Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopez, Ana Paula de Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mello, Ana Paula Rezende de, Santos, Camila de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47316
Resumo: Este trabalho objetiva discutir os possíveis efeitos retroativos (PINHEIRO; QUEVEDO-CAMARGO, 2017; SCARAMUCCI, 2004; WALL, 1997) do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe- Bras) no design de unidades didáticas elaboradas no curso de Português Língua Adicional (PLA) preparatório para o Programa Estudante-Convênio de Graduação em uma universidade pública brasileira. Partimos do princípio de que o principal efeito desse exame, no contexto analisado, reflete em uma abordagem sob a perspectiva dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; KALANTZIS; COPE, 2012). Para cumprir tal objetivo, propomos discutir, a partir de uma análise qualitativa e interpretativista (FLICK, 2009), uma unidade didática organizada por uma equipe de professores do referido curso, a fim de investigar o impacto do exame sobre o design deste material. A pesquisa se justifica pela necessidade de apontar materiais para o ensino de PLA que divergem de perspectivas estruturalistas tradicionalmente encontradas em livros didáticos publicados nessa área (BIZON, 2013). Entre as conclusões alcançadas, evidenciou-se que, ainda que existam pontos a serem melhorados, a unidade didática aqui analisada, ao se orientar pelos pressupostos do Celpe-Bras, apresenta-se fundamentada na Pedagogia dos Multiletramentos, superando a noção tradicionalista de trabalho com a linguagem, de cunho marcadamente situacional e estruturalista de que trata Bizon (2013). Ao buscar promover a aprendizagem contextualizada, situada e reflexiva para os aprendizes em questão, a unidade corrobora para afirmação de que os efeitos retroativos do exame podem se manifestar de maneira majoritariamente positiva (SCARAMUCCI, 2004), neste caso, em materiais didáticos para o ensino de PLA.
id UFC-7_e236d20f071881f9b27565c3e662088b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47316
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos MultiletramentosEfeito RetroativoPortuguês como Língua AdicionalCelpe-BrasEste trabalho objetiva discutir os possíveis efeitos retroativos (PINHEIRO; QUEVEDO-CAMARGO, 2017; SCARAMUCCI, 2004; WALL, 1997) do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe- Bras) no design de unidades didáticas elaboradas no curso de Português Língua Adicional (PLA) preparatório para o Programa Estudante-Convênio de Graduação em uma universidade pública brasileira. Partimos do princípio de que o principal efeito desse exame, no contexto analisado, reflete em uma abordagem sob a perspectiva dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; KALANTZIS; COPE, 2012). Para cumprir tal objetivo, propomos discutir, a partir de uma análise qualitativa e interpretativista (FLICK, 2009), uma unidade didática organizada por uma equipe de professores do referido curso, a fim de investigar o impacto do exame sobre o design deste material. A pesquisa se justifica pela necessidade de apontar materiais para o ensino de PLA que divergem de perspectivas estruturalistas tradicionalmente encontradas em livros didáticos publicados nessa área (BIZON, 2013). Entre as conclusões alcançadas, evidenciou-se que, ainda que existam pontos a serem melhorados, a unidade didática aqui analisada, ao se orientar pelos pressupostos do Celpe-Bras, apresenta-se fundamentada na Pedagogia dos Multiletramentos, superando a noção tradicionalista de trabalho com a linguagem, de cunho marcadamente situacional e estruturalista de que trata Bizon (2013). Ao buscar promover a aprendizagem contextualizada, situada e reflexiva para os aprendizes em questão, a unidade corrobora para afirmação de que os efeitos retroativos do exame podem se manifestar de maneira majoritariamente positiva (SCARAMUCCI, 2004), neste caso, em materiais didáticos para o ensino de PLA.Revista Entrepalavras2019-10-31T13:04:40Z2019-10-31T13:04:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPEZ, Ana Paula de Araújo; MELLO, Ana Paula Rezende de; SANTOS, Camila de Souza. Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 403-420, set./dez. 2019.2237-6321http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47316Lopez, Ana Paula de AraújoMello, Ana Paula Rezende deSantos, Camila de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:20:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47316Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:01.277276Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos
title Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos
spellingShingle Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos
Lopez, Ana Paula de Araújo
Efeito Retroativo
Português como Língua Adicional
Celpe-Bras
title_short Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos
title_full Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos
title_fullStr Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos
title_full_unstemmed Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos
title_sort Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos
author Lopez, Ana Paula de Araújo
author_facet Lopez, Ana Paula de Araújo
Mello, Ana Paula Rezende de
Santos, Camila de Souza
author_role author
author2 Mello, Ana Paula Rezende de
Santos, Camila de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopez, Ana Paula de Araújo
Mello, Ana Paula Rezende de
Santos, Camila de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito Retroativo
Português como Língua Adicional
Celpe-Bras
topic Efeito Retroativo
Português como Língua Adicional
Celpe-Bras
description Este trabalho objetiva discutir os possíveis efeitos retroativos (PINHEIRO; QUEVEDO-CAMARGO, 2017; SCARAMUCCI, 2004; WALL, 1997) do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe- Bras) no design de unidades didáticas elaboradas no curso de Português Língua Adicional (PLA) preparatório para o Programa Estudante-Convênio de Graduação em uma universidade pública brasileira. Partimos do princípio de que o principal efeito desse exame, no contexto analisado, reflete em uma abordagem sob a perspectiva dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; KALANTZIS; COPE, 2012). Para cumprir tal objetivo, propomos discutir, a partir de uma análise qualitativa e interpretativista (FLICK, 2009), uma unidade didática organizada por uma equipe de professores do referido curso, a fim de investigar o impacto do exame sobre o design deste material. A pesquisa se justifica pela necessidade de apontar materiais para o ensino de PLA que divergem de perspectivas estruturalistas tradicionalmente encontradas em livros didáticos publicados nessa área (BIZON, 2013). Entre as conclusões alcançadas, evidenciou-se que, ainda que existam pontos a serem melhorados, a unidade didática aqui analisada, ao se orientar pelos pressupostos do Celpe-Bras, apresenta-se fundamentada na Pedagogia dos Multiletramentos, superando a noção tradicionalista de trabalho com a linguagem, de cunho marcadamente situacional e estruturalista de que trata Bizon (2013). Ao buscar promover a aprendizagem contextualizada, situada e reflexiva para os aprendizes em questão, a unidade corrobora para afirmação de que os efeitos retroativos do exame podem se manifestar de maneira majoritariamente positiva (SCARAMUCCI, 2004), neste caso, em materiais didáticos para o ensino de PLA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31T13:04:40Z
2019-10-31T13:04:40Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPEZ, Ana Paula de Araújo; MELLO, Ana Paula Rezende de; SANTOS, Camila de Souza. Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 403-420, set./dez. 2019.
2237-6321
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47316
identifier_str_mv LOPEZ, Ana Paula de Araújo; MELLO, Ana Paula Rezende de; SANTOS, Camila de Souza. Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 403-420, set./dez. 2019.
2237-6321
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028871472152576