Percepção discente sobre cursos de graduação em Ciências Agrárias e Humanidades da UNESP 1
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202147227954 http://hdl.handle.net/11449/213022 |
Resumo: | No cenário das Instituições de Ensino Superior brasileiras, as justificativas para evasão ou permanência discente variam de acordo com a instituição e os cursos, dadas as suas peculiaridades, bem como as de seus estudantes. Entretanto, ainda são escassos os estudos e ações governamentais acerca da evasão escolar, o que mostra a falta de inovação acerca desse tema. Assim, o objetivo geral do presente trabalho consiste em avaliar a percepção de egressos e evadidos acerca dos cursos de graduação das áreas de Ciências Agrárias e de Humanidades dos Campi Experimentais da UNESP. Especificamente, pretende-se evidenciar um procedimento metodológico que possa identificar quais elementos pontuais têm influenciado na tomada de decisão dos discentes de evadirem ou de permanecerem nos referidos cursos. Para tanto, foi feito um levantamento (survey), por meio de questionário estruturado com 40 sentenças de múltipla escolha, que foi aplicado por e-mail e pelas redes sociais a uma amostra probabilística composta por 243 respondentes. Por fim, a técnica multivariada de análise de clusters associada a testes de hipóteses não paramétricos foi utilizada para verificar a existência de diferença entre as percepções de egressos e evadidos que indicasse influência em sua decisão. Os resultados mostraram que, de maneira geral, egressos e evadidos apresentam percepções positivas quanto ao curso escolhido, bem como com respeito às condições de infraestrutura geral dos campi. Para dois cursos, um em cada área, foram observadas diferenças significativas entre as percepções de egressos e evadidos, sendo que principalmente características intrínsecas relacionadas aos discentes e ao seu bem-estar, tais como, identificação com o curso; motivação ou persistência para concretizar os objetivos; saúde e estabilidade pessoal e/ou familiar; e integração socioacadêmica com outros discentes foram as que interferiram direta ou indiretamente na tomada de decisão. |
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Percepção discente sobre cursos de graduação em Ciências Agrárias e Humanidades da UNESP 1Evasão escolarPermanência estudantilEnsino SuperiorUNESPNo cenário das Instituições de Ensino Superior brasileiras, as justificativas para evasão ou permanência discente variam de acordo com a instituição e os cursos, dadas as suas peculiaridades, bem como as de seus estudantes. Entretanto, ainda são escassos os estudos e ações governamentais acerca da evasão escolar, o que mostra a falta de inovação acerca desse tema. Assim, o objetivo geral do presente trabalho consiste em avaliar a percepção de egressos e evadidos acerca dos cursos de graduação das áreas de Ciências Agrárias e de Humanidades dos Campi Experimentais da UNESP. Especificamente, pretende-se evidenciar um procedimento metodológico que possa identificar quais elementos pontuais têm influenciado na tomada de decisão dos discentes de evadirem ou de permanecerem nos referidos cursos. Para tanto, foi feito um levantamento (survey), por meio de questionário estruturado com 40 sentenças de múltipla escolha, que foi aplicado por e-mail e pelas redes sociais a uma amostra probabilística composta por 243 respondentes. Por fim, a técnica multivariada de análise de clusters associada a testes de hipóteses não paramétricos foi utilizada para verificar a existência de diferença entre as percepções de egressos e evadidos que indicasse influência em sua decisão. Os resultados mostraram que, de maneira geral, egressos e evadidos apresentam percepções positivas quanto ao curso escolhido, bem como com respeito às condições de infraestrutura geral dos campi. Para dois cursos, um em cada área, foram observadas diferenças significativas entre as percepções de egressos e evadidos, sendo que principalmente características intrínsecas relacionadas aos discentes e ao seu bem-estar, tais como, identificação com o curso; motivação ou persistência para concretizar os objetivos; saúde e estabilidade pessoal e/ou familiar; e integração socioacadêmica com outros discentes foram as que interferiram direta ou indiretamente na tomada de decisão.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaCNPq: 471389/2014-5CNPq: 42685/2017CNPq: 42697/2017Faculdade de Educação da Universidade de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Monique Matsuda Dos [UNESP]Pedroso, Isabela Gomes Ferreira [UNESP]Oliveira, Sandra Cristina De [UNESP]2021-07-14T10:48:42Z2021-07-14T10:48:42Z2021-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202147227954Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 47, p. -, 2021.1517-97021678-4634http://hdl.handle.net/11449/21302210.1590/S1678-4634202147227954S1517-97022021000100733S1517-97022021000100733.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T14:49:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213022Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:28.266370Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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