A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41759 |
Resumo: | A utilização de ferramentas tecnológicas na educação se tornou prática cotidiana em muitos estabelecimentos educacionais. Somos requisitados a manipular máquinas necessárias para obtermos satisfação de necessidades básicas. Muito do que hoje chamamos de necessidades básicas não existiam há alguns anos; um exemplo é a comunicação rápida executada através de telefonia celular.Muitos acreditam ser quase inadmissível ser professor sem ter “domínio” das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Devemos ter ciência que conhecer e utilizar é diferente de dominar. Professores devem manipular ferramentas tecnológicas, entre elas os computadores,intencionando melhorar a aprendizagem de seus alunos e facilitar sua atuação profissional, sem necessariamente ser especialista em tecnologias. Não é absolutamente necessário utilizar a Internet ou outra ferramenta associada aos computadores para que seus alunos possam aprender. O que existe hoje é a possibilidade de obtermos quantidade quase infinita de informações, utilizarmos simuladores, ampliarmos as possibilidades do que chamamos de mundo real. [...] |
id |
UFC-7_e0e085c8a6f08a74187290dd15ac90e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41759 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECEHistória da Educação BrasileiraFormação acadêmica - software livrePlataforma de EADA utilização de ferramentas tecnológicas na educação se tornou prática cotidiana em muitos estabelecimentos educacionais. Somos requisitados a manipular máquinas necessárias para obtermos satisfação de necessidades básicas. Muito do que hoje chamamos de necessidades básicas não existiam há alguns anos; um exemplo é a comunicação rápida executada através de telefonia celular.Muitos acreditam ser quase inadmissível ser professor sem ter “domínio” das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Devemos ter ciência que conhecer e utilizar é diferente de dominar. Professores devem manipular ferramentas tecnológicas, entre elas os computadores,intencionando melhorar a aprendizagem de seus alunos e facilitar sua atuação profissional, sem necessariamente ser especialista em tecnologias. Não é absolutamente necessário utilizar a Internet ou outra ferramenta associada aos computadores para que seus alunos possam aprender. O que existe hoje é a possibilidade de obtermos quantidade quase infinita de informações, utilizarmos simuladores, ampliarmos as possibilidades do que chamamos de mundo real. [...]Edições UFC2019-05-17T14:27:58Z2019-05-17T14:27:58Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; RODRIGUES, Igor Lima; ROCHA, Silviane da Silva. A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 3-12.85 7282 202 Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41759Magalhães Junior, Antonio GermanoRodrigues, Igor LimaRocha, Silviane da Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:02:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41759Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T21:02:35Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE |
title |
A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE |
spellingShingle |
A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE Magalhães Junior, Antonio Germano História da Educação Brasileira Formação acadêmica - software livre Plataforma de EAD |
title_short |
A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE |
title_full |
A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE |
title_fullStr |
A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE |
title_full_unstemmed |
A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE |
title_sort |
A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE |
author |
Magalhães Junior, Antonio Germano |
author_facet |
Magalhães Junior, Antonio Germano Rodrigues, Igor Lima Rocha, Silviane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Igor Lima Rocha, Silviane da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães Junior, Antonio Germano Rodrigues, Igor Lima Rocha, Silviane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Brasileira Formação acadêmica - software livre Plataforma de EAD |
topic |
História da Educação Brasileira Formação acadêmica - software livre Plataforma de EAD |
description |
A utilização de ferramentas tecnológicas na educação se tornou prática cotidiana em muitos estabelecimentos educacionais. Somos requisitados a manipular máquinas necessárias para obtermos satisfação de necessidades básicas. Muito do que hoje chamamos de necessidades básicas não existiam há alguns anos; um exemplo é a comunicação rápida executada através de telefonia celular.Muitos acreditam ser quase inadmissível ser professor sem ter “domínio” das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Devemos ter ciência que conhecer e utilizar é diferente de dominar. Professores devem manipular ferramentas tecnológicas, entre elas os computadores,intencionando melhorar a aprendizagem de seus alunos e facilitar sua atuação profissional, sem necessariamente ser especialista em tecnologias. Não é absolutamente necessário utilizar a Internet ou outra ferramenta associada aos computadores para que seus alunos possam aprender. O que existe hoje é a possibilidade de obtermos quantidade quase infinita de informações, utilizarmos simuladores, ampliarmos as possibilidades do que chamamos de mundo real. [...] |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2019-05-17T14:27:58Z 2019-05-17T14:27:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; RODRIGUES, Igor Lima; ROCHA, Silviane da Silva. A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 3-12. 85 7282 202 X http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41759 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; RODRIGUES, Igor Lima; ROCHA, Silviane da Silva. A utilização de software livre na disciplina de História da educação brasileira: suporte na avaliação formativa no curso de pedagogia da UECE. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 3-12. 85 7282 202 X |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935816940584960 |