Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205 |
Resumo: | A emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...] |
id |
UFC-7_e74000a8dad439c3e90997d093655a4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39205 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EADWeb 2.0SocializaçãoTeorias de aprendizagemA emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...]2019-01-25T12:51:11Z2019-01-25T12:51:11Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1235-1243.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205Coutinho, Ana Josiele FerreiraTavares, Diego RodriguesOliveira, Maria Lucijane Gomes deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39205Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:37.869923Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD |
title |
Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD |
spellingShingle |
Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD Coutinho, Ana Josiele Ferreira Web 2.0 Socialização Teorias de aprendizagem |
title_short |
Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD |
title_full |
Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD |
title_fullStr |
Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD |
title_full_unstemmed |
Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD |
title_sort |
Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD |
author |
Coutinho, Ana Josiele Ferreira |
author_facet |
Coutinho, Ana Josiele Ferreira Tavares, Diego Rodrigues Oliveira, Maria Lucijane Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Diego Rodrigues Oliveira, Maria Lucijane Gomes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Ana Josiele Ferreira Tavares, Diego Rodrigues Oliveira, Maria Lucijane Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Socialização Teorias de aprendizagem |
topic |
Web 2.0 Socialização Teorias de aprendizagem |
description |
A emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-25T12:51:11Z 2019-01-25T12:51:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1235-1243. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205 |
identifier_str_mv |
COUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1235-1243. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028986704363520 |