A importância da avaliação escolar para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980 |
Resumo: | A avaliação é uma das principais preocupações das escolas principalmente na fase de 7 a 8 anos de idade, onde são cobrados dos estudantes uma série de habilidades e competências principalmente no que se refere a leitura e escrita. Uma das preocupações com a fase de alfabetização se dá segundo Cagliari (2010, p.107) "...O controle ortográfico destrói o estímulo que a produção de um texto desperta numa criança". A expectativa é ainda maior no que se refere ao desempenho escolar nas avaliações externas, que são realizadas á nível estadual, através do (SPAECE) Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e à nível federal através do (SAEB) Sistema Nacional de Educação Básica. Diante destas avaliações surgem alguns questionamentos: O resultado destas avaliações realizadas em sala de aula inclui ou exclui o estudante no que se refere à aprendizagem? Como utilizar os resultados das avaliações para mediar a aprendizagem? A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada em uma escola pública patrimonial, localizada no município de Caucaia, com estudantes do 2° ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos, em fase de alfabetização, nos conhecimentos de leitura e escrita, dada a importância destes conhecimentos para esta fase de escolarização. O objetivo da pesquisa foi de refletir sobre a contribuição da avaliação como auxilio para o professor no conhecimento da aprendizagem dos estudantes.[...] |
id |
UFC-7_edfab17a214694f8f47a46dedf3c4956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46980 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da avaliação escolar para a aprendizagemAvaliação da AprendizagemAvaliação da Educação BásicaCurrículos - AvaliaçãoAvaliação na sala de aulaA avaliação é uma das principais preocupações das escolas principalmente na fase de 7 a 8 anos de idade, onde são cobrados dos estudantes uma série de habilidades e competências principalmente no que se refere a leitura e escrita. Uma das preocupações com a fase de alfabetização se dá segundo Cagliari (2010, p.107) "...O controle ortográfico destrói o estímulo que a produção de um texto desperta numa criança". A expectativa é ainda maior no que se refere ao desempenho escolar nas avaliações externas, que são realizadas á nível estadual, através do (SPAECE) Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e à nível federal através do (SAEB) Sistema Nacional de Educação Básica. Diante destas avaliações surgem alguns questionamentos: O resultado destas avaliações realizadas em sala de aula inclui ou exclui o estudante no que se refere à aprendizagem? Como utilizar os resultados das avaliações para mediar a aprendizagem? A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada em uma escola pública patrimonial, localizada no município de Caucaia, com estudantes do 2° ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos, em fase de alfabetização, nos conhecimentos de leitura e escrita, dada a importância destes conhecimentos para esta fase de escolarização. O objetivo da pesquisa foi de refletir sobre a contribuição da avaliação como auxilio para o professor no conhecimento da aprendizagem dos estudantes.[...]Editora CRV2019-10-22T17:26:25Z2019-10-22T17:26:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLEITÃO, Ana Maria Pontes; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; CHAVES, Flávio Muniz. A importância da avaliação escolar para a aprendizagem. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 45-56.978-85-444-1688-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980Leitão, Ana Maria PontesXavier, Ana Cláudia de AraújoChaves, Flávio Munizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T17:26:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46980Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:14.683842Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da avaliação escolar para a aprendizagem |
title |
A importância da avaliação escolar para a aprendizagem |
spellingShingle |
A importância da avaliação escolar para a aprendizagem Leitão, Ana Maria Pontes Avaliação da Aprendizagem Avaliação da Educação Básica Currículos - Avaliação Avaliação na sala de aula |
title_short |
A importância da avaliação escolar para a aprendizagem |
title_full |
A importância da avaliação escolar para a aprendizagem |
title_fullStr |
A importância da avaliação escolar para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A importância da avaliação escolar para a aprendizagem |
title_sort |
A importância da avaliação escolar para a aprendizagem |
author |
Leitão, Ana Maria Pontes |
author_facet |
Leitão, Ana Maria Pontes Xavier, Ana Cláudia de Araújo Chaves, Flávio Muniz |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Ana Cláudia de Araújo Chaves, Flávio Muniz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Ana Maria Pontes Xavier, Ana Cláudia de Araújo Chaves, Flávio Muniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Avaliação da Educação Básica Currículos - Avaliação Avaliação na sala de aula |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Avaliação da Educação Básica Currículos - Avaliação Avaliação na sala de aula |
description |
A avaliação é uma das principais preocupações das escolas principalmente na fase de 7 a 8 anos de idade, onde são cobrados dos estudantes uma série de habilidades e competências principalmente no que se refere a leitura e escrita. Uma das preocupações com a fase de alfabetização se dá segundo Cagliari (2010, p.107) "...O controle ortográfico destrói o estímulo que a produção de um texto desperta numa criança". A expectativa é ainda maior no que se refere ao desempenho escolar nas avaliações externas, que são realizadas á nível estadual, através do (SPAECE) Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e à nível federal através do (SAEB) Sistema Nacional de Educação Básica. Diante destas avaliações surgem alguns questionamentos: O resultado destas avaliações realizadas em sala de aula inclui ou exclui o estudante no que se refere à aprendizagem? Como utilizar os resultados das avaliações para mediar a aprendizagem? A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada em uma escola pública patrimonial, localizada no município de Caucaia, com estudantes do 2° ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos, em fase de alfabetização, nos conhecimentos de leitura e escrita, dada a importância destes conhecimentos para esta fase de escolarização. O objetivo da pesquisa foi de refletir sobre a contribuição da avaliação como auxilio para o professor no conhecimento da aprendizagem dos estudantes.[...] |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-10-22T17:26:25Z 2019-10-22T17:26:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITÃO, Ana Maria Pontes; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; CHAVES, Flávio Muniz. A importância da avaliação escolar para a aprendizagem. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 45-56. 978-85-444-1688-4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980 |
identifier_str_mv |
LEITÃO, Ana Maria Pontes; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; CHAVES, Flávio Muniz. A importância da avaliação escolar para a aprendizagem. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 45-56. 978-85-444-1688-4 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CRV |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CRV |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028913264197632 |