Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alexandre Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4290
Resumo: As principais políticas linguísticas concernentes ao português como língua adicional (PLA) são descritas com o objetivo de justificar a sua consolidação no Brasil, já que em Portugal há um vasto histórico de reflexões em relação a essa área, notadamente para a elaboração de currículos. Em seguida, analisam-se produções acadêmicas brasileiras – sobretudo dissertações de mestrado e teses de doutorado –, com o propósito de compreender a evolução discursiva relacionada ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), sua pertinência para a consolidação da área e o impacto do seu construto teórico sobre uma mudança epistemológica no ensino de PLA. Nessa análise, constata-se a presença das noções de uso da linguagem e de gêneros discursivos. Na conclusão, o desenvolvimento da área no Brasil é discutido em relação ao plano supranacional português e às inferências apresentadas sobre as políticas linguísticas que direcionam o ensino de PLA nos dois países.
id INEP-1_a1139a5c6367b5e9dfed7aa332a8c905
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/4290
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicasportuguês como língua adicional; epistemologia; política linguística; Celpe-Bras; Portugal; Brasil.Celpe-BrasAs principais políticas linguísticas concernentes ao português como língua adicional (PLA) são descritas com o objetivo de justificar a sua consolidação no Brasil, já que em Portugal há um vasto histórico de reflexões em relação a essa área, notadamente para a elaboração de currículos. Em seguida, analisam-se produções acadêmicas brasileiras – sobretudo dissertações de mestrado e teses de doutorado –, com o propósito de compreender a evolução discursiva relacionada ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), sua pertinência para a consolidação da área e o impacto do seu construto teórico sobre uma mudança epistemológica no ensino de PLA. Nessa análise, constata-se a presença das noções de uso da linguagem e de gêneros discursivos. Na conclusão, o desenvolvimento da área no Brasil é discutido em relação ao plano supranacional português e às inferências apresentadas sobre as políticas linguísticas que direcionam o ensino de PLA nos dois países.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisMartins, Alexandre Ferreira2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/429010.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4290Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i104reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4290/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T12:55:11Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas
title Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas
spellingShingle Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas
Martins, Alexandre Ferreira
português como língua adicional; epistemologia; política linguística; Celpe-Bras; Portugal; Brasil.
Celpe-Bras
title_short Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas
title_full Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas
title_fullStr Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas
title_full_unstemmed Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas
title_sort Fronteiras didáticas do português como língua adicional em Portugal e no Brasil: entre mudanças políticas e epistemológicas
author Martins, Alexandre Ferreira
author_facet Martins, Alexandre Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alexandre Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv português como língua adicional; epistemologia; política linguística; Celpe-Bras; Portugal; Brasil.
Celpe-Bras
topic português como língua adicional; epistemologia; política linguística; Celpe-Bras; Portugal; Brasil.
Celpe-Bras
dc.description.none.fl_txt_mv As principais políticas linguísticas concernentes ao português como língua adicional (PLA) são descritas com o objetivo de justificar a sua consolidação no Brasil, já que em Portugal há um vasto histórico de reflexões em relação a essa área, notadamente para a elaboração de currículos. Em seguida, analisam-se produções acadêmicas brasileiras – sobretudo dissertações de mestrado e teses de doutorado –, com o propósito de compreender a evolução discursiva relacionada ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), sua pertinência para a consolidação da área e o impacto do seu construto teórico sobre uma mudança epistemológica no ensino de PLA. Nessa análise, constata-se a presença das noções de uso da linguagem e de gêneros discursivos. Na conclusão, o desenvolvimento da área no Brasil é discutido em relação ao plano supranacional português e às inferências apresentadas sobre as políticas linguísticas que direcionam o ensino de PLA nos dois países.
description As principais políticas linguísticas concernentes ao português como língua adicional (PLA) são descritas com o objetivo de justificar a sua consolidação no Brasil, já que em Portugal há um vasto histórico de reflexões em relação a essa área, notadamente para a elaboração de currículos. Em seguida, analisam-se produções acadêmicas brasileiras – sobretudo dissertações de mestrado e teses de doutorado –, com o propósito de compreender a evolução discursiva relacionada ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), sua pertinência para a consolidação da área e o impacto do seu construto teórico sobre uma mudança epistemológica no ensino de PLA. Nessa análise, constata-se a presença das noções de uso da linguagem e de gêneros discursivos. Na conclusão, o desenvolvimento da área no Brasil é discutido em relação ao plano supranacional português e às inferências apresentadas sobre as políticas linguísticas que direcionam o ensino de PLA nos dois países.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4290
10.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4290
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4290
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4290/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.32i104
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643919465992159232