Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251 |
Resumo: | A pesquisa traz a contação de estória e o seu desenvolvimento até na área da imaginação da criança e sua influência benéfica ou maléfica, pois existem estórias que alimentam inferioridade, discriminação, vingança e morte. Por isso, deve-se ter bastante cuidado com o tipo de literatura que as nossas crianças estão tendo contato. Ressalta-se, portanto, que a criança brasileira tende a buscar com o passar do tempo outras brincadeiras que contenham o teor das fábulas e lendas presentes na literatura deste país, porque em sua imaginação ainda se encontra essas estorinhas tão vivas na memória dos infantes. Desta forma, desenvolveremos esta pesquisa com base na análise de contos, de transmissão educacional das crianças brasileiras e de correspondência delas em suas práticas diárias através dos contos.[...] Nesse sentido, o objetivo geral dessa investigação é analisar até que ponto as estórias infantis têm influenciado na educação das crianças no Brasil na perspectiva pedagógica, tendo como objetivos específicos, portanto, os seguintes pontos: apresentar as influências boas ou não que os contos infantis deixam como marcas no desenvolvimento das crianças; destacar a importância da leitura; e observar os conhecimentos adquiridos pelas crianças.[...] |
id |
UFC-7_e39da6a8442e9b8857659e777797535c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48251 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no BrasilEducação InfantilMeios de EnsinoDesenvolvimento da LeituraProcesso de Ensino-AprendizagemA pesquisa traz a contação de estória e o seu desenvolvimento até na área da imaginação da criança e sua influência benéfica ou maléfica, pois existem estórias que alimentam inferioridade, discriminação, vingança e morte. Por isso, deve-se ter bastante cuidado com o tipo de literatura que as nossas crianças estão tendo contato. Ressalta-se, portanto, que a criança brasileira tende a buscar com o passar do tempo outras brincadeiras que contenham o teor das fábulas e lendas presentes na literatura deste país, porque em sua imaginação ainda se encontra essas estorinhas tão vivas na memória dos infantes. Desta forma, desenvolveremos esta pesquisa com base na análise de contos, de transmissão educacional das crianças brasileiras e de correspondência delas em suas práticas diárias através dos contos.[...] Nesse sentido, o objetivo geral dessa investigação é analisar até que ponto as estórias infantis têm influenciado na educação das crianças no Brasil na perspectiva pedagógica, tendo como objetivos específicos, portanto, os seguintes pontos: apresentar as influências boas ou não que os contos infantis deixam como marcas no desenvolvimento das crianças; destacar a importância da leitura; e observar os conhecimentos adquiridos pelas crianças.[...]Pontes Editores2019-12-09T13:43:52Z2019-12-09T13:43:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfNASCIMENTO, Daniel Lima do; FARIAS, Gilmar Alves de. Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 159-170.978-85-217-0201-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251Nascimento, Daniel Lima doFarias, Gilmar Alves deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:43:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48251Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:30.683494Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil |
title |
Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil |
spellingShingle |
Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil Nascimento, Daniel Lima do Educação Infantil Meios de Ensino Desenvolvimento da Leitura Processo de Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil |
title_full |
Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil |
title_fullStr |
Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil |
title_full_unstemmed |
Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil |
title_sort |
Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil |
author |
Nascimento, Daniel Lima do |
author_facet |
Nascimento, Daniel Lima do Farias, Gilmar Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Gilmar Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Daniel Lima do Farias, Gilmar Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Meios de Ensino Desenvolvimento da Leitura Processo de Ensino-Aprendizagem |
topic |
Educação Infantil Meios de Ensino Desenvolvimento da Leitura Processo de Ensino-Aprendizagem |
description |
A pesquisa traz a contação de estória e o seu desenvolvimento até na área da imaginação da criança e sua influência benéfica ou maléfica, pois existem estórias que alimentam inferioridade, discriminação, vingança e morte. Por isso, deve-se ter bastante cuidado com o tipo de literatura que as nossas crianças estão tendo contato. Ressalta-se, portanto, que a criança brasileira tende a buscar com o passar do tempo outras brincadeiras que contenham o teor das fábulas e lendas presentes na literatura deste país, porque em sua imaginação ainda se encontra essas estorinhas tão vivas na memória dos infantes. Desta forma, desenvolveremos esta pesquisa com base na análise de contos, de transmissão educacional das crianças brasileiras e de correspondência delas em suas práticas diárias através dos contos.[...] Nesse sentido, o objetivo geral dessa investigação é analisar até que ponto as estórias infantis têm influenciado na educação das crianças no Brasil na perspectiva pedagógica, tendo como objetivos específicos, portanto, os seguintes pontos: apresentar as influências boas ou não que os contos infantis deixam como marcas no desenvolvimento das crianças; destacar a importância da leitura; e observar os conhecimentos adquiridos pelas crianças.[...] |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09T13:43:52Z 2019-12-09T13:43:52Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Daniel Lima do; FARIAS, Gilmar Alves de. Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 159-170. 978-85-217-0201-6 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Daniel Lima do; FARIAS, Gilmar Alves de. Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 159-170. 978-85-217-0201-6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontes Editores |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontes Editores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028719327969280 |