Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598 |
Resumo: | de ensino de equação do 2º grau baseada na Sequência Fedathi. A relevância do ensino de equações quadráticas na educação básica é destacada pela limitação com que os professores exploram o conteúdo imprimindo destaque a formalização dos resultados em detrimento a construção do conceito. As equações quadráticas apareceram na matemática aproximadamente 1700 anos antes de Cristo nas tabuletas de argila da Suméria: a presença de situações práticas fez com que se desenvolvessem métodos cada vez mais rápidos para sua resolução. A adoção do método lógico‐dedutivo predominou durante muitos séculos no ensino da matemática, mas começou a ser questionado no início do século XX, com o movimento de reformulação do ensino da matemática. Recentemente, estudos têm sugerido a estratégia de resolução Socialización de Experiencias Didácticas 758 de problemas. O procedimento metodológico desse estudo consistiu na caracterização dos sujeitos, preparação de uma sequência didática, aplicação, levantamento e análise dos resultados. Os resultados mostraram que o envolvimento do aluno é maior, com mais interesse no conteúdo oferecido pela ajuda do material manipulável. O diálogo com os pares ajuda na formalização dos cálculos. Consideramos essencial para discussão na formação de professores. |
id |
UFC-7_eea8da53a2e3ad400b7d8bd1831bbdfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47598 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência FedathiSequência FedathiMatemática - ensinoProcesso de ensino aprendizagemde ensino de equação do 2º grau baseada na Sequência Fedathi. A relevância do ensino de equações quadráticas na educação básica é destacada pela limitação com que os professores exploram o conteúdo imprimindo destaque a formalização dos resultados em detrimento a construção do conceito. As equações quadráticas apareceram na matemática aproximadamente 1700 anos antes de Cristo nas tabuletas de argila da Suméria: a presença de situações práticas fez com que se desenvolvessem métodos cada vez mais rápidos para sua resolução. A adoção do método lógico‐dedutivo predominou durante muitos séculos no ensino da matemática, mas começou a ser questionado no início do século XX, com o movimento de reformulação do ensino da matemática. Recentemente, estudos têm sugerido a estratégia de resolução Socialización de Experiencias Didácticas 758 de problemas. O procedimento metodológico desse estudo consistiu na caracterização dos sujeitos, preparação de uma sequência didática, aplicação, levantamento e análise dos resultados. Os resultados mostraram que o envolvimento do aluno é maior, com mais interesse no conteúdo oferecido pela ajuda do material manipulável. O diálogo com os pares ajuda na formalização dos cálculos. Consideramos essencial para discussão na formação de professores.Ind. Gráfica Dala's2019-11-08T18:36:21Z2019-11-08T18:36:21Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça ; BORGES NETO, Hermínio. Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 757-757.978‐612‐46647‐2‐4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598Pinheiro, Ana Cláudia MendonçaBorges Neto, Hermínioporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-05T20:41:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47598Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:14.994652Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi |
title |
Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi |
spellingShingle |
Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça Sequência Fedathi Matemática - ensino Processo de ensino aprendizagem |
title_short |
Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi |
title_full |
Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi |
title_fullStr |
Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi |
title_sort |
Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi |
author |
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça |
author_facet |
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça Borges Neto, Hermínio |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça Borges Neto, Hermínio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Fedathi Matemática - ensino Processo de ensino aprendizagem |
topic |
Sequência Fedathi Matemática - ensino Processo de ensino aprendizagem |
description |
de ensino de equação do 2º grau baseada na Sequência Fedathi. A relevância do ensino de equações quadráticas na educação básica é destacada pela limitação com que os professores exploram o conteúdo imprimindo destaque a formalização dos resultados em detrimento a construção do conceito. As equações quadráticas apareceram na matemática aproximadamente 1700 anos antes de Cristo nas tabuletas de argila da Suméria: a presença de situações práticas fez com que se desenvolvessem métodos cada vez mais rápidos para sua resolução. A adoção do método lógico‐dedutivo predominou durante muitos séculos no ensino da matemática, mas começou a ser questionado no início do século XX, com o movimento de reformulação do ensino da matemática. Recentemente, estudos têm sugerido a estratégia de resolução Socialización de Experiencias Didácticas 758 de problemas. O procedimento metodológico desse estudo consistiu na caracterização dos sujeitos, preparação de uma sequência didática, aplicação, levantamento e análise dos resultados. Os resultados mostraram que o envolvimento do aluno é maior, com mais interesse no conteúdo oferecido pela ajuda do material manipulável. O diálogo com os pares ajuda na formalização dos cálculos. Consideramos essencial para discussão na formação de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-11-08T18:36:21Z 2019-11-08T18:36:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça ; BORGES NETO, Hermínio. Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 757-757. 978‐612‐46647‐2‐4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça ; BORGES NETO, Hermínio. Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 757-757. 978‐612‐46647‐2‐4 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ind. Gráfica Dala's |
publisher.none.fl_str_mv |
Ind. Gráfica Dala's |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028997191172096 |