Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Dayse Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferracioli, Marcela de Castro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492
Resumo: A atividade de Iniciação Acadêmica que realizo consiste na aplicação do teste Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2). Tal teste é composto por oito tarefas, sendo que elas avaliam a destreza manual, o equilíbrio e habilidades de lançar e receber. Para a realização dos testes são selecionadas crianças de 7 a 10 anos, sendo elas integrantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo. Com o resultado da aplicação da bateria de testes as crianças são classificadas como crianças com Desenvolvimento Típico, crianças com Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação (TDC) ou crianças com risco de apresentar TDC. Esta atividade é vinculada ao projeto de extensão “Avaliação da Coordenação Motora de Crianças”, coordenado pela Professora Dra. Marcela de Castro Ferracioli do Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES. Neste projeto, tenho realizado atividades na área de comportamento motor, campo que pretendo seguir na minha vida profissional e acadêmica. Nele, tenho diversas experiências práticas, com a aplicação da bateria de testes e o contato direto com diferentes crianças, que me proporcionam verificar alguns transtornos, habilidades e comportamentos típicos e atípicos. Além disso, o mesmo é de fundamental importância para intervenções posteriores, dando retorno a sociedade, na qual será relacionado a coordenação motora e seus possíveis déficits com as atividades da vida diária.
id UFC-7_e7df347abecc5b37f9cc191f555cc570
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/65492
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação físicaEducação física para criançasProfessor de educação física - FormaçãoA atividade de Iniciação Acadêmica que realizo consiste na aplicação do teste Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2). Tal teste é composto por oito tarefas, sendo que elas avaliam a destreza manual, o equilíbrio e habilidades de lançar e receber. Para a realização dos testes são selecionadas crianças de 7 a 10 anos, sendo elas integrantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo. Com o resultado da aplicação da bateria de testes as crianças são classificadas como crianças com Desenvolvimento Típico, crianças com Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação (TDC) ou crianças com risco de apresentar TDC. Esta atividade é vinculada ao projeto de extensão “Avaliação da Coordenação Motora de Crianças”, coordenado pela Professora Dra. Marcela de Castro Ferracioli do Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES. Neste projeto, tenho realizado atividades na área de comportamento motor, campo que pretendo seguir na minha vida profissional e acadêmica. Nele, tenho diversas experiências práticas, com a aplicação da bateria de testes e o contato direto com diferentes crianças, que me proporcionam verificar alguns transtornos, habilidades e comportamentos típicos e atípicos. Além disso, o mesmo é de fundamental importância para intervenções posteriores, dando retorno a sociedade, na qual será relacionado a coordenação motora e seus possíveis déficits com as atividades da vida diária.Universidade Federal do Ceará2022-05-04T14:00:08Z2022-05-04T14:00:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492Fernandes, Dayse SoaresFerracioli, Marcela de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:16:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65492Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:09.638930Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
title Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
spellingShingle Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
Fernandes, Dayse Soares
Educação física para crianças
Professor de educação física - Formação
title_short Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
title_full Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
title_fullStr Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
title_full_unstemmed Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
title_sort Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
author Fernandes, Dayse Soares
author_facet Fernandes, Dayse Soares
Ferracioli, Marcela de Castro
author_role author
author2 Ferracioli, Marcela de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Dayse Soares
Ferracioli, Marcela de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física para crianças
Professor de educação física - Formação
topic Educação física para crianças
Professor de educação física - Formação
description A atividade de Iniciação Acadêmica que realizo consiste na aplicação do teste Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2). Tal teste é composto por oito tarefas, sendo que elas avaliam a destreza manual, o equilíbrio e habilidades de lançar e receber. Para a realização dos testes são selecionadas crianças de 7 a 10 anos, sendo elas integrantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo. Com o resultado da aplicação da bateria de testes as crianças são classificadas como crianças com Desenvolvimento Típico, crianças com Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação (TDC) ou crianças com risco de apresentar TDC. Esta atividade é vinculada ao projeto de extensão “Avaliação da Coordenação Motora de Crianças”, coordenado pela Professora Dra. Marcela de Castro Ferracioli do Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES. Neste projeto, tenho realizado atividades na área de comportamento motor, campo que pretendo seguir na minha vida profissional e acadêmica. Nele, tenho diversas experiências práticas, com a aplicação da bateria de testes e o contato direto com diferentes crianças, que me proporcionam verificar alguns transtornos, habilidades e comportamentos típicos e atípicos. Além disso, o mesmo é de fundamental importância para intervenções posteriores, dando retorno a sociedade, na qual será relacionado a coordenação motora e seus possíveis déficits com as atividades da vida diária.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-05-04T14:00:08Z
2022-05-04T14:00:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492
identifier_str_mv FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028990316707840