WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Olavo Leopoldino
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Marcello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48422
https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391
Resumo: Reiteradas constatações desenvolvidas em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas acerca do estado do ensino de física no Brasil tem-no colocado como objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, neste recorte associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição e à interatividade com tecnologias digitais da informação e da comunicação. Evidenciando as etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que concretiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais interativas.
id UNB_7e81dd8ac1790b03bd25304c3b8b8f64
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48422
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativaWebQuests as an instructional and evaluative resource in physics based on the theory of meaningful learningWebQuestTeoria da aprendizagem significativaFísica - estudo e ensinoInteratividadeReiteradas constatações desenvolvidas em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas acerca do estado do ensino de física no Brasil tem-no colocado como objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, neste recorte associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição e à interatividade com tecnologias digitais da informação e da comunicação. Evidenciando as etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que concretiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais interativas.In the face of repeated findings in academic research and in empirical evidence from teachers and evaluative organizations, the teaching of physics in Brazil has been an object of epistemological, theoretical and methodological concern. In this article, we seek to express a reflection and offer an alternative instructional action based on an interpretation of the Theory of Meaningful Learning, abundant foundation in the area, associated with the use of WebQuests, a didactic and evaluative strategy adherent to contemporary studies on cognition and interactivity with digital information and communication technologies. Evidencing steps of surveying subsumers, advanced organization, progressive differentiation and integrative reconciliation, we document the bases and explore a computational implementation that mimics the aforementioned amalgam and illustrates possibilities for the development of teaching methodologies articulated with interactive digital technologies.Instituto de Física (IF)Asociación de Profesores de Física de la ArgentinaUniversidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUniversidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de FísicaSilva Filho, Olavo LeopoldinoFerreira, Marcello2024-06-26T13:55:56Z2024-06-26T13:55:56Z2023-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA FILHO, Olavo Leopoldino; FERREIRA, Marcello. WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa. Revista de Enseñanza de la Física, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 63-75, 2023. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/41391. Acesso em: 26 jun. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48422https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391por(CC BY NC ND)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-26T13:55:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/48422Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-26T13:55:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa
WebQuests as an instructional and evaluative resource in physics based on the theory of meaningful learning
title WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa
spellingShingle WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa
Silva Filho, Olavo Leopoldino
WebQuest
Teoria da aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
Interatividade
title_short WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa
title_full WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa
title_fullStr WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa
title_sort WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa
author Silva Filho, Olavo Leopoldino
author_facet Silva Filho, Olavo Leopoldino
Ferreira, Marcello
author_role author
author2 Ferreira, Marcello
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Universidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Olavo Leopoldino
Ferreira, Marcello
dc.subject.por.fl_str_mv WebQuest
Teoria da aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
Interatividade
topic WebQuest
Teoria da aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
Interatividade
description Reiteradas constatações desenvolvidas em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas acerca do estado do ensino de física no Brasil tem-no colocado como objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, neste recorte associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição e à interatividade com tecnologias digitais da informação e da comunicação. Evidenciando as etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que concretiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais interativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-16
2024-06-26T13:55:56Z
2024-06-26T13:55:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA FILHO, Olavo Leopoldino; FERREIRA, Marcello. WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa. Revista de Enseñanza de la Física, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 63-75, 2023. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/41391. Acesso em: 26 jun. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48422
https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391
identifier_str_mv SILVA FILHO, Olavo Leopoldino; FERREIRA, Marcello. WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa. Revista de Enseñanza de la Física, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 63-75, 2023. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/41391. Acesso em: 26 jun. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48422
https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC ND)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC ND)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación de Profesores de Física de la Argentina
publisher.none.fl_str_mv Asociación de Profesores de Física de la Argentina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508387360047104