Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luciana Lobo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43275
Resumo: Participo do ciclo de debates do Projeto UFC Inclui como coordenadora do curso de Psicologia da UFC e professora e supervisara de estágio na área de Psicologia Escolar/Educacional. A partir desses lugares, faço neste artigo uma reflexão introdutória a respeito não apenas do processo de inclusão de alunos com deficiência na UFC, mas também do tortuoso processo de inclusão/ exclusão existente na educação escolar no Brasil. Como ponto de partida, vale ressaltar a iniciativa da atual gestão de inserir na agenda de uma Universidade Pública a discussão a respeito da inclusão dos alunos com deficiência, sobretudo pelo formato escolhido, que compreende não um falar para os alunos com deficiência, ou um falar sobre os alunos com deficiência, mas falar com eles. Em nossa mesa-redonda estiveram presentes alunos com perda visual (tema em questão) para dialogar e propor estratégias para dar condições dignas no cotidiano desta instituição educacional. Desta forma, podemos considerar que um projeto que se pretenda verdadeiramente inclusivo deve sê-Ia em todo o seu processo, destacando-se assim a presença de um campo dialógico, no qual os mais diversos atores, advindos dos mais diferentes espaços institucionais, possam dar a sua contribuição ao assunto. [...]
id UFC-7_e96eb3725c943dadc3d67b9b5a6e6210
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43275
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFCReflexão sobre o processo de inclusão/exclusãoEducação escolar no BrasilInclusão dos alunos com deficiênciaParticipo do ciclo de debates do Projeto UFC Inclui como coordenadora do curso de Psicologia da UFC e professora e supervisara de estágio na área de Psicologia Escolar/Educacional. A partir desses lugares, faço neste artigo uma reflexão introdutória a respeito não apenas do processo de inclusão de alunos com deficiência na UFC, mas também do tortuoso processo de inclusão/ exclusão existente na educação escolar no Brasil. Como ponto de partida, vale ressaltar a iniciativa da atual gestão de inserir na agenda de uma Universidade Pública a discussão a respeito da inclusão dos alunos com deficiência, sobretudo pelo formato escolhido, que compreende não um falar para os alunos com deficiência, ou um falar sobre os alunos com deficiência, mas falar com eles. Em nossa mesa-redonda estiveram presentes alunos com perda visual (tema em questão) para dialogar e propor estratégias para dar condições dignas no cotidiano desta instituição educacional. Desta forma, podemos considerar que um projeto que se pretenda verdadeiramente inclusivo deve sê-Ia em todo o seu processo, destacando-se assim a presença de um campo dialógico, no qual os mais diversos atores, advindos dos mais diferentes espaços institucionais, possam dar a sua contribuição ao assunto. [...]Edições UFC2019-07-02T12:34:10Z2019-07-02T12:34:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMIRANDA, Luciana Lobo. Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de psicologia da UFC. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.139-146.978 85 7282 631 0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43275Miranda, Luciana Loboporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:34:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43275Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:31.013531Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC
title Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC
spellingShingle Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC
Miranda, Luciana Lobo
Reflexão sobre o processo de inclusão/exclusão
Educação escolar no Brasil
Inclusão dos alunos com deficiência
title_short Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC
title_full Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC
title_fullStr Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC
title_full_unstemmed Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC
title_sort Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFC
author Miranda, Luciana Lobo
author_facet Miranda, Luciana Lobo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Luciana Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão sobre o processo de inclusão/exclusão
Educação escolar no Brasil
Inclusão dos alunos com deficiência
topic Reflexão sobre o processo de inclusão/exclusão
Educação escolar no Brasil
Inclusão dos alunos com deficiência
description Participo do ciclo de debates do Projeto UFC Inclui como coordenadora do curso de Psicologia da UFC e professora e supervisara de estágio na área de Psicologia Escolar/Educacional. A partir desses lugares, faço neste artigo uma reflexão introdutória a respeito não apenas do processo de inclusão de alunos com deficiência na UFC, mas também do tortuoso processo de inclusão/ exclusão existente na educação escolar no Brasil. Como ponto de partida, vale ressaltar a iniciativa da atual gestão de inserir na agenda de uma Universidade Pública a discussão a respeito da inclusão dos alunos com deficiência, sobretudo pelo formato escolhido, que compreende não um falar para os alunos com deficiência, ou um falar sobre os alunos com deficiência, mas falar com eles. Em nossa mesa-redonda estiveram presentes alunos com perda visual (tema em questão) para dialogar e propor estratégias para dar condições dignas no cotidiano desta instituição educacional. Desta forma, podemos considerar que um projeto que se pretenda verdadeiramente inclusivo deve sê-Ia em todo o seu processo, destacando-se assim a presença de um campo dialógico, no qual os mais diversos atores, advindos dos mais diferentes espaços institucionais, possam dar a sua contribuição ao assunto. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-07-02T12:34:10Z
2019-07-02T12:34:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Luciana Lobo. Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de psicologia da UFC. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.139-146.
978 85 7282 631 0
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43275
identifier_str_mv MIRANDA, Luciana Lobo. Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de psicologia da UFC. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.139-146.
978 85 7282 631 0
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028755571998720