Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Izabela Elias de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, André Flávio Gonçalves, Rocha, Elizabeth Matos, Nobre, Francisco Augusto Silva, Sousa, Francisco Edisom Eugenio de, Vasconcelos, Francisco Herbert Lima, Alves, Francisco Régis Vieira, Borges Neto, Hermínio, Lima, Ivoneide Pinheiro de, Santana, José Rogério, Souza, Maria José Araújo, Santos, Maria José Costa dos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47513
Resumo: Este livro descreve e sistematiza a Sequência Fedathi, uma proposta teórico-metodológica elaborada pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação do professor Dr. Hermínio Borges Neto, a partir de experiências na educação básica e na educação superior, nos campos da Matemática e das Ciências. A Sequência Fedathi recomenda que os conhecimentos matemáticos sejam ensinados com base no desenvolvimento do trabalho de investigação de um matemático, no sentido de proporcionar uma maior autonomia ao aluno em seu processo de aprendizagem, numa perspectiva transformadora. As ideias tratadas nessa proposta visam indicar elementos que possam contribuir para o exercício docente que, devido às condições de formação e trabalho pedagógico, tende a configurar-se em uma atividade pouco dialogada entre professor e alunos. Entretanto, essa metodologia não tem nenhuma pretensão de indicar-se como a melhor forma de o professor agir em sala de aula, mas apresentar subsídios que fortaleçam a prática pedagógica no contexto escolar. Nesse sentido, esta obra se destina aos professores, tanto em formação inicial como continuada, e a todos que se interessam pelo processo de ensino e de aprendizagem, esta numa perspectiva significativa para os estudantes. [...]
id UFC-7_a5a2a0c0a4d5b91dee160efc70d85513
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47513
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciênciasSequência FedathiEnsinoMatemática - EnsinoEste livro descreve e sistematiza a Sequência Fedathi, uma proposta teórico-metodológica elaborada pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação do professor Dr. Hermínio Borges Neto, a partir de experiências na educação básica e na educação superior, nos campos da Matemática e das Ciências. A Sequência Fedathi recomenda que os conhecimentos matemáticos sejam ensinados com base no desenvolvimento do trabalho de investigação de um matemático, no sentido de proporcionar uma maior autonomia ao aluno em seu processo de aprendizagem, numa perspectiva transformadora. As ideias tratadas nessa proposta visam indicar elementos que possam contribuir para o exercício docente que, devido às condições de formação e trabalho pedagógico, tende a configurar-se em uma atividade pouco dialogada entre professor e alunos. Entretanto, essa metodologia não tem nenhuma pretensão de indicar-se como a melhor forma de o professor agir em sala de aula, mas apresentar subsídios que fortaleçam a prática pedagógica no contexto escolar. Nesse sentido, esta obra se destina aos professores, tanto em formação inicial como continuada, e a todos que se interessam pelo processo de ensino e de aprendizagem, esta numa perspectiva significativa para os estudantes. [...]Edições UFC2019-11-07T17:25:10Z2019-11-07T17:25:10Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. 184 p.978-85-7282-573-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47513Sousa, Ana Izabela Elias deSilva, André Flávio GonçalvesRocha, Elizabeth MatosNobre, Francisco Augusto SilvaSousa, Francisco Edisom Eugenio deVasconcelos, Francisco Herbert LimaAlves, Francisco Régis VieiraBorges Neto, HermínioLima, Ivoneide Pinheiro deSantana, José RogérioSouza, Maria José AraújoSantos, Maria José Costa dosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-26T11:34:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47513Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:47.120726Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências
title Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências
spellingShingle Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências
Sousa, Ana Izabela Elias de
Sequência Fedathi
Ensino
Matemática - Ensino
title_short Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências
title_full Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências
title_fullStr Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências
title_full_unstemmed Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências
title_sort Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências
author Sousa, Ana Izabela Elias de
author_facet Sousa, Ana Izabela Elias de
Silva, André Flávio Gonçalves
Rocha, Elizabeth Matos
Nobre, Francisco Augusto Silva
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Santana, José Rogério
Souza, Maria José Araújo
Santos, Maria José Costa dos
author_role author
author2 Silva, André Flávio Gonçalves
Rocha, Elizabeth Matos
Nobre, Francisco Augusto Silva
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Santana, José Rogério
Souza, Maria José Araújo
Santos, Maria José Costa dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Izabela Elias de
Silva, André Flávio Gonçalves
Rocha, Elizabeth Matos
Nobre, Francisco Augusto Silva
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Santana, José Rogério
Souza, Maria José Araújo
Santos, Maria José Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Fedathi
Ensino
Matemática - Ensino
topic Sequência Fedathi
Ensino
Matemática - Ensino
description Este livro descreve e sistematiza a Sequência Fedathi, uma proposta teórico-metodológica elaborada pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação do professor Dr. Hermínio Borges Neto, a partir de experiências na educação básica e na educação superior, nos campos da Matemática e das Ciências. A Sequência Fedathi recomenda que os conhecimentos matemáticos sejam ensinados com base no desenvolvimento do trabalho de investigação de um matemático, no sentido de proporcionar uma maior autonomia ao aluno em seu processo de aprendizagem, numa perspectiva transformadora. As ideias tratadas nessa proposta visam indicar elementos que possam contribuir para o exercício docente que, devido às condições de formação e trabalho pedagógico, tende a configurar-se em uma atividade pouco dialogada entre professor e alunos. Entretanto, essa metodologia não tem nenhuma pretensão de indicar-se como a melhor forma de o professor agir em sala de aula, mas apresentar subsídios que fortaleçam a prática pedagógica no contexto escolar. Nesse sentido, esta obra se destina aos professores, tanto em formação inicial como continuada, e a todos que se interessam pelo processo de ensino e de aprendizagem, esta numa perspectiva significativa para os estudantes. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-11-07T17:25:10Z
2019-11-07T17:25:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. 184 p.
978-85-7282-573-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47513
identifier_str_mv SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. 184 p.
978-85-7282-573-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028806792839168