Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Fernanda M C B
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2186
Resumo: O Relatório de Estágio que a seguir se apresenta pretende divulgar o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada de uma aluna do Curso de Mestrado Habilitador para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, estágio esse, efetuado na Escola Básica da Póvoa do Mileu, na cidade da Guarda. Tem como principal objetivo refletir sobre a realidade de uma escola de ensino regular do primeiro ciclo, da qual faziam parte dois anos de escolaridade e na qual estavam integrados três alunos com Necessidades Educativas Especiais. Nesse sentido é apresentado um estudo de caso sobre a inclusão de uma aluna portadora de deficiência mental em sala de aula. O Relatório contempla três vertentes essenciais: -Enquadramento institucional (Organização e Administração Escolar) e caraterização socioeconómica e psicopedagógica da turma onde foi realizado o estágio; - Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada (reflexão auto e heteroavaliação); - Proposta de uma prática docente relacionada com a superação do problema que deu mote ao estudo. Na pesquisa, agora estruturada em capítulos temáticos, sistematizam-se conhecimentos teóricos, procedimentos metodológicos e éticos que sustentam a prática profissional. Nas reflexões, equacionam-se complexidades, limites, condicionamentos e possibilidades de intervenção dos docentes. Reforça de forma impressiva e consistente, o caráter necessariamente reflexivo do agir do professor, especificamente do professor de educação especial, e a sua forte componente ética, mediando de forma cidadã e humanista as políticas educativas e sociais. Os resultados da investigação aclaram fragilidades do sistema e apontam críticas ao atual modelo de escola inclusiva, que fracassa o seu papel enquanto modelo integrador na redução das desigualdades sociais. A pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam produzir novo conhecimento contextualizando-nos no âmbito educativo e social do século XXI, hoje considerado o século da pobreza e da desigualdade social, que poderá aportar grandes desafios para a educação. O trabalho desenvolve-se com rigor concetual, espírito científico e sentido de inovação.
id RCAP_7f583586e97201db215428fdd3cdd0de
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de casoEducaçãoReflexãoInclusãoDeficiência MentalO Relatório de Estágio que a seguir se apresenta pretende divulgar o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada de uma aluna do Curso de Mestrado Habilitador para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, estágio esse, efetuado na Escola Básica da Póvoa do Mileu, na cidade da Guarda. Tem como principal objetivo refletir sobre a realidade de uma escola de ensino regular do primeiro ciclo, da qual faziam parte dois anos de escolaridade e na qual estavam integrados três alunos com Necessidades Educativas Especiais. Nesse sentido é apresentado um estudo de caso sobre a inclusão de uma aluna portadora de deficiência mental em sala de aula. O Relatório contempla três vertentes essenciais: -Enquadramento institucional (Organização e Administração Escolar) e caraterização socioeconómica e psicopedagógica da turma onde foi realizado o estágio; - Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada (reflexão auto e heteroavaliação); - Proposta de uma prática docente relacionada com a superação do problema que deu mote ao estudo. Na pesquisa, agora estruturada em capítulos temáticos, sistematizam-se conhecimentos teóricos, procedimentos metodológicos e éticos que sustentam a prática profissional. Nas reflexões, equacionam-se complexidades, limites, condicionamentos e possibilidades de intervenção dos docentes. Reforça de forma impressiva e consistente, o caráter necessariamente reflexivo do agir do professor, especificamente do professor de educação especial, e a sua forte componente ética, mediando de forma cidadã e humanista as políticas educativas e sociais. Os resultados da investigação aclaram fragilidades do sistema e apontam críticas ao atual modelo de escola inclusiva, que fracassa o seu papel enquanto modelo integrador na redução das desigualdades sociais. A pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam produzir novo conhecimento contextualizando-nos no âmbito educativo e social do século XXI, hoje considerado o século da pobreza e da desigualdade social, que poderá aportar grandes desafios para a educação. O trabalho desenvolve-se com rigor concetual, espírito científico e sentido de inovação.Instituto Politécnico da Guarda2016-03-31T15:39:29Z2016-03-312016-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2186http://hdl.handle.net/10314/2186TID:201081482porCardoso, Fernanda M C Binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:54:58Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:53.259332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso
title Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso
spellingShingle Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso
Cardoso, Fernanda M C B
Educação
Reflexão
Inclusão
Deficiência Mental
title_short Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso
title_full Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso
title_fullStr Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso
title_sort Inclusão de alunos com deficiência Mental no 1º CEB - Um estudo de caso
author Cardoso, Fernanda M C B
author_facet Cardoso, Fernanda M C B
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Fernanda M C B
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reflexão
Inclusão
Deficiência Mental
topic Educação
Reflexão
Inclusão
Deficiência Mental
description O Relatório de Estágio que a seguir se apresenta pretende divulgar o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada de uma aluna do Curso de Mestrado Habilitador para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, estágio esse, efetuado na Escola Básica da Póvoa do Mileu, na cidade da Guarda. Tem como principal objetivo refletir sobre a realidade de uma escola de ensino regular do primeiro ciclo, da qual faziam parte dois anos de escolaridade e na qual estavam integrados três alunos com Necessidades Educativas Especiais. Nesse sentido é apresentado um estudo de caso sobre a inclusão de uma aluna portadora de deficiência mental em sala de aula. O Relatório contempla três vertentes essenciais: -Enquadramento institucional (Organização e Administração Escolar) e caraterização socioeconómica e psicopedagógica da turma onde foi realizado o estágio; - Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada (reflexão auto e heteroavaliação); - Proposta de uma prática docente relacionada com a superação do problema que deu mote ao estudo. Na pesquisa, agora estruturada em capítulos temáticos, sistematizam-se conhecimentos teóricos, procedimentos metodológicos e éticos que sustentam a prática profissional. Nas reflexões, equacionam-se complexidades, limites, condicionamentos e possibilidades de intervenção dos docentes. Reforça de forma impressiva e consistente, o caráter necessariamente reflexivo do agir do professor, especificamente do professor de educação especial, e a sua forte componente ética, mediando de forma cidadã e humanista as políticas educativas e sociais. Os resultados da investigação aclaram fragilidades do sistema e apontam críticas ao atual modelo de escola inclusiva, que fracassa o seu papel enquanto modelo integrador na redução das desigualdades sociais. A pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam produzir novo conhecimento contextualizando-nos no âmbito educativo e social do século XXI, hoje considerado o século da pobreza e da desigualdade social, que poderá aportar grandes desafios para a educação. O trabalho desenvolve-se com rigor concetual, espírito científico e sentido de inovação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31T15:39:29Z
2016-03-31
2016-03-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2186
http://hdl.handle.net/10314/2186
TID:201081482
url http://hdl.handle.net/10314/2186
identifier_str_mv TID:201081482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136910222819328