Evasão no ensino superior na era do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Maria Oziana Luz de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41564
Resumo: Vive- se hoje um cenário de modificações aceleradas e profundas. Isto acarreta às pessoas grandes responsabilidades intelectuais, para resolverem as mais diversas situações que se apresentam tanto no plano pessoal quanto profissional. As grandes descobertas que surgiram na economia, na política e em tantos outros setores, nesse período de pós-modernidade, trouxeram necessidades de soluções mais objetivas. Portanto, o ensino superior é almejado por muitos, como mais uma maneira de se buscar o conhecimento, que apresenta- se cada vez mais valioso nestes tempos. Compreender a evasão, sobretudo no ensino superior, é um dos objetivos desta pesquisa. Para isso discute-se as causas da evasão, e aponta-se algumas estratégias para se tentar diminuí-la e apresenta-se algumas estatísticas da evasão no ensino superior brasileiro. Sabendo-se dos desperdícios causados pela evasão, aponta se a mesma, como um fator muito prejudicial ao desenvolvimento do país e como um dos males que afligem as instituições de ensino superior (IES). Aborda- se nesta discussão os direitos e deveres da comunidade acadêmica com o objetivo de facilitar a convivência de todos nestas instituições, e também contribuir para a diminuição da evasão. O cenário de mudanças aceleradas mencionado, configura um novo modelo de sociedade universal, chamada nesta pesquisa “sociedade do conhecimento, ou da cognição”, onde todos querem ser mais esclarecidos e atuar de forma mais significativa. É neste contexto que busca-se fundamentação, e discute-se algumas idéias para estabelecer um ambiente mais agradável para viver. Sendo assim, discute-se a importância de cursar e concluir o ensino superior de maneira a contribuir como profissional que atuará nesta sociedade com saber mais elevado. É por isso que se dá esta importância ao tema da evasão no ensino superior, que deve ser tratada com maior atenção nesta era do conhecimento, pois se acredita que na universidade as mentes abrem- se para o novo. A evasão precisa ser tratada com muito mais zelo do que se tem tratado até agora. São as IES, que devem preparar o indivíduo para funcionar no mundo globalizado, do progresso científico, e dos avanços da sociedade da informação. Um sonho de muitos, para alguns, utopia, mas que agora surge nesta sociedade mais conscientizada e universal.
id UFC-7_e297caf6ee18c77c24c31b553469b400
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41564
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Evasão no ensino superior na era do conhecimentoEnsino superiorEvasãoConhecimentoVive- se hoje um cenário de modificações aceleradas e profundas. Isto acarreta às pessoas grandes responsabilidades intelectuais, para resolverem as mais diversas situações que se apresentam tanto no plano pessoal quanto profissional. As grandes descobertas que surgiram na economia, na política e em tantos outros setores, nesse período de pós-modernidade, trouxeram necessidades de soluções mais objetivas. Portanto, o ensino superior é almejado por muitos, como mais uma maneira de se buscar o conhecimento, que apresenta- se cada vez mais valioso nestes tempos. Compreender a evasão, sobretudo no ensino superior, é um dos objetivos desta pesquisa. Para isso discute-se as causas da evasão, e aponta-se algumas estratégias para se tentar diminuí-la e apresenta-se algumas estatísticas da evasão no ensino superior brasileiro. Sabendo-se dos desperdícios causados pela evasão, aponta se a mesma, como um fator muito prejudicial ao desenvolvimento do país e como um dos males que afligem as instituições de ensino superior (IES). Aborda- se nesta discussão os direitos e deveres da comunidade acadêmica com o objetivo de facilitar a convivência de todos nestas instituições, e também contribuir para a diminuição da evasão. O cenário de mudanças aceleradas mencionado, configura um novo modelo de sociedade universal, chamada nesta pesquisa “sociedade do conhecimento, ou da cognição”, onde todos querem ser mais esclarecidos e atuar de forma mais significativa. É neste contexto que busca-se fundamentação, e discute-se algumas idéias para estabelecer um ambiente mais agradável para viver. Sendo assim, discute-se a importância de cursar e concluir o ensino superior de maneira a contribuir como profissional que atuará nesta sociedade com saber mais elevado. É por isso que se dá esta importância ao tema da evasão no ensino superior, que deve ser tratada com maior atenção nesta era do conhecimento, pois se acredita que na universidade as mentes abrem- se para o novo. A evasão precisa ser tratada com muito mais zelo do que se tem tratado até agora. São as IES, que devem preparar o indivíduo para funcionar no mundo globalizado, do progresso científico, e dos avanços da sociedade da informação. Um sonho de muitos, para alguns, utopia, mas que agora surge nesta sociedade mais conscientizada e universal.