Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43275 |
Resumo: | Participo do ciclo de debates do Projeto UFC Inclui como coordenadora do curso de Psicologia da UFC e professora e supervisara de estágio na área de Psicologia Escolar/Educacional. A partir desses lugares, faço neste artigo uma reflexão introdutória a respeito não apenas do processo de inclusão de alunos com deficiência na UFC, mas também do tortuoso processo de inclusão/ exclusão existente na educação escolar no Brasil. Como ponto de partida, vale ressaltar a iniciativa da atual gestão de inserir na agenda de uma Universidade Pública a discussão a respeito da inclusão dos alunos com deficiência, sobretudo pelo formato escolhido, que compreende não um falar para os alunos com deficiência, ou um falar sobre os alunos com deficiência, mas falar com eles. Em nossa mesa-redonda estiveram presentes alunos com perda visual (tema em questão) para dialogar e propor estratégias para dar condições dignas no cotidiano desta instituição educacional. Desta forma, podemos considerar que um projeto que se pretenda verdadeiramente inclusivo deve sê-Ia em todo o seu processo, destacando-se assim a presença de um campo dialógico, no qual os mais diversos atores, advindos dos mais diferentes espaços institucionais, possam dar a sua contribuição ao assunto. [...] |
id |
UFC-7_e96eb3725c943dadc3d67b9b5a6e6210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43275 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFCReflexão sobre o processo de inclusão/exclusãoEducação escolar no BrasilInclusão dos alunos com deficiênciaParticipo do ciclo de debates do Projeto UFC Inclui como coordenadora do curso de Psicologia da UFC e professora e supervisara de estágio na área de Psicologia Escolar/Educacional. A partir desses lugares, faço neste artigo uma reflexão introdutória a respeito não apenas do processo de inclusão de alunos com deficiência na UFC, mas também do tortuoso processo de inclusão/ exclusão existente na educação escolar no Brasil. Como ponto de partida, vale ressaltar a iniciativa da atual gestão de inserir na agenda de uma Universidade Pública a discussão a respeito da inclusão dos alunos com deficiência, sobretudo pelo formato escolhido, que compreende não um falar para os alunos com deficiência, ou um falar sobre os alunos com deficiência, mas falar com eles. Em nossa mesa-redonda estiveram presentes alunos com perda visual (tema em questão) para dialogar e propor estratégias para dar condições dignas no cotidiano desta instituição educacional. Desta forma, podemos considerar que um projeto que se pretenda verdadeiramente inclusivo deve sê-Ia em todo o seu processo, destacando-se assim a presença de um campo dialógico, no qual os mais diversos atores, advindos dos mais diferentes espaços institucionais, possam dar a sua contribuição ao assunto. [...]Edições UFC2019-07-02T12:34:10Z2019-07-02T12:34:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMIRANDA, Luciana Lobo. Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de psicologia da UFC. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.139-146.978 85 7282 631 0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43275Miranda, Luciana Loboporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:34:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43275Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:31.013531Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC |
title |
Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC |
spellingShingle |
Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC Miranda, Luciana Lobo Reflexão sobre o processo de inclusão/exclusão Educação escolar no Brasil Inclusão dos alunos com deficiência |
title_short |
Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC |
title_full |
Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC |
title_fullStr |
Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC |
title_sort |
Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC |
author |
Miranda, Luciana Lobo |
author_facet |
Miranda, Luciana Lobo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Luciana Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão sobre o processo de inclusão/exclusão Educação escolar no Brasil Inclusão dos alunos com deficiência |
topic |
Reflexão sobre o processo de inclusão/exclusão Educação escolar no Brasil Inclusão dos alunos com deficiência |
description |
Participo do ciclo de debates do Projeto UFC Inclui como coordenadora do curso de Psicologia da UFC e professora e supervisara de estágio na área de Psicologia Escolar/Educacional. A partir desses lugares, faço neste artigo uma reflexão introdutória a respeito não apenas do processo de inclusão de alunos com deficiência na UFC, mas também do tortuoso processo de inclusão/ exclusão existente na educação escolar no Brasil. Como ponto de partida, vale ressaltar a iniciativa da atual gestão de inserir na agenda de uma Universidade Pública a discussão a respeito da inclusão dos alunos com deficiência, sobretudo pelo formato escolhido, que compreende não um falar para os alunos com deficiência, ou um falar sobre os alunos com deficiência, mas falar com eles. Em nossa mesa-redonda estiveram presentes alunos com perda visual (tema em questão) para dialogar e propor estratégias para dar condições dignas no cotidiano desta instituição educacional. Desta forma, podemos considerar que um projeto que se pretenda verdadeiramente inclusivo deve sê-Ia em todo o seu processo, destacando-se assim a presença de um campo dialógico, no qual os mais diversos atores, advindos dos mais diferentes espaços institucionais, possam dar a sua contribuição ao assunto. [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-07-02T12:34:10Z 2019-07-02T12:34:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Luciana Lobo. Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de psicologia da UFC. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.139-146. 978 85 7282 631 0 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43275 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Luciana Lobo. Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de psicologia da UFC. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.139-146. 978 85 7282 631 0 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028755571998720 |