As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200209 |
Resumo: | Resumo A evasão no ensino superior representa uma preocupação na gestão e um campo fértil para estudos acadêmicos. No Brasil, o Ministério de Educação realiza anualmente o Censo da Educação Superior. As diferentes metodologias para o cálculo e análises de indicadores da evasão são muitas vezes consideradas imprecisas e inconsistentes, fragilizando sua importância nas estratégias e políticas públicas de controle e melhorias dos serviços educacionais no âmbito das instituições de ensino superior. Este trabalho exploratório e com abordagem quantitativa propõe uma sistematização para a análise da evasão, utilizando como fonte de dados o Censo. A análise de 2009 a 2014 demonstra que, a partir dos dados do Censo, o conhecimento organizacional pode ser extraído de forma sistemática. A metodologia proposta contribui para o alinhamento entre a tecnologia da informação com a gestão do conhecimento, sendo possível desenvolver soluções que facilitem e organizem o compartilhamento de ideias, boas práticas e dados que podem ser transformados do estado implícito para o explícito, contribuindo na tomada de decisão dos gestores e coordenadores de curso com a finalidade de controlar a evasão. |
id |
UFSCAR-3_031b8c9cca3ceb5b29b4cbfa040a7d25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2019000200209 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasãoEvasãoGestão do conhecimentoCenso da Educação SuperiorResumo A evasão no ensino superior representa uma preocupação na gestão e um campo fértil para estudos acadêmicos. No Brasil, o Ministério de Educação realiza anualmente o Censo da Educação Superior. As diferentes metodologias para o cálculo e análises de indicadores da evasão são muitas vezes consideradas imprecisas e inconsistentes, fragilizando sua importância nas estratégias e políticas públicas de controle e melhorias dos serviços educacionais no âmbito das instituições de ensino superior. Este trabalho exploratório e com abordagem quantitativa propõe uma sistematização para a análise da evasão, utilizando como fonte de dados o Censo. A análise de 2009 a 2014 demonstra que, a partir dos dados do Censo, o conhecimento organizacional pode ser extraído de forma sistemática. A metodologia proposta contribui para o alinhamento entre a tecnologia da informação com a gestão do conhecimento, sendo possível desenvolver soluções que facilitem e organizem o compartilhamento de ideias, boas práticas e dados que podem ser transformados do estado implícito para o explícito, contribuindo na tomada de decisão dos gestores e coordenadores de curso com a finalidade de controlar a evasão.Universidade Federal de São Carlos2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200209Gestão & Produção v.26 n.2 2019reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x-2852-19info:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann,Ivan LonderoNunes,Raul CerettaMuller,Felipe Martinspor2019-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2019000200209Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2019-05-07T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão |
title |
As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão |
spellingShingle |
As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão Hoffmann,Ivan Londero Evasão Gestão do conhecimento Censo da Educação Superior |
title_short |
As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão |
title_full |
As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão |
title_fullStr |
As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão |
title_full_unstemmed |
As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão |
title_sort |
As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão |
author |
Hoffmann,Ivan Londero |
author_facet |
Hoffmann,Ivan Londero Nunes,Raul Ceretta Muller,Felipe Martins |
author_role |
author |
author2 |
Nunes,Raul Ceretta Muller,Felipe Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann,Ivan Londero Nunes,Raul Ceretta Muller,Felipe Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Gestão do conhecimento Censo da Educação Superior |
topic |
Evasão Gestão do conhecimento Censo da Educação Superior |
description |
Resumo A evasão no ensino superior representa uma preocupação na gestão e um campo fértil para estudos acadêmicos. No Brasil, o Ministério de Educação realiza anualmente o Censo da Educação Superior. As diferentes metodologias para o cálculo e análises de indicadores da evasão são muitas vezes consideradas imprecisas e inconsistentes, fragilizando sua importância nas estratégias e políticas públicas de controle e melhorias dos serviços educacionais no âmbito das instituições de ensino superior. Este trabalho exploratório e com abordagem quantitativa propõe uma sistematização para a análise da evasão, utilizando como fonte de dados o Censo. A análise de 2009 a 2014 demonstra que, a partir dos dados do Censo, o conhecimento organizacional pode ser extraído de forma sistemática. A metodologia proposta contribui para o alinhamento entre a tecnologia da informação com a gestão do conhecimento, sendo possível desenvolver soluções que facilitem e organizem o compartilhamento de ideias, boas práticas e dados que podem ser transformados do estado implícito para o explícito, contribuindo na tomada de decisão dos gestores e coordenadores de curso com a finalidade de controlar a evasão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200209 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530x-2852-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.26 n.2 2019 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118206828183552 |