A importância da avaliação escolar para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Ana Maria Pontes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Xavier, Ana Cláudia de Araújo, Chaves, Flávio Muniz
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980
Resumo: A avaliação é uma das principais preocupações das escolas principalmente na fase de 7 a 8 anos de idade, onde são cobrados dos estudantes uma série de habilidades e competências principalmente no que se refere a leitura e escrita. Uma das preocupações com a fase de alfabetização se dá segundo Cagliari (2010, p.107) "...O controle ortográfico destrói o estímulo que a produção de um texto desperta numa criança". A expectativa é ainda maior no que se refere ao desempenho escolar nas avaliações externas, que são realizadas á nível estadual, através do (SPAECE) Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e à nível federal através do (SAEB) Sistema Nacional de Educação Básica. Diante destas avaliações surgem alguns questionamentos: O resultado destas avaliações realizadas em sala de aula inclui ou exclui o estudante no que se refere à aprendizagem? Como utilizar os resultados das avaliações para mediar a aprendizagem? A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada em uma escola pública patrimonial, localizada no município de Caucaia, com estudantes do 2° ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos, em fase de alfabetização, nos conhecimentos de leitura e escrita, dada a importância destes conhecimentos para esta fase de escolarização. O objetivo da pesquisa foi de refletir sobre a contribuição da avaliação como auxilio para o professor no conhecimento da aprendizagem dos estudantes.[...]
id UFC-7_edfab17a214694f8f47a46dedf3c4956
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46980
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A importância da avaliação escolar para a aprendizagemAvaliação da AprendizagemAvaliação da Educação BásicaCurrículos - AvaliaçãoAvaliação na sala de aulaA avaliação é uma das principais preocupações das escolas principalmente na fase de 7 a 8 anos de idade, onde são cobrados dos estudantes uma série de habilidades e competências principalmente no que se refere a leitura e escrita. Uma das preocupações com a fase de alfabetização se dá segundo Cagliari (2010, p.107) "...O controle ortográfico destrói o estímulo que a produção de um texto desperta numa criança". A expectativa é ainda maior no que se refere ao desempenho escolar nas avaliações externas, que são realizadas á nível estadual, através do (SPAECE) Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e à nível federal através do (SAEB) Sistema Nacional de Educação Básica. Diante destas avaliações surgem alguns questionamentos: O resultado destas avaliações realizadas em sala de aula inclui ou exclui o estudante no que se refere à aprendizagem? Como utilizar os resultados das avaliações para mediar a aprendizagem? A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada em uma escola pública patrimonial, localizada no município de Caucaia, com estudantes do 2° ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos, em fase de alfabetização, nos conhecimentos de leitura e escrita, dada a importância destes conhecimentos para esta fase de escolarização. O objetivo da pesquisa foi de refletir sobre a contribuição da avaliação como auxilio para o professor no conhecimento da aprendizagem dos estudantes.[...]Editora CRV2019-10-22T17:26:25Z2019-10-22T17:26:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLEITÃO, Ana Maria Pontes; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; CHAVES, Flávio Muniz. A importância da avaliação escolar para a aprendizagem. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 45-56.978-85-444-1688-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980Leitão, Ana Maria PontesXavier, Ana Cláudia de AraújoChaves, Flávio Munizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T17:26:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46980Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:14.683842Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da avaliação escolar para a aprendizagem
title A importância da avaliação escolar para a aprendizagem
spellingShingle A importância da avaliação escolar para a aprendizagem
Leitão, Ana Maria Pontes
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da Educação Básica
Currículos - Avaliação
Avaliação na sala de aula
title_short A importância da avaliação escolar para a aprendizagem
title_full A importância da avaliação escolar para a aprendizagem
title_fullStr A importância da avaliação escolar para a aprendizagem
title_full_unstemmed A importância da avaliação escolar para a aprendizagem
title_sort A importância da avaliação escolar para a aprendizagem
author Leitão, Ana Maria Pontes
author_facet Leitão, Ana Maria Pontes
Xavier, Ana Cláudia de Araújo
Chaves, Flávio Muniz
author_role author
author2 Xavier, Ana Cláudia de Araújo
Chaves, Flávio Muniz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Ana Maria Pontes
Xavier, Ana Cláudia de Araújo
Chaves, Flávio Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da Educação Básica
Currículos - Avaliação
Avaliação na sala de aula
topic Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da Educação Básica
Currículos - Avaliação
Avaliação na sala de aula
description A avaliação é uma das principais preocupações das escolas principalmente na fase de 7 a 8 anos de idade, onde são cobrados dos estudantes uma série de habilidades e competências principalmente no que se refere a leitura e escrita. Uma das preocupações com a fase de alfabetização se dá segundo Cagliari (2010, p.107) "...O controle ortográfico destrói o estímulo que a produção de um texto desperta numa criança". A expectativa é ainda maior no que se refere ao desempenho escolar nas avaliações externas, que são realizadas á nível estadual, através do (SPAECE) Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e à nível federal através do (SAEB) Sistema Nacional de Educação Básica. Diante destas avaliações surgem alguns questionamentos: O resultado destas avaliações realizadas em sala de aula inclui ou exclui o estudante no que se refere à aprendizagem? Como utilizar os resultados das avaliações para mediar a aprendizagem? A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada em uma escola pública patrimonial, localizada no município de Caucaia, com estudantes do 2° ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos, em fase de alfabetização, nos conhecimentos de leitura e escrita, dada a importância destes conhecimentos para esta fase de escolarização. O objetivo da pesquisa foi de refletir sobre a contribuição da avaliação como auxilio para o professor no conhecimento da aprendizagem dos estudantes.[...]
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-10-22T17:26:25Z
2019-10-22T17:26:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITÃO, Ana Maria Pontes; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; CHAVES, Flávio Muniz. A importância da avaliação escolar para a aprendizagem. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 45-56.
978-85-444-1688-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980
identifier_str_mv LEITÃO, Ana Maria Pontes; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; CHAVES, Flávio Muniz. A importância da avaliação escolar para a aprendizagem. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 45-56.
978-85-444-1688-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CRV
publisher.none.fl_str_mv Editora CRV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028913264197632