Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Ana Josiele Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tavares, Diego Rodrigues, Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205
Resumo: A emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...]
id UFC-7_e74000a8dad439c3e90997d093655a4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39205
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EADWeb 2.0SocializaçãoTeorias de aprendizagemA emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...]2019-01-25T12:51:11Z2019-01-25T12:51:11Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1235-1243.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205Coutinho, Ana Josiele FerreiraTavares, Diego RodriguesOliveira, Maria Lucijane Gomes deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39205Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:37.869923Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
title Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
spellingShingle Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
Coutinho, Ana Josiele Ferreira
Web 2.0
Socialização
Teorias de aprendizagem
title_short Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
title_full Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
title_fullStr Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
title_full_unstemmed Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
title_sort Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
author Coutinho, Ana Josiele Ferreira
author_facet Coutinho, Ana Josiele Ferreira
Tavares, Diego Rodrigues
Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
author_role author
author2 Tavares, Diego Rodrigues
Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Ana Josiele Ferreira
Tavares, Diego Rodrigues
Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Socialização
Teorias de aprendizagem
topic Web 2.0
Socialização
Teorias de aprendizagem
description A emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-25T12:51:11Z
2019-01-25T12:51:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1235-1243.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205
identifier_str_mv COUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1235-1243.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028986704363520