Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUVITO, Francisco de Assis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2581
Resumo: Ao longo desse trabalho propormos uma filosofia para melhorar o estudo de geometria por meio do Tangram, buscamos aprimorar a aprendizagem do aluno atrav?s de desafios propostos em cada aula ministrada, fornecendo grandes oportunidades para desenvolver o conhecimento pr?vio do aluno atrav?s dos estudos de ?reas e per?metros de figuras planas. A investiga??o foi realizada na escola Joana Abilio Pegado, com 22 alunos do 7? ano, procuramos desenvolver neste estudo pr?ticas de como aprender matem?tica por meio de jogos, deixando o discente apto para vivenciar esse tipo de aprendizagem atrav?s de novas formas de estudos, promovendo para o aluno protagonista grandes desafios e grandes propostas de como aprender matem?tica brincando. Al?m disso, procuramos vivenciar a realidade do aluno dando a ele oportunidades de desenvolver suas pr?prias habilidades com o uso das tecnologias, atrav?s de aulas online, utilizando as plataformas Google Meet e tamb?m o Google Classrrom, tornando o aluno protagonista de suas pr?prias ideias utilizando ?reas e per?metros de figuras geom?tricas. Por?m, o estudo foi voltado para promover ao aluno sua autoestima de aprender por meio de suas pr?prias ideias, buscando aprimorar o seu aprendizado dentro do que foi proposto no trabalho. A ideia para a realiza??o deste estudo foi feita atrav?s de uma pesquisa, onde percebemos os grandes desafios para o aluno aprender matem?tica sem utilizar regras e c?lculos, mas sim, atrav?s do uso do Tangram, aplicando um teste e um p?s-teste, onde procuramos trabalhar o conte?do de ?rea e per?metro com o aux?lio do Tangram, em seguida,fizemos a compara??o atrav?s de gr?ficos em rela??o aos dois teste, e chegamos a uma conclus?o que ap?s realizar a interven??o em sala, percebemos a grande evolu??o na aprendizagem do aluno, promovendo maiores desafios, mas com a certeza que chegamos ao objetivo alcan?ado.
id IFPB_2ee407a79445224b3568b674f1df5d80
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2581
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling JUVITO, Francisco de Assis2022-11-07T16:47:16Z2022-11-07T16:47:16Z2021-04-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2581Ao longo desse trabalho propormos uma filosofia para melhorar o estudo de geometria por meio do Tangram, buscamos aprimorar a aprendizagem do aluno atrav?s de desafios propostos em cada aula ministrada, fornecendo grandes oportunidades para desenvolver o conhecimento pr?vio do aluno atrav?s dos estudos de ?reas e per?metros de figuras planas. A investiga??o foi realizada na escola Joana Abilio Pegado, com 22 alunos do 7? ano, procuramos desenvolver neste estudo pr?ticas de como aprender matem?tica por meio de jogos, deixando o discente apto para vivenciar esse tipo de aprendizagem atrav?s de novas formas de estudos, promovendo para o aluno protagonista grandes desafios e grandes propostas de como aprender matem?tica brincando. Al?m disso, procuramos vivenciar a realidade do aluno dando a ele oportunidades de desenvolver suas pr?prias habilidades com o uso das tecnologias, atrav?s de aulas online, utilizando as plataformas Google Meet e tamb?m o Google Classrrom, tornando o aluno protagonista de suas pr?prias ideias utilizando ?reas e per?metros de figuras geom?tricas. Por?m, o estudo foi voltado para promover ao aluno sua autoestima de aprender por meio de suas pr?prias ideias, buscando aprimorar o seu aprendizado dentro do que foi proposto no trabalho. A ideia para a realiza??o deste estudo foi feita atrav?s de uma pesquisa, onde percebemos os grandes desafios para o aluno aprender matem?tica sem utilizar regras e c?lculos, mas sim, atrav?s do uso do Tangram, aplicando um teste e um p?s-teste, onde procuramos trabalhar o conte?do de ?rea e per?metro com o aux?lio do Tangram, em seguida,fizemos a compara??o atrav?s de gr?ficos em rela??o aos dois teste, e chegamos a uma conclus?o que ap?s realizar a interven??o em sala, percebemos a grande evolu??o na aprendizagem do aluno, promovendo maiores desafios, mas com a certeza que chegamos ao objetivo alcan?ado.Submitted by Hannah Lacerda (hannah.lacerda@ifpb.edu.br) on 2022-11-04T17:57:11Z No. of bitstreams: 4 Francisco de Assis Juvito TCC.pdf: 842701 bytes, checksum: 16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88 (MD5) Francisco de Assis Juvino ATA.pdf: 190204 bytes, checksum: 34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998 (MD5) Francisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdf: 111117 bytes, checksum: f681eca2f44341123e1a8490c4b2f848 (MD5) Francisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdf: 228650 bytes, checksum: 0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-11-07T16:47:16Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Francisco de Assis Juvito TCC.pdf: 842701 bytes, checksum: 16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88 (MD5) Francisco de Assis Juvino ATA.pdf: 190204 bytes, checksum: 34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998 (MD5) Francisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdf: 111117 bytes, checksum: f681eca2f44341123e1a8490c4b2f848 (MD5) Francisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdf: 228650 bytes, checksum: 0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-07T16:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Francisco de Assis Juvito TCC.pdf: 842701 bytes, checksum: 16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88 (MD5) Francisco de Assis Juvino ATA.pdf: 190204 bytes, checksum: 34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998 (MD5) Francisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdf: 111117 bytes, checksum: f681eca2f44341123e1a8490c4b2f848 (MD5) Francisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdf: 228650 bytes, checksum: 0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1 (MD5) Previous issue date: 2021-04-16Ensino-aprendizagem-Matem?ticaTecnologia-Plataforma de ensino EADTangramSoftwareEnsino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPB/PatosORIGINALFrancisco de Assis Juvito TCC.pdfFrancisco de Assis Juvito TCC.pdfTCCapplication/pdf842701http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/1/Francisco+de+Assis+Juvito+TCC.pdf16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88MD51Francisco de Assis Juvino ATA.pdfFrancisco de Assis Juvino ATA.pdfAta de defesaapplication/pdf190204http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/2/Francisco+de+Assis+Juvino+ATA.pdf34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998MD52Francisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdfFrancisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdfAutoriza??o Reposit?rioapplication/pdf111117http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/3/Francisco+de+Assis+Juvito+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+Reposit%C3%B3rio.pdff681eca2f44341123e1a8490c4b2f848MD53Francisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdfFrancisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdfRevis?o lingu?sticaapplication/pdf228650http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/4/Francisco+de+Assis+Juvito+Revis%C3%A3o+Lingu%C3%ADstica.pdf0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1MD54177683/25812022-11-07 13:47:16.76oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-11-07T16:47:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual
title Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual
spellingShingle Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual
JUVITO, Francisco de Assis
Ensino-aprendizagem-Matem?tica
Tecnologia-Plataforma de ensino EAD
Tangram
Software
title_short Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual
title_full Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual
title_fullStr Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual
title_sort Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual
author JUVITO, Francisco de Assis
author_facet JUVITO, Francisco de Assis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JUVITO, Francisco de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem-Matem?tica
Tecnologia-Plataforma de ensino EAD
Tangram
Software
topic Ensino-aprendizagem-Matem?tica
Tecnologia-Plataforma de ensino EAD
Tangram
Software
description Ao longo desse trabalho propormos uma filosofia para melhorar o estudo de geometria por meio do Tangram, buscamos aprimorar a aprendizagem do aluno atrav?s de desafios propostos em cada aula ministrada, fornecendo grandes oportunidades para desenvolver o conhecimento pr?vio do aluno atrav?s dos estudos de ?reas e per?metros de figuras planas. A investiga??o foi realizada na escola Joana Abilio Pegado, com 22 alunos do 7? ano, procuramos desenvolver neste estudo pr?ticas de como aprender matem?tica por meio de jogos, deixando o discente apto para vivenciar esse tipo de aprendizagem atrav?s de novas formas de estudos, promovendo para o aluno protagonista grandes desafios e grandes propostas de como aprender matem?tica brincando. Al?m disso, procuramos vivenciar a realidade do aluno dando a ele oportunidades de desenvolver suas pr?prias habilidades com o uso das tecnologias, atrav?s de aulas online, utilizando as plataformas Google Meet e tamb?m o Google Classrrom, tornando o aluno protagonista de suas pr?prias ideias utilizando ?reas e per?metros de figuras geom?tricas. Por?m, o estudo foi voltado para promover ao aluno sua autoestima de aprender por meio de suas pr?prias ideias, buscando aprimorar o seu aprendizado dentro do que foi proposto no trabalho. A ideia para a realiza??o deste estudo foi feita atrav?s de uma pesquisa, onde percebemos os grandes desafios para o aluno aprender matem?tica sem utilizar regras e c?lculos, mas sim, atrav?s do uso do Tangram, aplicando um teste e um p?s-teste, onde procuramos trabalhar o conte?do de ?rea e per?metro com o aux?lio do Tangram, em seguida,fizemos a compara??o atrav?s de gr?ficos em rela??o aos dois teste, e chegamos a uma conclus?o que ap?s realizar a interven??o em sala, percebemos a grande evolu??o na aprendizagem do aluno, promovendo maiores desafios, mas com a certeza que chegamos ao objetivo alcan?ado.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-07T16:47:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-07T16:47:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2581
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/1/Francisco+de+Assis+Juvito+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/2/Francisco+de+Assis+Juvino+ATA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/3/Francisco+de+Assis+Juvito+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+Reposit%C3%B3rio.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/4/Francisco+de+Assis+Juvito+Revis%C3%A3o+Lingu%C3%ADstica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88
34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998
f681eca2f44341123e1a8490c4b2f848
0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446293360640