Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Daniel Lima do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Farias, Gilmar Alves de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251
Resumo: A pesquisa traz a contação de estória e o seu desenvolvimento até na área da imaginação da criança e sua influência benéfica ou maléfica, pois existem estórias que alimentam inferioridade, discriminação, vingança e morte. Por isso, deve-se ter bastante cuidado com o tipo de literatura que as nossas crianças estão tendo contato. Ressalta-se, portanto, que a criança brasileira tende a buscar com o passar do tempo outras brincadeiras que contenham o teor das fábulas e lendas presentes na literatura deste país, porque em sua imaginação ainda se encontra essas estorinhas tão vivas na memória dos infantes. Desta forma, desenvolveremos esta pesquisa com base na análise de contos, de transmissão educacional das crianças brasileiras e de correspondência delas em suas práticas diárias através dos contos.[...] Nesse sentido, o objetivo geral dessa investigação é analisar até que ponto as estórias infantis têm influenciado na educação das crianças no Brasil na perspectiva pedagógica, tendo como objetivos específicos, portanto, os seguintes pontos: apresentar as influências boas ou não que os contos infantis deixam como marcas no desenvolvimento das crianças; destacar a importância da leitura; e observar os conhecimentos adquiridos pelas crianças.[...]
id UFC-7_e39da6a8442e9b8857659e777797535c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48251
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no BrasilEducação InfantilMeios de EnsinoDesenvolvimento da LeituraProcesso de Ensino-AprendizagemA pesquisa traz a contação de estória e o seu desenvolvimento até na área da imaginação da criança e sua influência benéfica ou maléfica, pois existem estórias que alimentam inferioridade, discriminação, vingança e morte. Por isso, deve-se ter bastante cuidado com o tipo de literatura que as nossas crianças estão tendo contato. Ressalta-se, portanto, que a criança brasileira tende a buscar com o passar do tempo outras brincadeiras que contenham o teor das fábulas e lendas presentes na literatura deste país, porque em sua imaginação ainda se encontra essas estorinhas tão vivas na memória dos infantes. Desta forma, desenvolveremos esta pesquisa com base na análise de contos, de transmissão educacional das crianças brasileiras e de correspondência delas em suas práticas diárias através dos contos.[...] Nesse sentido, o objetivo geral dessa investigação é analisar até que ponto as estórias infantis têm influenciado na educação das crianças no Brasil na perspectiva pedagógica, tendo como objetivos específicos, portanto, os seguintes pontos: apresentar as influências boas ou não que os contos infantis deixam como marcas no desenvolvimento das crianças; destacar a importância da leitura; e observar os conhecimentos adquiridos pelas crianças.[...]Pontes Editores2019-12-09T13:43:52Z2019-12-09T13:43:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfNASCIMENTO, Daniel Lima do; FARIAS, Gilmar Alves de. Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 159-170.978-85-217-0201-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251Nascimento, Daniel Lima doFarias, Gilmar Alves deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:43:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48251Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:30.683494Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
title Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
spellingShingle Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
Nascimento, Daniel Lima do
Educação Infantil
Meios de Ensino
Desenvolvimento da Leitura
Processo de Ensino-Aprendizagem
title_short Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
title_full Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
title_fullStr Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
title_full_unstemmed Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
title_sort Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
author Nascimento, Daniel Lima do
author_facet Nascimento, Daniel Lima do
Farias, Gilmar Alves de
author_role author
author2 Farias, Gilmar Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Daniel Lima do
Farias, Gilmar Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Meios de Ensino
Desenvolvimento da Leitura
Processo de Ensino-Aprendizagem
topic Educação Infantil
Meios de Ensino
Desenvolvimento da Leitura
Processo de Ensino-Aprendizagem
description A pesquisa traz a contação de estória e o seu desenvolvimento até na área da imaginação da criança e sua influência benéfica ou maléfica, pois existem estórias que alimentam inferioridade, discriminação, vingança e morte. Por isso, deve-se ter bastante cuidado com o tipo de literatura que as nossas crianças estão tendo contato. Ressalta-se, portanto, que a criança brasileira tende a buscar com o passar do tempo outras brincadeiras que contenham o teor das fábulas e lendas presentes na literatura deste país, porque em sua imaginação ainda se encontra essas estorinhas tão vivas na memória dos infantes. Desta forma, desenvolveremos esta pesquisa com base na análise de contos, de transmissão educacional das crianças brasileiras e de correspondência delas em suas práticas diárias através dos contos.[...] Nesse sentido, o objetivo geral dessa investigação é analisar até que ponto as estórias infantis têm influenciado na educação das crianças no Brasil na perspectiva pedagógica, tendo como objetivos específicos, portanto, os seguintes pontos: apresentar as influências boas ou não que os contos infantis deixam como marcas no desenvolvimento das crianças; destacar a importância da leitura; e observar os conhecimentos adquiridos pelas crianças.[...]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T13:43:52Z
2019-12-09T13:43:52Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Daniel Lima do; FARIAS, Gilmar Alves de. Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 159-170.
978-85-217-0201-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251
identifier_str_mv NASCIMENTO, Daniel Lima do; FARIAS, Gilmar Alves de. Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 159-170.
978-85-217-0201-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028719327969280