Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4290 |
Resumo: | As principais políticas linguísticas concernentes ao português como língua adicional (PLA) são descritas com o objetivo de justificar a sua consolidação no Brasil, já que em Portugal há um vasto histórico de reflexões em relação a essa área, notadamente para a elaboração de currículos. Em seguida, analisam-se produções acadêmicas brasileiras – sobretudo dissertações de mestrado e teses de doutorado –, com o propósito de compreender a evolução discursiva relacionada ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), sua pertinência para a consolidação da área e o impacto do seu construto teórico sobre uma mudança epistemológica no ensino de PLA. Nessa análise, constata-se a presença das noções de uso da linguagem e de gêneros discursivos. Na conclusão, o desenvolvimento da área no Brasil é discutido em relação ao plano supranacional português e às inferências apresentadas sobre as políticas linguísticas que direcionam o ensino de PLA nos dois países. |
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Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicasportuguês como língua adicional; epistemologia; política linguística; Celpe-Bras; Portugal; Brasil.Celpe-BrasAs principais políticas linguísticas concernentes ao português como língua adicional (PLA) são descritas com o objetivo de justificar a sua consolidação no Brasil, já que em Portugal há um vasto histórico de reflexões em relação a essa área, notadamente para a elaboração de currículos. Em seguida, analisam-se produções acadêmicas brasileiras – sobretudo dissertações de mestrado e teses de doutorado –, com o propósito de compreender a evolução discursiva relacionada ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), sua pertinência para a consolidação da área e o impacto do seu construto teórico sobre uma mudança epistemológica no ensino de PLA. Nessa análise, constata-se a presença das noções de uso da linguagem e de gêneros discursivos. Na conclusão, o desenvolvimento da área no Brasil é discutido em relação ao plano supranacional português e às inferências apresentadas sobre as políticas linguísticas que direcionam o ensino de PLA nos dois países.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisMartins, Alexandre Ferreira2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/429010.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4290Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i104reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4290/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T12:55:11Zmail@mail.com - |
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