Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492 |
Resumo: | A atividade de Iniciação Acadêmica que realizo consiste na aplicação do teste Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2). Tal teste é composto por oito tarefas, sendo que elas avaliam a destreza manual, o equilíbrio e habilidades de lançar e receber. Para a realização dos testes são selecionadas crianças de 7 a 10 anos, sendo elas integrantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo. Com o resultado da aplicação da bateria de testes as crianças são classificadas como crianças com Desenvolvimento Típico, crianças com Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação (TDC) ou crianças com risco de apresentar TDC. Esta atividade é vinculada ao projeto de extensão “Avaliação da Coordenação Motora de Crianças”, coordenado pela Professora Dra. Marcela de Castro Ferracioli do Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES. Neste projeto, tenho realizado atividades na área de comportamento motor, campo que pretendo seguir na minha vida profissional e acadêmica. Nele, tenho diversas experiências práticas, com a aplicação da bateria de testes e o contato direto com diferentes crianças, que me proporcionam verificar alguns transtornos, habilidades e comportamentos típicos e atípicos. Além disso, o mesmo é de fundamental importância para intervenções posteriores, dando retorno a sociedade, na qual será relacionado a coordenação motora e seus possíveis déficits com as atividades da vida diária. |
id |
UFC-7_e7df347abecc5b37f9cc191f555cc570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/65492 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação físicaEducação física para criançasProfessor de educação física - FormaçãoA atividade de Iniciação Acadêmica que realizo consiste na aplicação do teste Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2). Tal teste é composto por oito tarefas, sendo que elas avaliam a destreza manual, o equilíbrio e habilidades de lançar e receber. Para a realização dos testes são selecionadas crianças de 7 a 10 anos, sendo elas integrantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo. Com o resultado da aplicação da bateria de testes as crianças são classificadas como crianças com Desenvolvimento Típico, crianças com Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação (TDC) ou crianças com risco de apresentar TDC. Esta atividade é vinculada ao projeto de extensão “Avaliação da Coordenação Motora de Crianças”, coordenado pela Professora Dra. Marcela de Castro Ferracioli do Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES. Neste projeto, tenho realizado atividades na área de comportamento motor, campo que pretendo seguir na minha vida profissional e acadêmica. Nele, tenho diversas experiências práticas, com a aplicação da bateria de testes e o contato direto com diferentes crianças, que me proporcionam verificar alguns transtornos, habilidades e comportamentos típicos e atípicos. Além disso, o mesmo é de fundamental importância para intervenções posteriores, dando retorno a sociedade, na qual será relacionado a coordenação motora e seus possíveis déficits com as atividades da vida diária.Universidade Federal do Ceará2022-05-04T14:00:08Z2022-05-04T14:00:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492Fernandes, Dayse SoaresFerracioli, Marcela de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:16:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65492Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:09.638930Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física |
title |
Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física |
spellingShingle |
Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física Fernandes, Dayse Soares Educação física para crianças Professor de educação física - Formação |
title_short |
Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física |
title_full |
Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física |
title_fullStr |
Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física |
title_full_unstemmed |
Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física |
title_sort |
Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física |
author |
Fernandes, Dayse Soares |
author_facet |
Fernandes, Dayse Soares Ferracioli, Marcela de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Ferracioli, Marcela de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Dayse Soares Ferracioli, Marcela de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física para crianças Professor de educação física - Formação |
topic |
Educação física para crianças Professor de educação física - Formação |
description |
A atividade de Iniciação Acadêmica que realizo consiste na aplicação do teste Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2). Tal teste é composto por oito tarefas, sendo que elas avaliam a destreza manual, o equilíbrio e habilidades de lançar e receber. Para a realização dos testes são selecionadas crianças de 7 a 10 anos, sendo elas integrantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo. Com o resultado da aplicação da bateria de testes as crianças são classificadas como crianças com Desenvolvimento Típico, crianças com Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação (TDC) ou crianças com risco de apresentar TDC. Esta atividade é vinculada ao projeto de extensão “Avaliação da Coordenação Motora de Crianças”, coordenado pela Professora Dra. Marcela de Castro Ferracioli do Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES. Neste projeto, tenho realizado atividades na área de comportamento motor, campo que pretendo seguir na minha vida profissional e acadêmica. Nele, tenho diversas experiências práticas, com a aplicação da bateria de testes e o contato direto com diferentes crianças, que me proporcionam verificar alguns transtornos, habilidades e comportamentos típicos e atípicos. Além disso, o mesmo é de fundamental importância para intervenções posteriores, dando retorno a sociedade, na qual será relacionado a coordenação motora e seus possíveis déficits com as atividades da vida diária. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-05-04T14:00:08Z 2022-05-04T14:00:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028990316707840 |