |
title |
Família e escola: parceiros na educação |
spellingShingle |
Família e escola: parceiros na educação Melo, Aline Sales de Família Escola Parceria |
title_short |
Família e escola: parceiros na educação |
title_full |
Família e escola: parceiros na educação |
title_fullStr |
Família e escola: parceiros na educação |
title_full_unstemmed |
Família e escola: parceiros na educação |
title_sort |
Família e escola: parceiros na educação |
author |
Melo, Aline Sales de |
author_facet |
Melo, Aline Sales de Paulo, Vivian Rocha de Mendes, Antônia Kelliane Santos Castelo Branco, Sônia Maria Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Paulo, Vivian Rocha de Mendes, Antônia Kelliane Santos Castelo Branco, Sônia Maria Araújo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Aline Sales de Paulo, Vivian Rocha de Mendes, Antônia Kelliane Santos Castelo Branco, Sônia Maria Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Escola Parceria |
topic |
Família Escola Parceria |
description |
O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com alunos e professores de duas escolas públicas de Fortaleza, com o objetivo de analisar a interação entre família e escola e os resultados que essa relação impacta no aprendizado. Inicialmente, foram definidas as variáveis a serem avaliadas, como: gênero, idade, renda familiar, o provedor da família, grau de instrução dos componentes da família, com quem esses alunos moram; a partir disso, foram elaborados os questionários necessários à conclusão deste. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas com os alunos, enquanto que com os professores foi feita entrevista, no total de 34 alunos, entre 14 e 20 anos de idade. Com os dados obtidos, foram elaborados gráficos, retratando de maneira simples e clara se a família interage ou não com a escola, se participa da vida escolar dos jovens, tornando possível estabelecer em quê e como isso influencia na educação. Também foi feita revisão de literatura em artigos e textos relacionados, com a finalidade de referenciar o estudo. Concluiu-se que a participação da família e da escola no processo de aprendizagem é uma parceria de sucesso, onde o aluno se empenha mais e aprende melhor quando ambas mostram-se preocupados e participativos. Assim sendo, é de fundamental importância que a escola se torne aberta para a família, facilitando o acesso da mesma, tornando o ambiente escolar em um ambiente familiar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-03T17:59:51Z 2019-06-03T17:59:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Aline Sales de; et al. Família e escola: parceiros na educação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269 |
identifier_str_mv |
MELO, Aline Sales de; et al. Família e escola: parceiros na educação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028813973487616 |