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesAzevedo, Maria Oziana Luz de2019-05-10T17:44:35Z2019-05-10T17:44:35Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAZEVEDO, Maria Oziana Luz de. Evasão no ensino superior na era do conhecimento. 2012. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41564porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T17:44:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41564Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:55.435199Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão no ensino superior na era do conhecimento
title Evasão no ensino superior na era do conhecimento
spellingShingle Evasão no ensino superior na era do conhecimento
Azevedo, Maria Oziana Luz de
Ensino superior
Evasão
Conhecimento
title_short Evasão no ensino superior na era do conhecimento
title_full Evasão no ensino superior na era do conhecimento
title_fullStr Evasão no ensino superior na era do conhecimento
title_full_unstemmed Evasão no ensino superior na era do conhecimento
title_sort Evasão no ensino superior na era do conhecimento
author Azevedo, Maria Oziana Luz de
author_facet Azevedo, Maria Oziana Luz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Maria Oziana Luz de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Evasão
Conhecimento
topic Ensino superior
Evasão
Conhecimento
description Vive- se hoje um cenário de modificações aceleradas e profundas. Isto acarreta às pessoas grandes responsabilidades intelectuais, para resolverem as mais diversas situações que se apresentam tanto no plano pessoal quanto profissional. As grandes descobertas que surgiram na economia, na política e em tantos outros setores, nesse período de pós-modernidade, trouxeram necessidades de soluções mais objetivas. Portanto, o ensino superior é almejado por muitos, como mais uma maneira de se buscar o conhecimento, que apresenta- se cada vez mais valioso nestes tempos. Compreender a evasão, sobretudo no ensino superior, é um dos objetivos desta pesquisa. Para isso discute-se as causas da evasão, e aponta-se algumas estratégias para se tentar diminuí-la e apresenta-se algumas estatísticas da evasão no ensino superior brasileiro. Sabendo-se dos desperdícios causados pela evasão, aponta se a mesma, como um fator muito prejudicial ao desenvolvimento do país e como um dos males que afligem as instituições de ensino superior (IES). Aborda- se nesta discussão os direitos e deveres da comunidade acadêmica com o objetivo de facilitar a convivência de todos nestas instituições, e também contribuir para a diminuição da evasão. O cenário de mudanças aceleradas mencionado, configura um novo modelo de sociedade universal, chamada nesta pesquisa “sociedade do conhecimento, ou da cognição”, onde todos querem ser mais esclarecidos e atuar de forma mais significativa. É neste contexto que busca-se fundamentação, e discute-se algumas idéias para estabelecer um ambiente mais agradável para viver. Sendo assim, discute-se a importância de cursar e concluir o ensino superior de maneira a contribuir como profissional que atuará nesta sociedade com saber mais elevado. É por isso que se dá esta importância ao tema da evasão no ensino superior, que deve ser tratada com maior atenção nesta era do conhecimento, pois se acredita que na universidade as mentes abrem- se para o novo. A evasão precisa ser tratada com muito mais zelo do que se tem tratado até agora. São as IES, que devem preparar o indivíduo para funcionar no mundo globalizado, do progresso científico, e dos avanços da sociedade da informação. Um sonho de muitos, para alguns, utopia, mas que agora surge nesta sociedade mais conscientizada e universal.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-05-10T17:44:35Z
2019-05-10T17:44:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Maria Oziana Luz de. Evasão no ensino superior na era do conhecimento. 2012. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41564
identifier_str_mv AZEVEDO, Maria Oziana Luz de. Evasão no ensino superior na era do conhecimento. 2012. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029014515744768