O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Anazio Cordeiro da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35809
Resumo: This paper presents the benefits of the use of information and communication technologies in teaching mathematics, covering the process of pedagogical and methodological practices allied to these digital tools. The aim is to analyze how these technological resources directly influence the teaching in the classroom, checking the function of each tool used by teachers within the school environment. The research presents data collected through a survey conducted in schools Roberto Antunes de Freitas and Maria José Coutinho where it asks about the use of (ICT) improved learning, and what were the changes seen with the use of these teaching tools mathematics. It underscores the importance of using ICT in the classroom resulting in good indexes in the student body learning. Highlights the choice of some technological resources that are available within the school and its significance in the improvement in the teaching-learning process. We conclude that the illustrated technological support is needed on improving knowledge, thus representing a significant pedagogical change in the globalized world education.
id UFC-7_e2382457c6fab66f7438c28c9d271f20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/35809
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemáticaTecnologias da informação e comunicação (TIC)Tecnologias da informação e comunicação (TIC) - MatemáticaFerramentas de aprendizagemMídia digitalEnsino auxiliado por computadorThis paper presents the benefits of the use of information and communication technologies in teaching mathematics, covering the process of pedagogical and methodological practices allied to these digital tools. The aim is to analyze how these technological resources directly influence the teaching in the classroom, checking the function of each tool used by teachers within the school environment. The research presents data collected through a survey conducted in schools Roberto Antunes de Freitas and Maria José Coutinho where it asks about the use of (ICT) improved learning, and what were the changes seen with the use of these teaching tools mathematics. It underscores the importance of using ICT in the classroom resulting in good indexes in the student body learning. Highlights the choice of some technological resources that are available within the school and its significance in the improvement in the teaching-learning process. We conclude that the illustrated technological support is needed on improving knowledge, thus representing a significant pedagogical change in the globalized world education.O presente trabalho apresenta os benefícios do uso das tecnologias de comunicação e informação no ensino da matemática, abrangendo o processo das práticas pedagógicas e metodológicas aliadas a essas ferramentas digitais. O objetivo é analisar como esses recursos tecnológicos influenciam diretamente na didática em sala de aula, verificando a função de cada instrumento usado pelo docente dentro do ambiente escolar. A pesquisa apresenta os dados coletados por meio de um questionário realizado nas escolas Roberto Antunes de Freitas e Maria José Coutinho onde se indaga sobre como a utilização das (TICs) melhorou o aprendizado, e quais foram às mudanças vistas com o emprego dessas ferramentas ensino da matemática. Ressalta a importância do uso da TICs dentro da sala de aula resultando em bons índices na aprendizagem do alunado. Evidencia-se a escolha de alguns recursos tecnológicos que estão acessíveis dentro da escola bem como sua significância dentro do aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o suporte tecnológico ilustrado é necessário na melhoria do conhecimento, representando assim uma mudança pedagógica significativa na educação do mundo globalizado.Holanda, Felipe DangeloSilva, José Anazio Cordeiro da2018-09-20T13:28:02Z2018-09-20T13:28:02Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, José Anazio Cordeiro da. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática. 2015. 37 f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianopolis, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35809porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-04T17:43:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/35809Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:48:56.139499Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática
title O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática
spellingShingle O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática
Silva, José Anazio Cordeiro da
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) - Matemática
Ferramentas de aprendizagem
Mídia digital
Ensino auxiliado por computador
title_short O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática
title_full O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática
title_fullStr O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática
title_full_unstemmed O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática
title_sort O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática
author Silva, José Anazio Cordeiro da
author_facet Silva, José Anazio Cordeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Holanda, Felipe Dangelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Anazio Cordeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) - Matemática
Ferramentas de aprendizagem
Mídia digital
Ensino auxiliado por computador
topic Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) - Matemática
Ferramentas de aprendizagem
Mídia digital
Ensino auxiliado por computador
description This paper presents the benefits of the use of information and communication technologies in teaching mathematics, covering the process of pedagogical and methodological practices allied to these digital tools. The aim is to analyze how these technological resources directly influence the teaching in the classroom, checking the function of each tool used by teachers within the school environment. The research presents data collected through a survey conducted in schools Roberto Antunes de Freitas and Maria José Coutinho where it asks about the use of (ICT) improved learning, and what were the changes seen with the use of these teaching tools mathematics. It underscores the importance of using ICT in the classroom resulting in good indexes in the student body learning. Highlights the choice of some technological resources that are available within the school and its significance in the improvement in the teaching-learning process. We conclude that the illustrated technological support is needed on improving knowledge, thus representing a significant pedagogical change in the globalized world education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-09-20T13:28:02Z
2018-09-20T13:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, José Anazio Cordeiro da. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática. 2015. 37 f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianopolis, 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35809
identifier_str_mv SILVA, José Anazio Cordeiro da. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática. 2015. 37 f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianopolis, 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028957100965888