A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Junior, Antonio Germano
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Rodrigues, Igor Lima, Rocha, Silviane da Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41759
Resumo: A utilização de ferramentas tecnológicas na educação se tornou prática cotidiana em muitos estabelecimentos educacionais. Somos requisitados a manipular máquinas necessárias para obtermos satisfação de necessidades básicas. Muito do que hoje chamamos de necessidades básicas não existiam há alguns anos; um exemplo é a comunicação rápida executada através de telefonia celular.Muitos acreditam ser quase inadmissível ser professor sem ter “domínio” das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Devemos ter ciência que conhecer e utilizar é diferente de dominar. Professores devem manipular ferramentas tecnológicas, entre elas os computadores,intencionando melhorar a aprendizagem de seus alunos e facilitar sua atuação profissional, sem necessariamente ser especialista em tecnologias. Não é absolutamente necessário utilizar a Internet ou outra ferramenta associada aos computadores para que seus alunos possam aprender. O que existe hoje é a possibilidade de obtermos quantidade quase infinita de informações, utilizarmos simuladores, ampliarmos as possibilidades do que chamamos de mundo real. [...]
id UFC-7_e0e085c8a6f08a74187290dd15ac90e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41759
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECEHistória da Educação BrasileiraFormação acadêmica - software livrePlataforma de EADA utilização de ferramentas tecnológicas na educação se tornou prática cotidiana em muitos estabelecimentos educacionais. Somos requisitados a manipular máquinas necessárias para obtermos satisfação de necessidades básicas. Muito do que hoje chamamos de necessidades básicas não existiam há alguns anos; um exemplo é a comunicação rápida executada através de telefonia celular.Muitos acreditam ser quase inadmissível ser professor sem ter “domínio” das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Devemos ter ciência que conhecer e utilizar é diferente de dominar. Professores devem manipular ferramentas tecnológicas, entre elas os computadores,intencionando melhorar a aprendizagem de seus alunos e facilitar sua atuação profissional, sem necessariamente ser especialista em tecnologias. Não é absolutamente necessário utilizar a Internet ou outra ferramenta associada aos computadores para que seus alunos possam aprender. O que existe hoje é a possibilidade de obtermos quantidade quase infinita de informações, utilizarmos simuladores, ampliarmos as possibilidades do que chamamos de mundo real. [...]Edições UFC2019-05-17T14:27:58Z2019-05-17T14:27:58Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; RODRIGUES, Igor Lima; ROCHA, Silviane da Silva. A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 3-12.85 7282 202 Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41759Magalhães Junior, Antonio GermanoRodrigues, Igor LimaRocha, Silviane da Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:02:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41759Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T21:02:35Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE
title A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE
spellingShingle A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE
Magalhães Junior, Antonio Germano
História da Educação Brasileira
Formação acadêmica - software livre
Plataforma de EAD
title_short A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE
title_full A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE
title_fullStr A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE
title_full_unstemmed A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE
title_sort A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE
author Magalhães Junior, Antonio Germano
author_facet Magalhães Junior, Antonio Germano
Rodrigues, Igor Lima
Rocha, Silviane da Silva
author_role author
author2 Rodrigues, Igor Lima
Rocha, Silviane da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Junior, Antonio Germano
Rodrigues, Igor Lima
Rocha, Silviane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Brasileira
Formação acadêmica - software livre
Plataforma de EAD
topic História da Educação Brasileira
Formação acadêmica - software livre
Plataforma de EAD
description A utilização de ferramentas tecnológicas na educação se tornou prática cotidiana em muitos estabelecimentos educacionais. Somos requisitados a manipular máquinas necessárias para obtermos satisfação de necessidades básicas. Muito do que hoje chamamos de necessidades básicas não existiam há alguns anos; um exemplo é a comunicação rápida executada através de telefonia celular.Muitos acreditam ser quase inadmissível ser professor sem ter “domínio” das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Devemos ter ciência que conhecer e utilizar é diferente de dominar. Professores devem manipular ferramentas tecnológicas, entre elas os computadores,intencionando melhorar a aprendizagem de seus alunos e facilitar sua atuação profissional, sem necessariamente ser especialista em tecnologias. Não é absolutamente necessário utilizar a Internet ou outra ferramenta associada aos computadores para que seus alunos possam aprender. O que existe hoje é a possibilidade de obtermos quantidade quase infinita de informações, utilizarmos simuladores, ampliarmos as possibilidades do que chamamos de mundo real. [...]
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2019-05-17T14:27:58Z
2019-05-17T14:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; RODRIGUES, Igor Lima; ROCHA, Silviane da Silva. A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 3-12.
85 7282 202 X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41759
identifier_str_mv MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; RODRIGUES, Igor Lima; ROCHA, Silviane da Silva. A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 3-12.
85 7282 202 X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935816940584960